Dieta dos Pontos: como fazer para emagrecer

A Dieta dos Pontos é uma das mais famosas do Brasil, e uma das mais aceitas entre os críticos. Ela foi criada pelo endocrinologista Alfredo Halpern, e atribui pontos aos alimentos.

Para emagrecer com a Dieta dos Pontos você precisa saber o seu limite diário de pontos, e montar um cardápio de acordo com uma tabela predeterminada que contém os alimentos e seus respectivos pontos.

Como funciona a Dieta dos Pontos: detalhes

dieta-dos-pontos-como-fazer-para-emagrecerNa Dieta dos Pontos, ao invés de se preocupar com os tipos de alimentos que pode ou não comer, você se preocupa com os pontos desses alimentos.

Por causa dessa característica da Dieta dos Pontos todos os alimentos são permitidos, com exceção dos ricos em gorduras trans.

Cada ponto atribuído aos alimentos vale 3,6 calorias, e o limite de pontos que cada pessoa pode consumir diariamente é calculado de acordo com o sexo, altura, idade, hábitos alimentares e atividades físicas.

Como começar a Dieta dos Pontos?

A primeira coisa que você precisa fazer é descobrir o seu limite de pontos

Depois você precisa montar o seu cardápio respeitando o seu limite de pontos, para isso, você precisará da Tabela da Dieta dos Pontos. No site MdeMulher você encontra a tabela com vários alimentos e seus respectivos pontos. Clique aqui para acessá-la.

É claro que é possível começar a Dieta dos Pontos apenas utilizando a calculadora de pontos e a tabela com os alimentos e seus respectivos pontos, entretanto, você estará lidando com a sua saúde, e isso requer muito cuidado, por isso, o ideal é procurar orientação de um médico ou nutricionista.

Quantos quilos a Dieta dos Pontos emagrece?

Com a Dieta dos Pontos pode consegue emagrecer até 4 kg por mês, entretanto, para alcançar esse resultado, é preciso seguir algumas recomendações:

  • Você pode consumir diariamente até 320 pontos, o que equivale a 1200 calorias. Para não perder o controle, consulte sempre a tabela dos pontos.
  • 50 a 60% (160 a 176) dos pontos devem ser reservados aos alimentos ricos em carboidratos, como pães, cereais, verduras, frutas e legumes.
  • É importante também reservar alguns pontos para as proteínas, sendo que o ideal é reservar de 33 a 50 pontos.
  • Você não precisará eliminar as gorduras da sua vida, portanto, reserve até 96 pontos para elas.
  • Não consuma alimentos que contenham gorduras trans. Esses alimentos contribuem para aumentar a gordura na barriga e provocam o aumento do colesterol ruim.
  • É importante que você faça um diário alimentar, assim fica mais fácil contar os pontos e manter o controle.

Vantagens da Dieta dos Pontos

A Dieta dos Pontos oferece algumas vantagens quando comparada com outras dietas da moda:

  • A Dieta dos Pontos não restringe nenhum grupo alimentar, dessa forma, a pessoa se sente mais livre para comer as coisas que mais gosta, e só precisa se preocupar em não exceder a sua cota diária de pontos.
  • Por permitir o consumo dos alimentos dos vários grupos alimentares, a dieta se torna fácil, o que elimina bastante o risco de desistência.

Desvantagens da Dieta dos Pontos

Muitas pessoas se embaraçam quando tentam fazer o cálculo do limite de pontos diários, e isso é um grande problema, pois toda a dieta se baseia nesse cálculo. Por causa disso, o ideal é procurar a orientação de um médico ou nutricionista.

Outra desvantagem é que você precisa saber dosar corretamente a distribuição de pontos nas suas refeições diárias. Considerando que você deve fracionar a sua alimentação em 05 ou 06 refeições por dia, distribuir os pontos corretamente pode não ser uma tarefa tão simples.

Ficar contando pontos a vida inteira pode não ser algo tão motivador, portanto, utilizar a Dieta dos Pontos para manter o peso ideal ao longo do tempo pode se tornar algo bastante maçante.

Como essa dieta direciona a atenção da pessoa apenas para a contagem dos pontos, não há muita preocupação com a variedade e os valores nutricionais dos alimentos. Isso pode levar a pessoa a montar um cardápio desbalanceado que não ofereça os nutrientes importantes para o bom funcionamento do seu organismo.

A Dieta dos Pontos não faz milagres!

Apesar da Dieta dos Pontos ser uma das dietas mais famosas e a mais sensata dentre todas as outras dietas da moda, é importante esclarecer que ela não fará milagres na sua vida.

Para emagrecer e manter o peso ideal ao longo do tempo você precisa aprender a se alimentar de maneira saudável, entretanto, isso não é o bastante. Além de uma alimentação saudável, você precisa fazer alguma atividade física regularmente.

A atividade física ajudará o seu organismo a queimar mais calorias, além disso, fortalecerá o seu corpo e promoverá bem-estar.

Leitura complementar:

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Rosana disse:

    Quero eliminar 20kg