Fluoxetina emagrece, mas é preciso tomar cuidado

Apesar de não ter sido criada com o objetivo de favorecer a perda de peso, a fluoxetina emagrece. Mas o emagrecimento é simplesmente um dos seus muitos efeitos colaterais.

Se você está pensando em usar a fluoxetina para perder peso, recomendo que leia o artigo abaixo com bastante atenção.

Por que a fluoxetina emagrece?

fluoxetina emagrece cuidadosA fluoxetina é um medicamento antidepressivo, e é muito utilizado no tratamento de pessoas que sofrem com depressão, bulimia nervosa, transtorno disfórico pré-menstrual, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

Esse medicamento age no cérebro, mais especificamente, aumentando a quantidade de um neurotransmissor chamado serotonina.

A serotonina é um neurotransmissor muito importante. Ela regula o apetite, o humor, a temperatura corporal, o sono, o ritmo cardíaco, a sensibilidade à dor e as funções intelectuais.

Quando os níveis de serotonina ficam muito baixos, a pessoa pode sofrer com irritabilidade, cansaço, sonolência diurna e mau humor. Além disso, pode ficar com vontade de comer a toda hora.

Assim, ao aumentar os níveis de serotonina no cérebro, a fluoxetina proporciona uma melhora dos sintomas da depressão e dos transtornos citados anteriormente. Outro efeito da fluoxetina é a diminuição da ansiedade.

A fluoxetina emagrece justamente porque diminui os níveis de ansiedade. Mas como isso pode levar alguém a perder peso?

A ansiedade em excesso pode levar algumas pessoas a comer exageradamente, e a consequência disso é que elas ganham peso. Ao diminuir a ansiedade, a fluoxetina leva a pessoa a comer menos, o que pode resultar em perda de peso.

Além disso, a fluoxetina também pode diminuir o apetite, o que contribui ainda mais para o emagrecimento.

A fluoxetina emagrece, no entanto, esse remédio não foi criado com esse objetivo, portanto, é preciso tomar cuidado, pois além de provocar perda de peso, a fluoxetina pode provocar outros diversos efeitos colaterais, alguns deles bastante graves.

Efeitos colaterais da fluoxetina

O uso de fluoxetina pode provocar diversos efeitos colaterais. Mas é importante esclarecer que os efeitos colaterais podem variar de pessoa para pessoa, portanto, algumas pessoas podem sofrer mais com esses efeitos, e outras podem nem mesmo perceber qualquer alteração.

Como a perda de peso é apenas mais um dos efeitos colaterais da fluoxetina, algumas pessoas podem realmente usá-la e emagrecer, e outras podem fazer uso do remédio e não notar qualquer alteração nas medidas.

Veja abaixo os principais efeitos colaterais provocados por esse medicamento:

  • Diarreia
  • Náuseas
  • Fadiga
  • Insônia
  • Dor de cabeça
  • Visão turva
  • Palpitações
  • Boca seca
  • Letargia
  • Tremor
  • Alterações do paladar
  • Diminuição da libido
  • Suor em excesso
  • Sensação de tremor
  • Diminuição do apetite (incluindo anorexia)
  • Pesadelos
  • Desconforto gastrointestinal
  • Perda de peso

Como usar a fluoxetina para emagrecer?

A fluoxetina é um medicamento, portanto, deve ser tomada exclusivamente sob orientação médica.

Se você quiser usar a fluoxetina para emagrecer, mesmo sabendo de todos os seus efeitos colaterais, precisa procurar um médico e fazer uma consulta. Se o médico achar adequado, ele prescreverá o medicamento, caso ele julgue inapropriado, prescreverá outro remédio ou uma dieta e exercícios, ou fará um encaminhamento para outro profissional.

É possível emagrecer sem precisar de medicamento!

Infelizmente muitas pessoas querem emagrecer de maneira rápida e sem esforços, assim, recorrem a remédios para emagrecer. Mas essa pode não ser uma boa estratégia, visto que os remédios podem provocar diversos efeitos colaterais.

Além disso, muitas pessoas contam apenas com os remédios emagrecedores, e não procuram aprender como fazer uma dieta saudável, e nem praticam exercícios para emagrecer. Assim, logo que param de tomar o medicamento, voltam a engordar, se sentem infelizes e cada vez mais desmotivadas.

