Leite desnatado engorda ou emagrece? Esclarecimentos importantes!

Será que o leite desnatado engorda ou emagrece? Muitas pessoas que desejam perder peso trocam o leite integral pela versão desnatada, no entanto, ficam em dúvida se realmente estão fazendo a escolha certa.

Se você também tem essa dúvida, considere ler o artigo abaixo até o final, pois serão apresentados alguns pontos importantes que podem te ajudar a entender se realmente trocar o leite integral pelo desnatado é uma boa escolha quando o assunto é emagrecimento.

Leite desnatado engorda ou emagrece

leite desnatado engorda ou emagrece estudos reveladoresO leite desnatado ganhou popularidade a partir de 1.960, quando houve um grande movimento contra as gorduras saturadas. Nessa época é que surgiu a ideia de que o consumo de gorduras saturadas leva ao aumento de peso e ao aumento do colesterol ruim.

A partir disso, o consumo de leite desnatado aumentou astronomicamente, e ele passou a ser o queridinho das pessoas que desejam emagrecer.

No entanto, atualmente vários cientistas estão questionando os benefícios do leite desnatado para quem deseja emagrecer – e também para quem não tem problemas relacionados ao ganho de peso.

Por exemplo, o Dr. David Ludwig, pesquisador da Universidade de Harvard, publicou, juntamente com o Dr. Walter Willett, um estudo onde defende que o leite desnatado não ajuda na perda de peso – pelo contrário, de acordo com o estudo, o leite desnatado pode é aumentar o problema da obesidade e ainda provocar outros problemas de saúde em crianças e adultos.

Segundo os pesquisadores, o leite integral contém 3,25% de gordura, enquanto o leite desnatado contém 1 ou 2%. No entanto, as empresas podem adicionar açúcar ao leite desnatado para compensar a perda de sabor provocada pela retirada da gordura.

Assim, segundo os pesquisadores, o leite desnatado acaba se tornando menos saudável que o leite integral, visto que o açúcar pode provocar problemas de saúde e aumento de peso.

Outro problema, é que quando as pessoas consomem leite desnatado, tendem a ficar menos satisfeitas, então, acabam tomando maiores quantidades de leite e ingerindo maiores quantidades de outros alimentos, o que pode favorecer ainda mais o aumento de peso.

Essas são apenas algumas das desvantagens que estão sendo apresentadas a respeito do consumo de leite desnatado. Certamente surgirão outros estudos com novas conclusões, no entanto, o que já se sabe hoje é suficiente para questionar se realmente é vantajoso consumir leite desnatado diariamente.

Cuidado com as dietas restritivas

Muitas pessoas, na ânsia de emagrecer rápido, recorrem a regimes restritivos como a dieta do leite, por exemplo. Esse tipo de dieta pode provocar problemas de saúde, já que restringe muito a alimentação.

Além disso, muitas dietas restritivas recomendam o consumo de leite desnatado, portanto, além de prejudicar a saúde e favorecer o surgimento de problemas como o efeito sanfona, a pessoa pode acabar prejudicando ainda mais o seu processo de emagrecimento, pois consumirá muito leite desnatado, e isso não é nenhuma vantagem.

Considerações finais

Como vimos, existem algumas evidências importantes que demostram que o leite desnatado pode não ser a melhor opção para quem deseja emagrecer, mas isso não quer dizer que você deve abusar do leite integral.

Para evitar problemas, o ideal é conversar com o seu nutricionista, e pedir orientações a respeito do melhor caminho a seguir.

Uma Resposta

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *