Exercícios físicos progressivos emagrecem mais: saiba por quê

O corpo humano perde massa quando consome mais calorias diariamente do que ingere. No caso de alguém que está acima do peso, existe um acúmulo de calorias, e mesmo que a pessoa se exercite todos os dias, se não mexer na dieta, dificilmente conseguirá emagrecer. Vamos citar um exemplo para ilustrar melhor.

Vamos supor que Maria tem uma dieta de 3.000 calorias por dia, para realizar as suas atividades cotidianas ela gasta 2.500 calorias. Ora, todos os dias seu corpo acumulará 500 calorias. Obviamente ela ganhará peso ao longo dos dias, e mesmo que faça uma caminhada todo fim de tarde, dificilmente conseguirá perder peso, isso porque a caminhada é um exercício de baixo impacto, ou seja, não leva o corpo a ter um grande gasto de energia.

Para emagrecer sem mexer na sua dieta seria necessário que Maria fizesse exercícios que promovessem uma queima dicas sobre exercícios físicos progressivosde pelo menos 600 calorias extras, entretanto, não é qualquer exercício que promove um gasto calórico tão grande assim.

Somente exercícios muito fortes promoveriam um gasto enérgico tão alto, mas infelizmente o corpo de uma pessoa com excesso de peso não tem preparo para suportar uma carga tão grande de exercícios.

Com o exemplo acima é possível concluir que somente os exercícios físicos não promovem o emagrecimento. A verdade é que para ter resultados positivos é necessário aliar exercícios com uma dieta saudável.

A importância dos exercícios físicos progressivos

Muitas pessoas podem perguntar: “Então pra que se exercitar, se o exercício físico sozinho não promove perda de peso?” Os exercícios físicos são importantes para ajudar o corpo a “compreender” como utilizar de maneira mais eficaz as energias fornecidas pelos alimentos.

O metabolismo de uma pessoa sedentária que está com excesso de peso está acostumado a receber os alimentos e transformar quase tudo em gordura. Ele vai fazendo estoques e mais estoques de gordura, e a pessoa vai ganhando cada vez mais peso.

Os músculos do corpo humano são grandes gastadores de energia, assim, quando uma pessoa começa a se exercitar, os músculos exigem mais energia, então o metabolismo precisa rapidamente se ajustar à nova realidade. O resultado é um maior consumo de energia.

Durante a atividade física o corpo de uma pessoa sedentária utiliza como combustível quase que apenas açúcar (glicose). Quando ocorre a queima de açúcar, sobra um resíduo metabólico chamado ácido lático, esse resíduo é bastante cruel com as pessoas com excesso de peso, pois ele provoca cãibras doloridas, o que limita bastante o tempo de esforço (por isso o sedentário não consegue fazer exercícios de alto impacto logo que começa a se exercitar).

Mas o corpo humano é muito esperto, se a pessoa perseverar nos exercícios físicos, ele buscará um combustível melhor, e sabe qual é esse combustível: isso mesmo, as gorduras!

Agora vem o grande segredo para emagrecer de forma saudável!

exercício físico progressivo forçaSe uma pessoa deseja realmente emagrecer de forma saudável, e ficar com um corpo legal e forte, precisa adotar hábitos alimentares mais saudáveis e fazer exercícios físicos progressivos.

Quando uma pessoa faz exercícios e ganha condicionamento físico, seu corpo fica mais forte e consegue aguentar mais esforços.

Se ela continuar a fazer exercícios, mas não aumentar a dificuldade deles, quer dizer que está se exercitando bem baixo do limite suportado pelo seu corpo.

O que ela precisa fazer é aumentar um pouco a dificuldade dos exercícios, fazendo isso, os benefícios serão bem maiores, pois o corpo “aprenderá” a consumir mais energia — só tome cuidado para não passar dos limites, a orientação de um profissional de saúde nesse caso é sempre importante.

A combinação ideal para perder peso de maneira saudável e duradoura é aliar exercícios aeróbicos (de longa duração, como caminhada, natação e bicicleta) com os exercícios de força que aumentam a massa muscular. Além disso, nunca se esqueça de seguir uma rotina alimentar saudável.

Considerações finais

Se você está há muito tempo tentando emagrecer, e não está conseguindo ter resultados, então certamente está fazendo alguma coisa errada. Se você faz dietas constantemente, se não pratica exercícios com consistência, se abusa de alimentos industrializados, então é natural que encontre muitas dificuldades para perder peso.

Como foi dito acima, para perder peso é necessário combinar alguns fatores (exercícios certos e alimentação adequada), então, a presença isolada de qualquer um desses fatores não provoca emagrecimento. Eles precisam agir em conjunto para proporcionar resultados.

Pode ser também que você tenha algum problema de ordem hormonal, por exemplo, então, nesse caso, é preciso procurar um médico para que ele te oriente quanto ao que deve fazer para emagrecer.

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

  1. Sergio disse:

    Muito bom esse seu artigo! Parabéns Cristiano, Sucesso!
    🙂

  2. Sabrina Dias disse:

    Muito legal, adorei a matéria. Vou acoplar esta ideia aos meus exercícios. Abraços
    Sibyl