Dieta para colesterol alto: saiba o que comer e o que evitar

O colesterol é essencial para o funcionamento do organismo, no entanto, em excesso ele pode trazer sérios riscos à saúde. Mas a boa notícia é que é possível evitar o excesso de colesterol. Mas como fazer isso? Você pode seguir uma dieta para colesterol alto.

O princípio da dieta para colesterol alto é bastante simples. Basta evitar alguns alimentos que favorecem o acúmulo de gordura no organismo, e consumir outros que favorecem a saúde.

Dieta para colesterol alto: dicas para uma alimentação saudável

Na dieta para colesterol alto você deve evitar alimentos com alto teor de gordura saturada e trans. Queijos amarelos, margarina, carnes gordas, pele de frango e leite integral são alguns dos alimentos que você deve evitar.

dieta para colesterol altoVeja agora algumas dicas para te ajudar a seguir uma dieta para colesterol alto.

Carne vermelha

A carne vermelha favorece o aumento das taxas de colesterol no sangue. Você não precisa exclui-la do seu cardápio, mas deve maneirar no consumo, por exemplo, ao invés de consumi-la todos os dias, passe a ingeri-la no máximo 3 vezes por semana.

O fato é que as carnes vermelhas possuem bastante colesterol, principalmente aquelas mais gordas, por isso, é importante retirar toda a gordura visível da carne antes de ingeri-la. Isso diminuirá um pouquinho a ingestão de gordura.

Carnes brancas

As carnes brancas também são capazes de aumentar o colesterol, portanto, é melhor evitar exageros. Além disso, quando você for consumir carne branca, como frango, por exemplo, retire a pele, isso diminuirá um pouco a quantidade de colesterol presente no alimento.

Biscoitos recheados

Sabe aqueles biscoitos recheados saborosos que você encontra no supermercado? Pois é, eles são um veneno para quem está com o colesterol alto. Esses biscoitos são ricos em gorduras trans, e esse tipo de gordura não é nada saudável.

Queijos amarelos

Se você gosta de queijo e costuma comer esse alimento com frequência, coma queijo branco ao invés de queijo amarelo. Os queijos amarelos são muito ricos em gorduras saturadas, e em excesso podem contribuir para o aumento do colesterol. Evite o consumo de mussarela e catupiri.

Evite ao máximo o consumo de frituras

O problema das frituras é que quando os óleos são aquecidos, eles sofrem grandes mudanças nas estruturas das moléculas. Isso transforma os alimentos fritos em fontes perigosas de gordura saturada. Além disso, o calor excessivo provocado pelo processo de fritura produz uma sustância chamada acroleína. Essa substância, além de ser capaz de irritar a mucosa intestinal, é também potencialmente cancerígena.

Evite o consumo de refrigerantes

Os refrigerantes são bebidas que possuem muitas substâncias capazes de provocar danos à saúde. Eles são ricos em açúcar, e podem provocar aumento de peso. Além disso, possuem grandes quantidades de fosfatos, e em excesso os fosfatos podem provocar liberação de cálcio, levando ao enfraquecimento dos ossos. E não adianta tomar refrigerantes diet, pois eles são ainda mais nocivos, pois possuem aspartame, um adoçante que quando é metabolizado pelo organismo, gera metanol, uma substância que pode provocar doenças graves como o mal de Alzheimer.

Evite consumir alimentos industrializados

Para fazer a dieta do colesterol alto você deve evitar consumir alimentos industrializados. Esses alimentos são ricos em açúcar, sódio, corantes, espessantes, conservantes e outras substâncias que fazem mal à saúde.

Salgadinhos de milho, pizza congelada, batata frita, miojo, embutidos, caldos e temperos industrializados, margarina, comida pronta congelada. Esses são apenas alguns dos alimentos que aumentam o colesterol, portanto, fuja deles e de outros similares.

Coma alimentos saudáveis todos os dias

As frutas, verduras e legumes são excelentes para combater o colesterol alto, portanto, esses alimentos devem ser ingeridos todos os dias.

Peixes também são indicados, pois eles são ricos em ômega 3, e essa substância ajuda a combater o colesterol alto. O ideal é comer peixes de 2 a 3 vezes por semana. Mas não vale comer qualquer peixe, dê preferência à sardinha, salmão, atum, arenque e bacalhau.

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. luciafelix disse:

    Tenho colestrol alto preciso fazer dieta