Dieta para emagrecer com saúde e de forma correta

Hoje vamos tratar de assunto muito importante que deve ser sempre levado em consideração por que deseja perder peso de forma sustentável: dieta para emagrecer com saúde.

Como já foi dito várias vezes aqui no blog, para uma pessoa emagrecer de verdade é necessário que ela faça uma dieta adequada e mantenha uma rotina de exercícios adaptada as suas características físicas.

Infelizmente, a maioria das pessoas que desejam emagrecer tenta fazer isso de forma totalmente errada. A metodologia mais utilizada são as dietas da moda, que nada mais são que propostas de emagrecimento rápido que não funcionam a longo prazo, e ainda facilitam o aparecimento do efeito sanfona.

Não caia na tentação de seguir dietas malucas e promessas de emagrecimento milagroso

dicas sobre dieta para emagrecer com saúde e segurançaÉ verdade que as propostas de emagrecimento milagroso que existem por aí são extremamente tentadoras, afinal, quem não deseja perder peso o mais rápido possível?

Mas é preciso observar que as estratégias que essas propostas de emagrecimento rápido utilizam não são sustentáveis, pois a maioria delas propõe cortes drásticos na alimentação, o que, a médio e longo prazo, pode causar sérios prejuízos à saúde, e você ainda corre o risco de engordar tudo novamente (a respeito disso, veja o artigo sobre o Efeito Sanfona).

O que devo fazer então?

Se você realmente tem o desejo sério de perder peso, então é necessário que priorize uma estratégia de emagrecimento saudável, e isso nem sempre é fácil, mas é o melhor caminho para perder peso de vez e viver com mais saúde.

A dieta para emagrecer com saúde

Sei que você deve estar esperando que eu te dê um cardápio prontinho, mas eu não vou fazer isso aqui, sabe por quê?

(Não pare de ler o artigo agora, isso é muito importante!)

Porque para fazer uma dieta para emagrecer com saúde você precisa de um cardápio individualizado, afinal, seu organismo possui necessidades muito específicas, assim, o que serve para uma pessoa, pode não servir para você, e isso deve ser levado em consideração sempre.

É por isso que a maioria das propostas de emagrecimento que existem por aí não funcionam, e ainda podem provocar problemas de saúde.

Mas então como fazer uma dieta para emagrecer com saúde?

Simples, você precisa de ajuda de uma nutricionista!

Mas antes que você diga “Puxa vida, mas eu não tenho tempo e nem dinheiro para gastar com uma nutricionista”, peço que considere alguns pontos importantes:

  • Montar um cardápio adaptado as suas necessidades nutricionais é uma tarefa um tanto quanto complicada, afinal, o organismo humano é muito complexo, e não pode ser tratado de qualquer jeito. A nutricionista é a profissional preparada para entender as suas necessidades nutricionais, assim, ela pode dizer quais são os melhores alimentos para o seu caso.
  • Se você está passando por um aperto financeiro, e não tem dinheiro para pagar as consultas com uma nutricionista, procure a Secretaria de Saúde de sua cidade e peça informações sobre acompanhamento nutricional gratuito.
  • Se o seu problema é o tempo, ou seja, se você é uma pessoa muito ocupada e vive na correria, então é necessário que faça um esforço e reserve na sua agenda um tempinho para se consultar com uma nutricionista. Eu sei que é difícil, que as tarefas diárias são muitas, mas pense na sua saúde, faça um esforço e invista em você.

Mensagem final

Se você está lendo essa mensagem final, é porque aguentou a frustração de não receber um cardápio pronto e entendeu que o que escrevi nesse artigo é algo sensato e focado em te ajudar a emagrecer com saúde, sem precisar fazer coisas malucas.

Perder peso com saúde é algo que exige esforço, dedicação e perseverança. Além disso, exige investimento, seja financeiro ou de tempo. Mas apesar das dificuldades, se você fizer tudo certinho, certamente conseguirá ótimos resultados a médio e longo prazo.

Além de emagrecer você deseja também ganhar mais massa muscular e ficar com o corpo definido? Então leia o artigo sobre Dieta Fitness!

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Gisleine disse:

    Investir em alimentos naturais e saudáveis como legumes e verduras pode ajudar muito.

  2. Gisleine disse:

    Investir em legumes e verduras vais ser minha meta esse ano.