Dieta militar: como funciona esse regime e quais os seus riscos

A dieta militar é muito famosa nos Estados Unidos, e vem sendo adotada também por muitas pessoas em vários outros locais do mundo. Segundo os adeptos desse regime para perder peso, é possível perder até 4,5 kg em apenas uma semana.

Mas será que essa dieta realmente funciona? Será que é segura?

É sobre isso que falaremos nesse artigo sobre a dieta militar.

Tudo o que você precisa saber sobre a dieta militar

A dieta militar, também conhecida como dieta dos 3 dias, é um regime restritivo um tanto quanto severo que vem sendo utilizado por muitas pessoas que desejam perder peso rápido.

as caracteristicas da dieta militarApesar do nome, não se sabe ao certo se essa dieta realmente é baseada na alimentação de militares das forças armadas Norte-Americanas. Na verdade, não existe nenhuma prova de que esse regime possui vínculos com instituições militares ou governamentais.

Assim, o termo “militar” pode ter sido utilizado apenas como uma maneira de dar certa credibilidade à dieta.

Como funciona a dieta militar

Essa dieta é dividida em 2 fases, e tem duração de 7 dias.

De acordo com a dieta, durantes os primeiros 3 dias é preciso seguir um cardápio de baixo teor calórico. Devem ser feitas apenas 3 refeições por dia, portanto, esqueça os lanches entre as refeições. A ingestão diária de calorias durante esses 3 dias não pode passar de 1.400.

Por causa dessas características, esse regime é considerado bastante restritivo, e se você decidir segui-lo, certamente passará bastante fome, e sofrerá com tonturas, dores de cabeça, fraqueza, dentre outros efeitos colaterais.

Após esse período e 3 dias, segue-se a outra fase da dieta, com duração de 4 dias.

A segunda fase da dieta é um pouco menos restritiva, no entanto, o baixo consumo calórico ainda é incentivado, sendo que a recomendação é não ingerir mais do que 1.500 calorias diariamente. Além disso, recomenda-se comer alimentos saudáveis. Essas são as únicas regras que existem na segunda fase da dieta.

Segundo os defensores dessa dieta, pode-se repetir as fases até conseguir alcançar o peso desejado.

Essa dieta é segura?

A dieta militar é um regime restritivo, e por isso, ela pode causar alguns problemas.

Se você possui boa saúde, e se seguir esse regime por apenas 7 dias, as chances de sofrer complicações são menores. No entanto, se seguir o regime por mais tempo, pode acabar sofrendo com carências nutricionais.

Se você possui algum problema de saúde, é melhor nem tentar fazer esse tipo de regime.

De qualquer maneira, fazer dieta sem acompanhamento de um profissional de saúde é sempre muito arriscado, portanto, se quiser fazer um regime para emagrecer, procure orientações de uma nutricionista antes de iniciar a dieta.

As dietas restritivas também podem fazer você engordar.

Mas como assim? Você deve estar se perguntando.

O corpo humano é muito inteligente, e ao longo dos anos desenvolveu mecanismos complexos para lidar com a escassez de comida.

Na época dos homens primitivos, encontrar comida era um grande desafio, então, para sobreviver, o corpo humano foi obrigado a se adaptar. Assim, ele aprendeu a lidar com a falta de comida.

Os tempos mudaram muito rápido, e hoje temos muita comida a nossa disposição. No entanto, o corpo ainda funciona da mesma maneira, ou seja, ele ainda reage à falta de comida da mesma maneira como reagia há milhares de anos atrás.

Dessa forma, quando você faz uma dieta restritiva, o corpo entende que está passando por um período em que é difícil encontrar comida, então, ele ativa seus mecanismos de proteção. Basicamente, o que ele faz é reduzir a velocidade do metabolismo, passando a gastar menos energia para realizar as atividades diárias.

O problema é que essa estratégia de defesa adotada pelo corpo é péssima para você que está tentando emagrecer, pois ela pode fazer você engordar novamente logo após terminar a dieta. Isso já foi bem explicado no artigo que fala sobre o efeito sanfona. Para ler esse artigo, e entender por que as dietas restritivas são tão ruins para quem deseja perder peso, acesse aqui.

Considerações finais

A dieta militar tem ficado cada vez mais famosa entre as pessoas que desejam perder peso mais rápido, no entanto, como foi explicado acima, esse tipo de regime pode ser potencialmente perigoso, e ainda favorecer o aparecimento do efeito sanfona.

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!