Gengibre emagrece? Saiba tudo sobre essa raiz emagrecedora

O gengibre é uma planta nativa da Ásia, é utilizada largamente tanto na culinária quanto na medicina. Quanto as suas capacidades emagrecedoras, saiba que o gengibre emagrece mesmo.

Leia o artigo abaixo e saiba por que ele ajuda a perder peso, como utilizá-lo e quais cuidados você deve ter ao utilizar o gengibre para emagrecer.

O gengibre emagrece!

O processo digestivo, assim como todas as outras atividades do corpo, consome energia. Essa informação é muito importante para quem deseja perder peso, pois o processo digestivo pode ser utilizado para aumentar o gasto calórico.

gengibre emagrece de verdadeA questão então é: como aumentar o gasto calórico durante a digestão?

Os alimentos termogênicos ajudam a aumentar consideravelmente o gasto calórico durante a digestão. Além disso, eles favorecem o aumento do metabolismo, promovendo ainda mais consumo de calorias.

O gengibre é um alimento termogênico muito poderoso, ele é capaz de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo, promovendo maior queima de gordura e, consequentemente, perda de peso.

Para você ter uma ideia, o gengibre é tão poderoso que pode aumentar o consumo calórico em mais de 10%. Mas é claro que para alcançar resultados realmente interessantes você precisa seguir uma dieta saudável e praticar exercícios físicos com regularidade. Não pense que o gengibre sozinho fará todo o trabalho.

Além dos efeitos termogênicos, o gengibre também ajuda a queimar toxinas, pois é capaz de estimular as enzimas do fígado, assim elas trabalham melhor e eliminam as toxinas, promovendo mais rapidamente a sensação de saciedade, evitando que você coma demais.

O gengibre ajuda a combater a celulite

Sabe aquelas marquinhas que você odeia? Pois é, o gengibre pode ser um grande aliado para acabar com elas.

A ação anti-inflamatória do gengibre ajuda a acabar com a celulite, deixando a sua pele mais lisa. Para colher os benefícios, faça um suco com uma medida de água, couve, capim cidreira e um pedaço de 03 cm de gengibre. Tome um copo por dia e em pouco tempo você verá os benefícios.

Outros benefícios do gengibre para a saúde

O gengibre é excelente para acabar com aquela gripe chata, já que tem ação anti-inflamatória.

Ele ajuda também a diminuir os gases provocados por alimentos como o feijão, por exemplo. Também ajuda a diminuir o enjoo, e pode ser utilizado por grávidas no início da gestação.

Como utilizar o gengibre

Você pode consumir o gengibre cru (ralado ou pequenas lascas), pode fazer chás, sucos e farinha. Além disso, ele é vendido em conserva, e sob a forma de óleo e balas.

Veja abaixo algumas receitas que você pode preparar hoje mesmo.

Farinha de gengibre

A farinha de gengibre é bem fácil de encontrar, mas se você quiser pode fazer em casa.

Como preparar: basta cortar pequenos pedaços de gengibre e deixar secar na sombra durante 07 dias. Depois bata no liquidificador até virar pó.

Para consumir, coloque a farinha em sucos ou outros alimentos, como saladas. Não consuma mais do que 01 colher de sopa por dia. Essa farinha tem validade de até 06 meses, desde que conservada em um recipiente fechado.

Chá de gengibre para emagrecer

O chá de gengibre é ótimo para quem quer perder peso de maneira saudável. Veja abaixo como preparar:

Ingredientes

# ½ litro de água

# 02 colheres de sopa de gengibre ralado ou farinha de gengibre

# ½ limão com casca

Modo de preparo

Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo e deixe aquecer (não deixe ferver), acrescente o gengibre, retire do fogo e deixe por 05 minutos. Depois coloque o limão e bata tudo no liquidificador. Depois é só colocar gelo a gosto e beber em seguida.

Não guarde esse chá, pois o limão deixa um gosto amargo, por isso é importante consumir logo após o preparo. Tome esse chá apenas 01 vez por dia.

Cuidados ao utilizar o gengibre para emagrecer

gengibre ajuda a emagrecerO consumo de gengibre é bastante seguro, não oferecendo riscos para a maioria das pessoas. Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados ao utilizar essa planta.

O consumo de gengibre não é indicado para gestantes que estejam perto da data do parto, pois ele pode aumentar os riscos de hemorragia. Também não é indicado para lactantes.

Como o gengibre é um alimento termogênico, seu consumo não é indicado para pessoas que têm hipertireoidismo, pois ele aumenta o metabolismo, e o metabolismo de quem tem hipertireoidismo já é muito acelerado.

Pessoas com doenças cardiovasculares também não devem fazer uso do gengibre, pois os termogênicos podem aumentar a pressão arterial, provocar hipoglicemia, nervosismo, taquicardia e insônia. O mesmo vale para quem tem enxaqueca, úlceras e alergias.

Pessoas com distúrbios hemorrágicos também não devem consumir o gengibre, pois ele pode favorecer hemorragias.

Considerações finais

O gengibre é uma planta com várias propriedades benéficas para a saúde. Quando o assunto é perder peso, ele pode ser um grande aliado, pois é um alimento termogênico que ajuda o organismo a trabalhar de maneira mais eficiente, resultando em maior consumo calórico.

O gengibre emagrece, mas você precisa ter em mente que para alcançar resultados duradouros e realmente expressivos, é importante ter sempre uma dieta balanceada e se exercitar diariamente.

Leitura Complementar:

# A sua dieta pode estar errada: veja os 05 sinais mais comuns

# Remédios naturais para emagrecer rápido e com saúde

# Frutas que emagrecem: saiba como utilizá-las corretamente

Você já usou gengibre para emagrecer? Deixe o seu comentário abaixo.

13 Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *