Laxante emagrece?

Será verdade que laxante emagrece? Muitas pessoas pensam que sim, e tomam esse tipo de medicamento na esperança de emagrecer rápido. Mas o que muita gente não sabe, é que tomar laxante para emagrecer pode provocar efeitos contrários aos desejados.

Laxante emagrece ou não?

Na verdade, o laxante não emagrece, o que ele faz é ajudar a desinchar a barriga.

As pessoas que pensam que laxante emagrece, e que tomam esse medicamento com muita frequência, podem sofrer com consequências bastante desagradáveis e perigosas. Mais adiante eu vou falar sobre essas consequências.

laxante emagreceO uso de laxante provoca evacuações bastante frequentes, e isso pode dar às pessoas uma falsa sensação de que o organismo está sendo purificado. Em alguns casos pode ocorrer emagrecimento rápido, no entanto, o que a pessoa perde é água, e não gordura.

A verdade que a diminuição de peso que ocorre com o uso de laxante não é um emagrecimento real. Além disso, normalmente as pessoas que emagrecem dessa forma recuperam todo o peso perdido muito rapidamente.

Consequências que o uso excessivo de laxante pode provocar

Se você ainda acha que laxante emagrece, e está pensando em tomar laxante para emagrecer, então eu vou agora te apresentar algumas consequências sérias que esse tipo de medicamento pode provocar. Leia com bastante atenção, pois essas informações podem te ajudar a tomar uma decisão mais consciente.

1 – Cólicas estomacais

O uso de laxante pode provocar cólicas estomacais bastante dolorosas. Existem alguns laxantes mais suaves que não provocam tanta dor estomacal, no entanto, eles também não são úteis para a perda de peso.

2 – Náuseas

O uso de laxantes pode provocar náuseas em algumas pessoas, e o pior de tudo é que o problema pode permanecer por até 3 dias após tomar um laxante.

3 – Vômitos

O laxante perturba o revestimento do estômago, e isso pode provocar vômitos.

4 – Diarreia

Diarreia é outro efeito colateral muito desagradável que o uso de laxantes pode provocar. Além de desagradável, esse efeito colateral pode provocar um quadro grave de desidratação.

5 – Sangramento retal

O uso muito frequente de laxante pode provocar sangramento retal. Esse sangramento pode ocorrer, principalmente, devido à diarreia que o laxante provoca.

6 – Tonturas

O uso excessivo de laxante pode provocar tontura, sendo que isso pode ocorrer devido à desidratação.

7 – Desmaios

Os desmaios podem ocorrer também devido à desidratação provocada por uma diarreia severa.

8 – Desequilíbrio eletrolítico

Os eletrólitos são essenciais para o bom funcionamento do corpo humano.

O uso de laxante pode provocar perda de eletrólitos, tais como o sódio, potássio e cálcio.

O problema é que um desequilíbrio eletrolítico, a longo prazo, pode favorecer o aparecimento de um distúrbio eletrolítico.

Veja abaixo alguns sintomas provocados pelo distúrbio eletrolítico:

  • Alterações mentais
  • Fadiga muscular
  • Batimentos cardíacos irregulares
  • Cólicas
  • Em alguns casos mais graves, pode ocorrer a morte

9 – Distúrbios intestinais

O uso excessivo de laxantes como uma estratégia para perda de peso pode provocar sérios danos ao tracto gastrointestinal.

O uso constante de laxante pode fazer com que o corpo fique acostumado com as doses do medicamento, assim, quando as doses são interrompidas, os intestinos podem desacelerar e perder a capacidade de exercer suas funções corretamente, resultando em uma constipação severa.

A utilização crônica de laxante pode afetar as terminações nervosas presentes no intestino grosso, levando-as a não mais responderem aos estímulos. Isso provoca uma dependência pelas substâncias presentes no laxante, assim, é preciso doses cada vez maiores para provocar os movimentos intestinais.

Tome a decisão mais saudável!

Muitas pessoas ainda pensam que laxante emagrece, e costumam tomar esse tipo de medicamento sem qualquer cuidado. Mas você agora sabe que tomar laxante para emagrecer não é uma estratégia inteligente.

Se você realmente deseja emagrecer, existem várias estratégias saudáveis que podem te ajudar. Por exemplo, você pode começar uma reeducação alimentar, e praticar exercícios físicos diariamente.

Se você preferir, pode contar com o apoio de um bom programa de emagrecimento. Existem vários programas de emagrecimento de boa qualidade que podem te ajudar a emagrecer mais rápido e de maneira totalmente saudável.

Eu espero que esse artigo tenha te ajudado de alguma forma.

Abraço

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. edmilson disse:

    como faso p emacreser