Dietas milagrosas: por que elas são perigosas?

As dietas milagrosas são aquelas que prometem uma perda de peso impressionante em um curto espaço de tempo. Normalmente a estratégia que utilizam é restringir o consumo de alguns nutrientes que elas consideram prejudicais ao processo de emagrecimento.

Os resultados prometidos pelas dietas milagrosas podem até ser bastante tentadores, no entanto, é importante ter em mente que esse tipo de dieta é extremamente nocivo para a saúde e para o próprio processo de emagrecimento. Mais adiante você vai entender essa questão perfeitamente.

Por que as dietas milagrosas são tão perigosas?

dietas milagrosasAs dietas milagrosas emagrecem, porém, o emagrecimento que elas provocam está longe de ser saudável.

Para proporcionar os resultados impressionantes praticamente todas as dietas milagrosas estimulam a adoção de uma única estratégia: uma drástica redução calórica e de nutrientes.

Essa estratégia costuma realmente provocar uma imensa perda de peso em um curtíssimo espaço de tempo, no entanto, é um emagrecimento falso, pois o que se perde é apenas água e músculos, e não gordura – claro que existe também a perda de gordura, mas é uma perda insignificante.

Normalmente as dietas milagrosas restringem o consumo de carboidratos e estimulam o consumo exagerado de proteínas. Isso gera vários problemas.

O primeiro é que a falta de carboidratos provoca uma série de sintomas desagradáveis, como, por exemplo: indisposição, irritabilidade, fraqueza, cansaço, tonturas, insônia, dores de cabeça, visão turva, dentre outros.

O segundo problema é que a ingestão insuficiente de nutrientes obriga o organismo a entrar no chamado “modo de economia”. Isso quer dizer que ele diminui o metabolismo e começa a economizar energia. Isso traz um efeito muito negativo para o emagrecimento, pois o corpo passa a gastar menos calorias para realizar as atividades diárias.

O terceiro problema é que a perda de músculos que acontece durante uma dieta muito restritiva favorece ainda mais a desaceleração do metabolismo (o que faz o corpo gastar ainda menos energia). Essa desaceleração extrema do metabolismo favorece o efeito sanfona.

Mas como a desaceleração do metabolismo favorece o efeito sanfona?

Quando uma pessoa termina uma dieta milagrosa, normalmente ela volta a comer normalmente. Como o seu metabolismo está bem mais lento, ou seja, seu corpo está gastando bem menos energia para manter-se vivo, a maior parte da energia proveniente dos alimentos passa a ser estocada. Isso fará a pessoa engordar tão rápido quanto emagreceu. E é aí que surge o efeito sanfona, o fantasma mais comum que assombra as pessoas que fazem dietas milagrosas.

Outro problema bastante grave é que a ingestão exagerada de proteínas pode provocar complicações renais, como, por exemplo, a insuficiência renal.

Uma dieta muito restritiva também amplia todos os tipos de tentações alimentares.

Durante um regime restritivo você sentirá uma fome absurda e uma vontade matadora de comer doces e todo tipo de alimentos calóricos. Essas tentações são sinais que o seu corpo envia pra você. É ele tentando dizer desesperadamente: “Eu não estou aguentando, pare com isso, você está fazendo tudo errado”.

Essas tentações vão mexer com a sua cabeça, vão atormentar os seus dias, e quando você terminar a dieta, sentirá uma doce sensação de liberdade, então com toda certeza voltará a comer tudo aquilo que comia antes, e que levou você a ficar acima do peso.

E não adianta fazer promessas de que após as duas semanas da dieta milagrosa você vai começar a se alimentar de maneira mais saudável. Como a sua estratégia foi radical, ou seja, não foi focada em mudança de hábitos, muito dificilmente você conseguirá cumprir as promessas que fez.

Conclusão

As dietas milagrosas são perigosas e ineficazes, e só servem mesmo para trazer frustrações.

Você precisa começar a pensar em um emagrecimento sustentável. Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que você precisa mudar o seu estilo de vida, fazer uma boa reeducação alimentar, se exercitar regularmente e deixar de lado as promessas milagrosas.

O processo de emagrecimento sustentável requer esforços, paciência e perseverança. Você pode pensar que é muito trabalhoso e demorado, no entanto, coloque na sua cabeça que é isso que traz resultados reais.

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!