Dieta South Beach: entenda como funciona as 3 fases do regime

A dieta South Beach é um regime criado por um cardiologista norte-americano chamado Arthur Agatston. Esse regime surgiu no sul da Flórida, e foi criado pelo Dr. Arthur para ajudar seus pacientes a reduzir os níveis de colesterol.

No entanto, muitos pacientes que utilizaram a dieta emagreceram, então, a dieta South Beach passou a ser utilizada com essa finalidade e, atualmente, é uma dieta da moda muito famosa no mundo inteiro.

Como funciona a dieta South Beach

Dieta South Beach e suas 3 fasesA dieta South Beach é um regime restritivo que possui 3 fases, sendo a primeira a mais restritiva.

Vamos falar um pouquinho sobre cada uma das três fases da dieta.

Fase 1

A primeira fase da dieta tem como objetivo eliminar a vontade de comer alimentos ricos em açúcar e amidos refinados, e provocar emagrecimento rápido. Essa é uma fase muito restritiva, onde a recomendação é cortar quase todos os carboidratos do cardápio diário, incluindo massas, arroz, pães e frutas.

Além disso, nessa fase não é permitido beber suco de frutas ou qualquer tipo de bebida que contenha álcool. 

A alimentação nessa fase da dieta South Beach deve ser rica em proteína magra, portanto, recomenda-se consumir alimentos como frutos do mar, aves sem pele, carne magra e produtos de soja. 

Pode-se comer também vegetais ricos em fibras, laticínios de baixo teor de gordura, e alimentos ricos em gorduras insaturadas saudáveis, como abacate, nozes e sementes.

Essa primeira fase tem duração de 2 semanas, e durante todo esse período é provável que você sofra com efeitos colaterais como dor de cabeça, fraqueza, mau hálito, tonturas, dentre outros. Isso pode acontecer por causa das restrições alimentares impostas pelo regime.

Fase 2

A segunda fase da dieta é focada no longo prazo. Aqui a orientação do criador da dieta é de reintroduzir no cardápio alguns alimentos que foram proibidos na fase 1, como, por exemplo, pães integrais, arroz integral, massas feitas de trigo integral, algumas frutas e vegetais (nem todas as frutas e vegetais são permitidos nessa faze do regime. Alimentos industrializados também não são permitidos).

Além disso, todos os alimentos que eram permitidos na fase 1 também podem ser consumidos durante a fase 2.

A recomendação do Dr. Arthur é que a pessoa deve permanecer na fase 2 até conseguir alcançar o peso desejado.

Fase 3

A fase 3 tem como objetivo manter os hábitos alimentos saudáveis adquiridos nas duas fases anteriores. Ela deve ser seguida pelo resto da vida.

Nessa fase todos os alimentos são permitidos, e segundo o criador da dieta, se a pessoa ganhar mais peso do que deseja, basta voltar a fase 1 por uma ou duas semanas, para conquistar novamente o peso desejado.

Riscos da dieta South Beach

Toda dieta restritiva oferece riscos à saúde, por exemplo, restringir demais o consumo de carboidratos por levar você a sofrer com problemas desagradáveis como náuseas, dor de cabeça, fadiga mental e mau hálito e, às vezes, desidratação e tonturas.

Por causa desses problemas, é preciso tomar cuidado, e se você realmente deseja fazer essa dieta para perder peso, a recomendação é procurar uma nutricionista para que ela te ajude a montar um cardápio individualizado.

Considerações finais

A dieta South Beach não é um regime milagroso, ela é apenas uma dieta da moda dentre muitas outras que existem por aí, então, para não se frustrar, e para evitar sofrer com problemas de saúde, seja cautelosa(o), e não deposite todas as suas esperanças nesse tipo de regime.

Como já foi dito inúmeras vezes aqui no blog, para perder peso de verdade, e de maneira saudável, é preciso adotar hábitos alimentares saudáveis e se exercitar com regularidade.

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!