Dieta líquida emagrece até 3 kg em 5 dias: cuidado!

As dietas restritivas não são o melhor caminho para quem deseja emagrecer, no entanto, as pessoas estão sempre em busca soluções que ajudem a perder peso rápido. A dieta líquida é uma dieta restritiva muito procurada atualmente, pois se apresenta com a proposta de emagrecer até 3 kg em apenas 5 dias.

Mas essa dieta deve ser encarada com cuidado, pois ela pode provocar danos à saúde caso seja seguida por muito tempo. Além disso, dietas restritivas podem favorecer o efeito sanfona. Leia o artigo abaixo e confira mais informações sobre a dieta líquida.

Informações sobre a dieta líquida

dieta líquida para emagrecer atençãoAntes de qualquer coisa, é importante esclarecer que não é aconselhável seguir dietas restritivas sem acompanhamento de um profissional de saúde.

As dietas restritivas excluem alguns grupos alimentares do cardápio, e isso pode levar a pessoa a sofrer com desnutrição e outros problemas de saúde — veja aqui o caso de uma mulher que sofreu com graves problemas de saúde devido a uma dieta muito restritiva.

Além disso, as dietas restritivas podem favorecer o chamado efeito sanfona.

Quando o corpo é submetido a um regime muito restritivo, acontece uma rápida perda de peso. Esse acontecimento leva o organismo a interpretar o regime como uma ameaça, então ele entra em estado de alerta.

Isso faz com que o metabolismo fique mais lento, então o corpo começa a armazenar gordura ao invés de queimá-la. Isso provoca o temido efeito sanfona, ou seja, a pessoa emagrece muito rápido, mas ganha todo o peso logo que termina a dieta.

A dieta líquida, por ser um regime restritivo, pode provocar esses problemas que foram citados acima. Mas se mesmo assim você deseja utilizar essa dieta para perder peso rápido, saiba que não deve segui-la por mais de 5 dias e nem fazê-la sem o acompanhamento de uma nutricionista.

Além disso, para fazer essa dieta você precisa estar bem de saúde, e o aconselhável é utilizá-la apenas como um regime de emergência, ou seja, utilizá-la apenas quando você tem necessidade de perder peso bem rápido, como, por exemplo, para ir a uma festa no fim de semana.

A dieta líquida não é uma dieta milagrosa, portanto, não deposite todas as suas esperanças nela. Se você deseja emagrecer e manter o corpo desejado ao longo do tempo, comece uma reeducação alimentar e pratique atividades físicas.

Atenção!

Além das recomendações e esclarecimentos que foram dados acima, você precisa saber também:

  • Durante a dieta líquida você não deve praticar exercícios físicos, pois seu corpo estará recebendo pouquíssimas calorias, e isso o deixará com pouca energia;
  • Essa dieta não pode ser feita por mais de 5 dias no mês;
  • Perder peso muito rápido pode provocar queda de cabelo e ressecamento da pele;
  • As chances de voltar a engordar são muito grandes;
  • Durante a dieta você pode sofrer com dores de cabeça, fraqueza, cansaço, insônia, irritabilidade, muita fome, dores na região abdominal.

Considerações importantes

  • Beba bastante água durante todo o dia;
  • Evite tomar refrigerantes;
  • Evite consumir produtos industrializados e ricos em sódio;
  • Evite comer alimentos muito ricos em açúcares;
  • Procure dormir bem, pois o sono é importante para a saúde, para a perda e manutenção do peso [Veja aqui];
  • Evite tomar bebidas alcoólicas;
  • Abandone os hábitos sedentários e comece a fazer exercícios físicos;
  • Adote hábitos alimentares mais saudáveis;
  • Se você sofre com stress e ansiedade, procure maneiras de combater esses dois vilões, pois eles podem favorecer o ganho de peso;
Uma Resposta