Farinha de banana verde emagrece! Como fazer e usar

A banana é um alimento muito completo, delicioso, barato e fácil de ser encontrado. É um alimento tão bom que ajuda até mesmo a vencer a guerra contra a balança, mas para emagrecer você precisa consumi-la verde. Como é praticamente impossível comer essa fruta verde, uma alternativa interessante é fazer a farinha de banana verde.

Algumas pesquisas já comprovaram que a farinha de banana verde emagrece, isso porque o alimento é rico em amido resistente, um tipo de amido que é digerido apenas no intestino grosso. Esse amido ajuda a otimizar a imunidade, melhorar a digestão e evita os picos glicêmicos.

Farinha de banana verde emagrece e faz bem à saúde em geral!

A banana verde contém uma grande quantidade de amido resistente, 55 a 93% do amido da fruta é do tipo resistente. Esse carboidrato é muito saudável, e sua digestão não acontece no intestino delgado. Por não ser digerido no intestino delgado, o amido resistente não é convertido em glicose.

A banana verde contém menos sacarose, calorias e carboidratos, portanto, ela é um alimento que ajuda a emagrecer. Além disso, ela não tem gorduras, e possui muito mais fibras que a banana madura, o que é ótimo para melhorar o funcionamento do intestino.

farinha de banana verde emagrece

Benefícios da farinha de banana verde

A farinha de banana verde emagrece porque é rica em amido resistente. Esse componente funciona retardando o processo de digestão, resultando em saciedade por mais tempo, o que, consequentemente, leva você a sentir menos fome.

O amido resistente ajuda a evitar o excesso de produção de insulina pelo pâncreas, já que sua digestão não resulta em liberação de glicose na corrente sanguínea — lembrando que quanto mais glicose for liberada durante o processo de digestão, mais insulina será produzida pelo pâncreas.

O excesso de insulina no organismo faz com que os órgãos fiquem resistentes a esse hormônio, então o pâncreas fica sobrecarregado, já que precisará produzir cada vez mais insulina para atender às necessidades do corpo. Se esse quadro permanecer por muito tempo, pode levar ao surgimento do diabetes tipo 2.

Mas esse não é o único problema. A insulina é um hormônio que estimula o armazenamento de gordura no corpo, portanto, quanto mais insulina circulando na corrente sanguínea, mais o seu organismo depositará gordura no tecido adiposo, o que resultará em ganho de peso.

Por ser capaz de evitar o aumento dos níveis de insulina circulando na corrente sanguínea, a banana verde pode ser considerada um alimento de baixo índice glicêmico, e sem dúvida é uma grande aliada de quem deseja emagrecer com saúde.

O amido resistente presente na farinha de banana verde é semelhante às fibras, e sua digestão acontece no intestino grosso — não é propriamente uma digestão, o mais correto é dizer fermentação. Essa fermentação é feita pelas bactérias que existem no intestino grosso, e quando elas atuam sobre o amido resistente, liberam várias substâncias que são benéficas ao intestino e ao organismo em geral.

A farinha de banana verde também contribui para evitar constipações intestinais.

Essa farinha também ajuda a reforçar a imunidade. Como a maior parte das células de defesa do organismo é produzida no intestino, ao melhorar o funcionamento desse órgão, a farinha de banana verde otimiza as defesas naturais do organismo, evitando o surgimento de doenças.

A farinha de banana verde aumenta a produção de ácidos graxos de cadeia curta no intestino. Quando a produção desses ácidos é muito baixa, fica muito mais fácil para as bactérias nocivas que vivem no intestino se deslocarem para a corrente sanguínea, o que pode resultar em infecções graves.

Outro beneficio da farinha de banana verde é que ela ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL), minimizando os riscos de problemas como aterosclerose, infarto e AVC.

Como fazer e consumir a farinha de banana verde para emagrecer

Se você não quiser fazer a farinha de banana verde em casa, pode comprá-la em supermercados ou lojas de produtos naturais.

Mas se você deseja fazer a sua própria farinha, segue abaixo uma receita muito fácil e prática.

Receita de farinha de banana verde para emagrecer

Ingredientes

* 6 bananas prata

Modo de preparo

Descasque as bananas verdes, depois as corte em rodelas, coloque-as lado a lado em uma assadeira, e logo em seguida leve ao forno em temperatura baixa. Deixe assar até que fiquem bem secas e quebradiças, só tome cuidado para não queimar. Depois é só retirar do forno, deixar esfriar em temperatura ambiente e bater no liquidificador até virar uma farinha.

Antes de usar, peneire, em seguida guarde em um pote seco e com tampa. A validade dessa farinha é de até 20 dias.

Como usar a farinha de banana verde

Você pode usar a farinha de banana verde em sucos, sopas, iogurte e também em outras receitas, como bolos, por exemplo.

Você deve consumir no máximo 2 colheres se sopa dessa farinha por dia. Em excesso ela pode provocar acúmulo de gordura e também prisão de ventre.

É importante também beber bastante água durante o dia, justamente para evitar a prisão de ventre. 

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

  1. Eu ja uso farinha de banana verde e criancas de anos tambem podem comer?.

  2. Eduardo Benjamin Andrade disse:

    Ola,

    Gostaria de informações de como devo fazer para transformar a farinha de banana verde em biomassa, pois as pessoas preferem mais a biomassa e como produzo a farinha de banana verde gostaria de saber como fazer para acontecer esta transformação

  3. LuizClaudio disse:

    Tambem tenho a mesma dúvida. Tem receitas que usam a biomassa, mas não diz a quantidade de farinha de biomassa correspondente. Tem que acrescentar água a farinha de biomassa para ficar com consistÊncia de biomassa? se for, qual a proproção?