Dieta macrobiótica para quem deseja viver com equilíbrio

A dieta macrobiótica foi criada por um japonês chamado George Ohsawa e, atualmente, tem sido muito utilizada por pessoas que desejam se alimentar de maneira mais saudável e viver com mais bem-estar físico e emocional.

A dieta macrobiótica é considerada uma espécie de filosofia de vida, e muitas pessoas que a utilizam dizem que ela ajuda a viver de maneira mais plena, pois estimula a harmonia com a natureza, revitaliza o corpo e proporciona mais equilíbrio.

Como funciona a dieta macrobiótica

dieta-macrobiótica-para-encontrar-o-equilibioA dieta macrobiótica é baseada na antiga filosofia chinesa Yin e Yang. Nessa dieta, a comida tem um papel muito mais importante do que o que nós costumamos atribuir a ela.

Segundo os princípios dessa dieta, a comida e suas propriedades nos ajudam a viver não apenas com mais saúde física, mas também com mais equilíbrio emocional.

Para viver de maneira mais plena, é preciso entrar em harmonia com a natureza, e consumir alimentos naturais.

Na dieta macrobiótica, é preciso ficar atento para se alimentar de maneira equilibrada. Nesse sentido, a comida é comparada com as características do Yin e Yang. O Yin, é oposto ao Yang. O primeiro (Yin), é o doce, frio e passivo. O segundo (Yang), é o salgado, quente e agressivo. Para ter uma vida plena, é preciso equilibrar o dois da melhor maneira possível.

Grãos integrais, vegetais, feijão, peixes, sementes e frutas são os alimentos permitidos nessa dieta. Alimentos processados devem ser banidos do cardápio.

No caso dos grãos integrais, segundo os adeptos da dieta, eles devem estar presentes em todas as refeições, e devem compor de 40 a 60% do total de calorias ingeridas diariamente.

Além disso, prega-se que as frutas e verduras da estação são as melhores, pois são alimentos produzidos pela natureza especialmente para determinada região e clima, portanto, oferecem mais benefícios.

Os adeptos da dieta são incentivados a mastigar bem os alimentos, ouvir seus corpos e manter sempre uma postura alegre e ativa.

A dieta macrobiótica e a perda de peso

Essa dieta pode ajudar na perda de peso, pois estimula a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis, no entanto, ela é um pouco difícil de seguir, portanto, é preciso muita disposição para conseguir manter os hábitos recomendados pelo regime.

Além disso, para manter essa dieta, não é necessário simplesmente fazer algumas mudanças no seu cardápio. Na verdade, é preciso ir muito mais além, pois a dieta macrobiótica é uma filosofia de vida, e exige do praticante uma grande mudança na maneira de pensar e agir.

Algumas curiosidades a respeito da dieta

Alguns adeptos da dieta macrobiótica só preparam os alimentos em utensílios que não passaram por processos industriais, por exemplo, só cozinham em panelas de argila.

Alguns seguidores mais radicais não utilizam eletricidade, e fazem apenas duas ou três refeições por dia.

Considerações finais

A dieta macrobiótica é um regime restritivo e, por causa disso, pode ser bastante difícil seguir.

Para iniciar essa dieta, é preciso estudar um pouco a respeito dos seus fundamentos, portanto, iniciá-la sem pelo menos conhecer um pouco da filosofia Yin e Yang, não é uma boa ideia, pois o objetivo principal do regime não é emagrecer ou conquistar um corpo mais bonito, mas sim encontrar o equilíbrio para viver melhor.

Ao fazer essa dieta, é importante também contar com o apoio de um profissional de saúde, pois fazer dietas restritivas sem acompanhamento adequado pode fazer mais mal do que bem.

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!