Dieta do vinagre emagrece! Mito ou verdade?

O vinagre é um tempero bastante saboroso muito utilizado no preparo de várias delícias, no entanto, são poucas as pessoas que conhecem o seu poder emagrecedor. Então quer dizer que a dieta do vinagre emagrece mesmo? O vinagre emagrece sim, e ele pode ser utilizado para potencializar os efeitos positivos de uma dieta balanceada e saudável.

Dieta do vinagre emagrece: saiba como funciona

Não é possível fazer uma dieta à base de vinagre, isso porque esse tempero pode fazer muito mal à saúde quando ingerido em excesso. No entanto, você pode fazer uma dieta do vinagre para emagrecer ingerindo uns poucos ml de vinagre por dia, e consumindo esse tempero misturado em saladas, por exemplo.

Mas por que o vinagre emagrece?

Quando você faz uma refeição muito rica em carboidratos, a tendência é ocorrer uma elevação do nível de glicose no seu sangue. Quando isso acontece, o pâncreas é obrigado a secretar mais insulina para levar toda essa glicose para o interior das células.

A grande quantidade de insulina secretada pelo pâncreas faz com que os níveis de glicose baixem rapidamente, o que provoca uma hipoglicemia reativa. A consequência disso é uma sensação súbita de fome, o que leva você a se alimentar novamente. Ao se alimentar novamente, você ingere mais calorias, aumentando as chances de ganhar peso.

Além disso, a insulina é um hormônio que promove o acúmulo de gordura no corpo, portanto, quanto mais insulina circulando no sangue, maior a tendência do organismo estocar gordura. A insulina em excesso também dificulta a queima de gordura, e pode favorecer o surgimento do diabetes.

Dieta do vinagre emagrece

O vinagre emagrece porque ajuda a diminuir as altas quantidades de glicose no sangue, evitando assim o excesso de insulina que normalmente ocorre após uma refeição rica em carboidratos.

A dieta do vinagre emagrece também porque o vinagre é muito rico em ácido acético, e esse ácido é um bloqueador natural das enzimas que são responsáveis por absorver amidos e açúcar. Ao bloquear a ação dessas enzimas, boa parte dos carboidratos não é absorvida, evitando muitas calorias que poderiam prejudicar o processo de emagrecimento.

Como fazer a dieta do vinagre para emagrecer

Como já foi mencionado, não é possível fazer uma dieta à base de vinagre, no entanto, você pode sim utilizar o vinagre para tornar a sua dieta ainda mais eficaz.

O vinagre é um tempero muito poderoso que traz vários benefícios à saúde, todavia, você não pode abusar, pois, em excesso, ele pode causar danos ao fígado, estômago e duodeno.

O recomendado é consumir de 2 a 3 colheres de sopa de vinagre por dia, não mais do que isso.

Você pode consumir o vinagre de sua preferência, contudo, o vinagre de maçã é o mais recomendado quando o assunto é perda de peso. Isso porque ele é feito de maçã, uma fruta muito rica em pectina — a pectina é uma substância que prolonga a sensação de saciedade e melhora o trânsito intestinal.

Você pode começar a fazer a dieta do vinagre hoje mesmo! Veja abaixo uma sugestão de cardápio bastante simples, e que inclui o vinagre.

Café da manhã

  • ½ pão francês sem o miolo
  • 1 colher de chá de margarina light
  • 1 xícara de chá de leite desnatado com café

Lanche da manhã

  • 1 maçã com casca

Almoço

  • 2 colheres de sopa de arroz com cenoura picadinha
  • 1 filé de frango grelhado
  • 1 prato de salada de folhas verdes temperada com 1 colher de sopa de vinagre e um 1 fio de azeite extravirgem

Lanche da tarde

  • 1 pera com casca

Jantar

  • ½ prato de salada feita com tomate, palmito e alface, temperada com 1 colher de sopa de vinagre
  • 1 filé de frango grelhado

 

Você pode também tomar um copo de água com 1 colher de chá de vinagre pouco antes do almoço e jantar.

Outros benefícios do vinagre para a saúde

A dieta do vinagre, além de emagrecer, pode trazer vários outros benefícios para a saúde.

1 – É bom para proteger o fígado

O vinagre, principalmente o de maçã, é rico em ácidos cítrico, lático e málico. Esses ácidos tornam mais eficaz o processamento das toxinas, o que facilita a eliminação desses componentes nocivos e melhora a saúde do fígado.

2 – Diminui a rigidez articular

O ácido acético presente no vinagre ajuda a eliminar os cristais de minerais que ficam depositados nas articulações. Isso favorece a redução da rigidez articular, promovendo mais qualidade de vida.

3 – Melhora a pele

O vinagre ajuda a reduzir o excesso de oleosidade da pele. Também é bom para combater a acne.

4 – Melhora o desempenho dos músculos

A grande quantidade de ácido acético presente no vinagre favorece a conversão de glicose em glicogênio. O glicogênio é armazenado pelo organismo, mas não se transforma em gordura. Ele é utilizado pelo corpo para fornecer energia aos músculos, o que melhora o desempenho em atividades físicas e favorece a recuperação após a prática de exercícios físicos.

5 – Melhora a digestão

O vinagre estimula a digestão, pois favorece a secreção de suco gástrico e também aumenta de forma importante a ação dissolvente do estômago.

Dieta do vinagre e cuidados que você deve tomar

dieta do vinagre ajuda a emagrecerApesar do vinagre trazer vários benefícios à saúde, ele deve ser evitado por pessoas que sofrem com úlcera ou outros problemas gástricos.

Pessoas que estão fazendo uso de laxante, diurético, ou que estejam tomando algum tipo de medicamento para combater doenças cardíacas ou diabetes, devem consultar o médico para saber se podem consumir vinagre.

O vinagre em excesso pode provocar diversos problemas de saúde, inclusive, problemas graves como a acidose metabólica. Portanto, consuma com moderação, e procure orientação de um médico ou nutricionista antes de fazer uma dieta do vinagre para emagrecer

Leia também

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. edna camara disse:

    ha 15 dias estou tomando vinagre estou sentindo diferencia mto bom recomendo…

  2. Jaynna disse:

    Estou fazendo a dieta do vinagre a 10 dias e já estou vendo resultado,ele é poderoso mesmo.bjo leitores

  3. Diogo disse:

    a dieta do vinagre da certo mesmo minha mae vez e ficou bem magrinha funcinou msm obg

  4. Ronaldo Lopes da Silva disse:

    Muito bom