Kefir emagrece: conheça essa bebida incrível!

Muitas pessoas desejam saber se o kefir emagrece, por isso, resolvi pesquisar e escrever um artigo a respeito desse assunto para tirar as dúvidas de quem deseja saber quais os benefícios que o kefir pode proporcionar.

O que é kefir

A história do kefir é muito antiga e rodeada de mistérios. Ele surgiu primeiramente nas montanhas do Cáucaso, e segundo a lenda, os caucasianos receberam os grãos de kefir diretamente das mãos do profeta Maomé, por isso, na antiguidade o kefir era conhecido como “bebida do profeta”.

kefir emagrece e melhora a saúdeMas o fato é que o kefir é uma bebida com incríveis propriedades benéficas, sendo, portanto, um ótimo alimento que pode ser utilizado por quem deseja perder peso sem prejudicar a saúde.

Mas afinal, o que é o kefir?

O kefir é uma bebida probiótica fermentada.

Composta por uma mistura de bactérias e leveduras, a bebida age melhorando o sistema imunológico e proporcionando incontáveis benefícios.

Fisicamente o kefir se parece muito com floretes de couve-flor, e é muito simples utilizá-lo no seu dia-a-dia – mais à frente eu vou explicar como preparar a bebida em casa.

No que diz respeito à composição biológica, o kefir contém uma infinidade de bactérias e leveduras. Mas não é só isso.

A bebida também é rica em sais minerais como o sódio, potássio, zinco, molibdênio, cobre, cálcio, manganês, fósforo, magnésio e ferro. Além disso, contém vitaminas e aminoácidos essenciais.

Benefícios que o kefir pode proporcionar

O kefir é realmente uma bebida muito poderosa. Dentre os benefícios que ele proporciona para a saúde, podemos destacar os seguintes:

  • Aumenta a imunidade, pois seus compostos estimulam a produção da gama-interferon, uma substância que ajuda o organismo a vencer e a se proteger de infecções;
  • Desinflama o intestino;
  • Melhora a densidade óssea;
  • Protege contra doenças graves como o câncer, e ajuda a combater problemas como alergia e asma;
  • Melhora a digestão da lactose, sendo útil, portanto, àquelas pessoas que sofrem com intolerância (consulte o seu médico antes de utilizar);
  • Favorece a desintoxicação do organismo.

O kefir emagrece mesmo?

Alguns estudos já descobriram que a população microbiana das pessoas que sofrem com o excesso de peso é diferente da população microbiana das pessoas magras. Assim, parece existir uma ligação entre obesidade e o tipo de bactéria intestinal.

Nesse sentido, segundo alguns especialistas, várias bactérias presentes no kefir podem favorecer a perda de peso. Além disso, ele é um alimento com pouquíssimas calorias, ou seja, você pode se beneficiar dele sem correr o risco de estragar a sua dieta.

Como preparar o kefir em casa

Preparar o kefir em casa é muito simples. Basta misturar uma colher (sopa) de kefir em grão em meio litro de leite. Agora é preciso deixar descansar por 24 horas (não coloque na geladeira durante esse período, pois a fermentação não ocorre no frio). Depois é só coar e utilizar.

Os grãos que foram utilizados podem ser aproveitados para preparar mais doses da bebida. Nesse caso, basta lavar a vasilha que foi utilizada para o cultivo, e colocar novamente os grãos de kefir, e em seguida adicionar a mesma quantidade de leite.

Atenção: Você nunca deve deixar os grãos no mesmo leite por mais de 48 horas.

Outros cuidados importantes:

  • No calor ocorre uma maior multiplicação do kefir, no entanto, não deixe os grãos expostos a temperaturas acima de 40° C;
  • Não guarde o kefir em vasilhas de metal. O ideal é cultivar em garrafas de vidro transparentes, e você deve cobrir a garrafa com um pano de prato;
  • No verão você pode lavar os grãos de kefir uma vez por semana utilizando água morna. No inverno, o recomendado é lavar de 15 em 15 dias. Nunca use água fria para lavar os grãos.

Leitura recomendada:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!