Dieta funcional para emagrecer: como funciona

A dieta funcional tem como objetivo corrigir hábitos alimentares prejudiciais e promover o equilíbrio do organismo. Essa dieta elimina excessos, supre carências nutricionais e favorece a adoção de uma alimentação mais equilibrada e saudável.

Se você está em busca de uma dieta que te ajude a perder peso de maneira mais saudável, a dieta funcional pode te dar uma forcinha.

Como funciona a dieta funcional

A dieta funcional não é um desses regimes que proporcionam emagrecimento rápido. Na verdade, com essa dieta você conseguirá perder em média 500 gramas por semana, o que não é muito, mas é sempre bom ter em mente que o processo de emagrecimento deve ser lento, para evitar problemas como o efeito sanfona.

dieta funcionalAo seguir essa dieta, você deverá dar prioridade ao consumo de alimentos orgânicos, e deverá reduzir drasticamente o consumo de bebidas alcoólicas, alimentos industrializados e que contém glúten. Deverá também diminuir o consumo de laticínios.

O consumo de adoçantes é condenado por essa dieta, sendo que a recomendação é utilizar sempre o açúcar das frutas – por exemplo, quando você fizer um suco de frutas, utilize apenas água e fruta pura.

Para fazer a dieta funcional você deve comer, todos os dias, alimentos antioxidantes e desintoxicantes, como, por exemplo, laranja, uva preta, cenoura, castanha-do-pará. Coma também alimentos ricos em fibras solúveis e insolúveis. E não se esqueça de consumir um pouco de gorduras monoinsaturada (nozes, abacate, azeite extravirgem).

Também é preciso consumir alimentos prebióticos como tomate, alcachofra, alho, cebola, beterraba, banana, aspargos. Alimentos probióticos também são importantes, portanto, o leite fermentado é bem-vindo.

Refeições

Para obter sucesso com essa dieta você não deve pular refeições, e é importantíssimo que você dedique um tempo para comer, para saborear os pratos, para sentir o gosto do que está comendo.

Na dieta funcional é preciso fazer seis refeições: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar, ceia.

Você deve ter uma alimentação variada, para evitar monotonia e também para oferecer ao organismo vários tipos de nutrientes. São muitas as opções disponíveis, portanto, não faz sentido ficar comendo a mesma coisa todos os dias.

Confira aqui uma sugestão de cardápio funcional.

Outros benefícios

A dieta funcional não proporciona apenas emagrecimento, seus benefícios vão muito mais além. Os principais benefícios que essa dieta pode proporcionar são os seguintes:

  • O consumo constante de alimentos industrializados pode modificar a sensação gustativa, já que esses alimentos possuem muitas substâncias nocivas ao organismo. Ao seguir a dieta funcional, você deixará de consumir esses alimentos, e isso melhorará consideravelmente o seu paladar.
  • Redução dos sintomas da TPM;
  • Diminuição da retenção de líquidos;
  • Evita o envelhecimento precoce e combate o estresse.

Como obter resultados ainda melhores

A dieta funcional pode te ajudar a ter uma alimentação mais saudável e equilibrada, e isso promoverá a perda de peso. Porém, para obter resultados ainda mais consistentes e interessantes, é importante que você adote também uma rotina de exercícios físicos.

Os exercícios, além de proporcionarem emagrecimento, melhoram a saúde e o humor, e previnem doenças. Também previnem problemas como a flacidez e a celulite.

Se você tem dúvidas sobre quais exercícios fazer para perder peso, recomendo que dê uma olhada nesse artigo.

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!