Se você deseja realmente perder peso de maneira saudável, invista na reeducação alimentar e faça exercícios físicos.

No caso dos exercícios, se você acha muito monótono fazer a maioria das atividades físicas que favorecem o emagrecimento, procure alternativas mais divertidas e dinâmicas, como a zumba, por exemplo. Atualmente existem muitas opções, portanto, monotonia não é mais desculpa.

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

8 Comentários

  1. Wilder disse:

    Gostaria de saber se é verdade comprovada que o medicamento emagrece. E se for, será mesmo que vale a pena?

  2. Thaisa disse:

    Meu médico passou esse remedio pois sofro de muita ansiedade e por isso desconto tudo na comida, estou me sentido muito bem e nao sinto nada de ruim, se ele sozinho emagrece nao sei, pois estou tomando associado com fluoxetina, estou gostando muito, procure seu médico que ele irá ajudar.

  3. Mara disse:

    Sim, emagrece, mas só pode tomar com prescrição médica, o medicamento é controlado, só compra com receita.

  4. Margarida disse:

    Emagrece sim. Eu emagreci mais de 20 Kg em 6 meses. Porém, este artigo deixou-me extremamente assustada! Comecei a tomar após o falecimento do meu pai, pois estava (estou) com uma depressão grave. Procurei no google porque sinto imensos efeitos secundários – além do emagrecimento – e fiquei preocupada, vindo pesquisar. E vejo que existem pessoas que estão dispostas a ignorar tudo o que está aqui escrito, excepto que emagrece.
    Minha gente: MUITOS efeitos secundários! Medicamento ANTIDEPRESSIVO! EXERCÍCIO E FECHAR A BOCA também emagrecem (naturalmente)! Falo por experiência… Não prejudiquem mais a vossa saúde por vaidade… Não sejam fúteis assim…

    Parece que na frase (vou exagerar) “Fluoxetina empobrece, arruina, mata, entristece, enlouquece e emagrece.” o que ouvem é “Fluoxetina … bla bla bla … emagrece!!!”

  5. Helena disse:

    Tenho ansiedade, depois de passar por muitos problemas, engordei 16 kg. A médica me receitou fluoxetina, já emagreci 8 kg em dois meses, porém estou fazendo reeducação alimentar, comendo alimentos mais saudáveis e em menor quantidade. Me sinto melhor, a angústia que sentia saiu. Não sei como vai ser quando parar de tomar o remédio.

  6. ruby disse:

    Tomei fluoxetina após ser diagnosticada com hipotireoidismo, fiz o uso durante um ano e ganhei peso, depois o endocrinologista mudou para sertralina que entao ganhei mas peso…troquei de medico e passou um coquetel de ansioliticos manipulados, um para o dia e outro para a noite e eu sentia mta tontura e nao durmia bem direito. Resumindo…com todas essas trocas tentando acertar eu ganhei 20 k decidi por minha conta parar de tomar qualquer tipo de ansioliticos e em poucos meses perdi uns 10k, só tomo o da hipo q esse é pra sempre nao tem jeito. aprendi a conviver com minhas insonias e ansiedades, estou sempre pesquisando sobre hipotireoidismo buscando sempre alimentação certa. Qto a ser ansiosa acho que gosto de ser assim desde de criança sou assim.

  7. simoneEster da silva disse:

    Tomo este remedio para trastorno nervosismo.virei outra pessoa tranguila.mas ganhei mais peso

  8. 9tails disse:

    Eu tive de tomar esse medicamento após ter tido um momento de grande stress ao nível do trabalho. Não o recomendo, ao contrário do que possam pensar, este medicamento não só provoca emagrecimento e outras efeitos secundários bastante leves, como provoca também, PERDAS DE MEMÓRIA e grande DIFICULDADE AO NÍVEL DO RACIOCÍNIO. Por isso não tome este medicamento a não ser sob ordens do seu médico. Estive duas semanas inteiras de baixa, graças ao fato de ter tomado apenas uma dose (recomendada), por parte do meu médico. Pense bem