Exercícios aeróbicos para emagrecer: seu corpo precisa deles

As atividades físicas sustentadas, rítmicas e que envolvem os movimentos dos maiores grupos musculares do corpo são conhecidas como exercícios aeróbicos ou cardiovasculares. Nessas atividades pulmões e coração trabalham em conjunto para inalar oxigênio e distribuir para os músculos que estão sendo trabalhados. Os exercícios aeróbicos são excelentes para quem deseja emagrecer, pois eles promovem a aceleração do metabolismo, assim o corpo queima mais calorias e ocorre a perda de peso. Neste artigo falaremos sobre os principais exercícios aeróbicos para emagrecer, e quais os benefícios que eles podem proporcionar.

Os principais exercícios aeróbicos para emagrecer

Como mencionamos acima, os exercícios aeróbicos são aqueles que proporcionam movimentos dos maiores grupos musculares do corpo. Separamos alguns dos exercícios aeróbicos para emagrecer mais utilizados e que você pode fazer para perder aqueles quilinhos indesejados. Esses exercícios são simples, e você não precisa ir à academia, pode fazer ao ar livre ou no conforto de sua casa.

1 – Dançar em casa

exercícios aeróbicos para emagrecer dançar faz bemPode até parecer meio esquisita essa proposta de exercício aeróbico para emagrecer, mas você verá que ela faz muito sentido, e realmente pode lhe ajudar emagrecer de forma saudável e prazerosa.

Quando uma pessoa dança com alegria e disposição, ela trabalha vários grupos musculares do corpo. A dança é considerada uma atividade aeróbica por excelência, e hoje é muito utilizada nas academias. Dependendo das exigências da coreografia, e do desempenho da pessoa, o gasto calórico pode ser de 350 a 700 calorias, e isso em apenas 01 hora de dança. 

Já foram realizados estudos que provaram que bailarinas possuem menos flacidez e tecido adiposo na barriga, isso porque a dança trabalha bastante todos os músculos do abdômen, deixando a barriga livre daquelas gordurinhas indesejadas.

Dançar uma hora por dia, duas a três vezes por semana, já é o suficiente para obter vários benefícios. Para melhores resultados, combine a dança com um trabalho de fortalecimento muscular e com hábitos alimentares saudáveis.

2 – Dê uma limpeza vigorosa na casa

Dar uma boa faxina na casa pode lhe ajudar a perder muitas calorias. Em apenas 30 minutos de faxina você perde 200 calorias.

A partir de hoje comece a encarar a limpeza da casa como um exercício que lhe ajudará a perder peso com saúde. Lustre os seus móveis, varra a casa, lave e passe roupas, limpe o teto, lave as janelas. Todos esses trabalhos domésticos exigem o movimento de diversos músculos do corpo, portanto, são exercícios aeróbicos que exigem grande consumo de oxigênio, e que levam a queima de calorias.

3 – Pular corda

Pular corda é um exercício aeróbico excelente para a queima de calorias. Compre uma corda e deixe num lugar bastante visível, assim você não se esquecerá de fazer o exercício.

Antes de pular corda faça um alongamento de 04 minutos. Depois pegue a corda e pule sem parar durante 30 segundos, pare durante 30 segundos, em seguida volte a pular até completar um total de 20 minutos. Quando terminar, volte a fazer alongamento, descanse durante 01 minuto e volte a pular corda até completar mais 20 minutos. Repita todo o processo até completar 01 hora de exercício. Quando terminar tudo, faça alongamento.

Esse exercício pode ser realizado de 03 a 05 vezes por semana.

4 – Caminhada ou corrida

As caminhadas e as corridas são exercícios aeróbicos excelentes para quem deseja emagrecer com saúde. 30 minutos de caminhada ou corrida, 03 a 05 vezes por semana, já é o suficiente para conseguir muitos benefícios. Se você está há muito tempo inativo, ou seja, se está há muito tempo sem realizar exercícios, deve começar lentamente. Comece com 10 minutos, 03 a 05 vezes por semana. À medida que sua resistência for aumentando, aumente também o tempo de caminhada ou corrida. 

5 – Andar de bicicleta

Pedalar é um dos melhores exercícios aeróbicos para emagrecer com saúde. Andar de bicicleta ao ar livre é um exercício que oferece muitas variedades de intensidade, pois o terreno varia muito, exigindo várias intensidades de esforço. Comece devagar, pedale de 03 a 05 vezes por semana, durante 30 minutos.

Andar de bicicleta é um exercício prazeroso que ajuda a queimar calorias de maneira descontraída. Antes de começar a treinar compre uma bicicleta de qualidade, capacete e uma roupa adequada, assim você se exercitará com segurança e conforto.

Considerações finais

Existem várias opções de exercícios aeróbicos que você pode fazer para emagrecer com saúde. A maioria deles é muito simples, podem ser feitos até mesmo sem sair de casa, portanto, você não tem desculpas para não fazer.

Leia também: 05 exercícios para perder barriga de verdade e rapidamente

Como os exercícios aeróbicos exigem um trabalho extra por parte dos pulmões e do coração, é importante nunca exagerar, e é sempre bom fazer uma avaliação médica antes de iniciar uma rotina de exercícios aeróbicos para emagrecer, assim você se exercita com segurança e colhe todos os benefícios que uma rotina de atividades físicas pode proporcionar.

Este artigo foi útil para você? Deixe o seu comentário abaixo.

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

12 Comentários

  1. Gilliard Antonio disse:

    No meu caso corro uns 20 minutos, em dias alternados .

  2. Lirian Fernandes disse:

    Boa tarde Cristiano,
    Adorei as dicas pois
    Comecei á andar de bike á uma semana fazendo 18 km e tb estou fazendo reeducação alimentar daqui 15 dias volto pra falar quanto emagreci. ok!

    Abraços

    Lirian

  3. Mônica Oliveira disse:

    Olá Cristiano adoro suas dicas e faço caminhada 7 vezes por semana, mas tenho alguns “pneus” na cintura que me incomodam, gostaria de saber se existe algum exercício específico pra cintura.

    Valeu!!

  4. elisangela disse:

    Dicas muito boa. o que você acha do spin 3 vezes por semana?

  5. Andréa disse:

    suas dicas são sempre muito boas, estão me ajudando bastante!

  6. rosana disse:

    adorei esse artigo, muito bom mesmo.

  7. Hudsom Soares disse:

    Parece legal vou começar a fazer !!!

  8. Dayse disse:

    Adorei as dicas ,vão me ajudar bastante

  9. Paula disse:

    Adoro andar de bicicleta e pular corda.suas dicas vão ser muito úteis

  10. Luís disse:

    Oi, queria saber se você sabe alguma forma de tonificar mais o rosto.. Faço exercícios sempre mas meu rosto continua gordinho Mais nas bochechas e testa