Farinha de feijão branco emagrece e faz bem à saúde

Existem diversos tipos de feijão, mas quando o assunto é perda de peso, o feijão branco é o que pode ajudar na guerra contra a balança. Só que esse feijão deve ser consumido cru, portanto, o mais indicado é consumi-lo sob a forma de farinha. Essa farinha de feijão branco emagrece, e também ajuda a controlar o diabetes tipo 2.

A farinha de feijão branco emagrece e ajuda a controlar o diabetes

O feijão branco é uma leguminosa rica em uma proteína chamada faseolamina. Essa proteína é capaz de impedir a absorção de aproximadamente 20% dos carboidratos que são ingeridos em uma refeição.

farinha de feijão branco emagrece okO problema é que quando o feijão branco é cozido, ele perde boa parte dessa proteína. A solução é comê-lo cru, e a farinha é a melhor forma de fazer isso.

A farinha de feijão branco emagrece graças a essa grande quantidade de faseolamina, e também graças a sua grande quantidade de fibras.

A faseolamina presente na farinha de feijão branco é capaz de inibir de forma parcial a ação de uma enzima chamada alfa-milase. Essa enzima é a responsável pela transformação dos amidos dos alimentos em glicose.

Ao inibir a ação da alfa-milase, 20% dos carboidratos ingeridos não são absorvidos, isso diminui a quantidade de energia trazida pela refeição, o que, consequentemente, contribui para a perda de peso.

Como a farinha de feijão branco é muito rica em fibras, ela também é ótima para prolongar a sensação de saciedade. As fibras presentes nessa farinha formam uma espécie de gel no estômago, o que leva a uma diminuição da velocidade do processo digestivo. Assim, o estômago fica cheio por mais tempo.

A farinha de feijão branco ajuda também a reduzir os depósitos de gordura no corpo. Isso porque a proteína faseolamina ajuda a evitar o excesso de insulina no sangue.

Quando existe muita insulina circulando na corrente sanguínea, a tendência é o organismo armazenar mais gordura nos tecidos adiposos, e quanto mais gordura vai sendo acumulada nesses tecidos, mais massa gorda a pessoa ganha.

Benefícios da farinha de feijão branco para a saúde

A farinha de feijão branco emagrece, mas, além disso, ela também ajuda a manter a saúde.

Previne o diabetes tipo 2

O excesso de insulina circulando pelo corpo, com o tempo, pode fazer com que alguns tecidos se tornem resistentes a esse hormônio, assim, o pâncreas é obrigado a produzir cada vez mais insulina para atender as demandas do organismo. Isso leva a um problema chamado resistência à insulina, o que pode resultar em diabetes tipo 2.

Como vimos, a farinha de feijão branco é muito rica em faseolamina e em fibras. A faseolamina ajuda a diminuir a quantidade de insulina circulando pelo corpo, e a as fibras prolongam a sensação de saciedade.

O fato é que esses dois componentes presentes na farinha de feijão branco são grandes aliados quando o assunto é a prevenção do diabetes tipo 2.

Melhora o trânsito intestinal

As fibras presentes na farinha de feijão branco favorecem o bom funcionamento do sistema digestivo. Elas evitam a prisão de ventre e favorecem a proliferação das bactérias do bem que agem no intestino.

Otimiza o sistema imunológico

Aproximadamente 60% das células de defesa do organismo estão no intestino. Como a farinha de feijão branco melhora o funcionamento do intestino e contribui para a proliferação das bactérias do bem, o sistema imunológico acaba sendo beneficiado, assim, além de emagrecer, a farinha de feijão branco fortalece a sua saúde.

Diminui o colesterol

As fibras presentes na farinha de feijão branco diminuem a absorção do colesterol durante o processo digestivo, desse modo, os níveis de colesterol circulando no sangue diminuem, prevenindo problemas cardiovasculares e “entupimento” das artérias.

Como fazer e como consumir a farinha de feijão branco para emagrecer

Você pode comprar a farinha de feijão branco em lojas de produtos naturais, no entanto, pode também fazê-la em casa facilmente.

De forma alguma coloque os feijões no forno, pois isso fará com que eles percam seus poderes emagrecedores.

Para fazer a farinha compre os feijões brancos, lave-os bem e os coloque para secar ao sol sobre uma toalha. Quando eles estiverem secos, basta batê-los no liquidificador e peneirar. Guarde a farinha em um pote de vidro com tampa. A validade é de até 30 dias, quando conservada na geladeira.

A farinha de feijão branco pode ser polvilhada em sucos, iogurte e saladas, ou também pode ser utilizada em receitas que contenham farinha.

Você também pode consumi-la da seguinte maneira: 30 minutos antes do almoço ou jantar, dilua 1 colher (café) de farinha de feijão branco em um copo de água gelada e beba em seguida.

Cuidados que você deve tomar ao utilizar a farinha de feijão branco

Apesar de trazer vários benefícios para a saúde, a farinha de feijão branco em excesso pode provocar diversos problemas, como diarreia, náuseas, vômitos, flatulências e dores no estômago.

O recomendado é utilizar no máximo 5 g dessa farinha por dia, quando você for consumi-la diluída em água. Caso você deseje consumi-la junto com outros alimentos, ou utilizá-la em receitas de bolos, tortas, etc., o recomendado é não exceder a quantidade de 30 g por dia.

Além disso, não consuma essa farinha continuamente por mais de 30 ou 40 dias.

Contraindicações

Pessoas que têm anemia não devem consumir a farinha de feijão branco. O mesmo vale para quem tem algum tipo de alteração intestinal e para aquelas mulheres que estão grávidas ou amamentando. Crianças podem consumir essa farinha, mas somente sob orientação médica. 

Leia também

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!