Metformina emagrece de verdade? Qualquer pessoa pode tomar?

A Metformina é um medicamento utilizado no tratamento de pessoas com diabetes mellitus tipo 2, e se você tem interesse em saber se a Metformina emagrece, saiba que, diferentemente dos outros remédios utilizados contra a doença, a Metformina pode sim ajudar a emagrecer.

Mas tenha calma, esse efeito da Metformina só é observado em pessoas que têm diabetes mellitus tipo 2 ou resistência à insulina.

No artigo abaixo você encontrará mais informações sobre como a Metformina funciona e como ela provoca a perda de peso.

Metformina emagrece! Veja como ela age no organismo

metformina-emagrece-de-verdadeA primeira coisa que você precisa saber é que a Metformina é uma droga que não deve ser utilizada para a perda de peso. Além disso, só deve ser utilizada sob prescrição médica.

O diabetes mellitus tipo 2, ao contrário do diabetes tipo 1, não provoca deficiência de insulina, o que acontece é que o organismo da pessoa se torna resistente à ação desse hormônio — a insulina circula no sangue, mas não consegue provocar efeitos.

Por causa dessa característica do diabetes mellitus tipo 2, o tratamento inicialmente não é realizado com insulina, mas sim com medicamentos que são chamados de antidiabéticos orais.

A Metformina é um dos antidiabéticos orais mais utilizados no tratamento das pessoas com diabetes mellitus tipo 2.

A droga age diminuindo a produção de glicose pelo fígado, e aumenta consideravelmente a sensibilidade dos tecidos ao hormônio (insulina) produzido pelo pâncreas.

A Metformina não aumenta a produção de insulina. O que ela é faz é otimizar os efeitos da insulina que já é produzida pelo pâncreas. Além disso, a droga funciona também reduzindo a absorção de glicose pelo trato gastrointestinal da pessoa que dela faz uso.

Mas como a Metformina emagrece?

Ao facilitar a ação da insulina, os níveis do hormônio circulando no sangue caem, e isso pode contribuir para a perda de peso em pessoas com diabetes mellitus tipo 2, bem como em pessoas com resistência à insulina.

A perda de peso pode ocorrer porque níveis altos de insulina no sangue favorecem a formação de gordura no organismo. Mas a perda de peso é considerada apenas como um efeito colateral da Metformina.

Quais são as contraindicações da Metformina?

Apesar de apresentar poucas contraindicações, a Metformina não deve ser utilizada por pessoas com insuficiência renal. Pessoas com doenças graves do fígado também não devem tomar a droga.

Os possíveis efeitos colaterais da Metformina

Apesar de ser uma droga bem tolerada, ela pode provocar alguns efeitos colaterais. Os mais comuns são:

  • Diarreia
  • Náuseas
  • Gosto de metal na boca

Além dos efeitos colaterais apresentados acima, a Metformina também pode provocar acidose láctica, que e o aumento anormal do ácido láctico no sangue. Esse é um problema bastante grave, porém, seu aparecimento associado ao uso de Metformina é bastante raro.

A droga pode provocar também hipoglicemia, entretanto, ao contrário dos outros antidiabéticos orais, o uso da Metformina raramente leva ao aparecimento desse problema.

Considerações finais

A Metformina emagrece, mas isso é apenas um efeito colateral que aparece em pessoas que tomam o medicamento para combater a diabetes mellitus tipo 2 ou a resistência à insulina.

Não existem evidências científicas que comprovem que a Metformina provoque perda de peso em pessoas não diabéticas e não resistentes à insulina, por isso, dificilmente um médico receitará esse medicamento para uma pessoa que deseja emagrecer. E mais uma vez vale um alerta: em hipótese alguma tome remédio sem receita médica.

Leitura complementar:

Esse artigo foi útil para você? Deixe o seu comentário abaixo.

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

13 Comentários

  1. Fabrício Barcellos Aguirre disse:

    Nosso endocrinologista receita para emagrecer. Não sei se ele se encaixa no “nenhum médico realmente competente receitará”, mas ele é conceituado na cidade e a consulta custa R$300.

  2. luana keize disse:

    oi eu fasso exercisios diariamente…… de musculaçao adoraria saber se eu posso emagrecer com metaforminaaaaaa?

  3. Amanda disse:

    Vamos esclarecer algumas coisas primeiro…
    Primeiramente, o cloridrato de metformina é um medicamento indicado para tratamento de Diabetes melitus tipo 2 e ovários policísticos, seu mecanismo de ação não é completamente elucidado.. Mas é classificado dessa maneira.
    Existe sim indicação de metformina por médicos competentes para emagrecimento, existem artigos científicos que comprovam a diminuição de IMC em pacientes que não possuem nenhuma patologia para qual o medicamento é utilizado.
    Resumindo, há estudos que comprovem o emagrecimento, efeito menor do que outros medicamentos realmente anorexígenos. Em contrapartida possui menos efeitos adversos.
    Mas lembre-se: fórmula mágica não existe… Opte sempre por medidas não farmacológicas, mas se for utilizar medicamentos procure um médico e farmacêutico!

  4. lucia disse:

    Tomo metiformina 850mg e tenho efetos colaterais como diarreia e nausaseas alem do que emagreço quando tomo regularmente 3x ao dia. Pergunto…… vou emagrecer sempre? devo parar?

  5. andressa disse:

    Tenho ovários policísticos, fazer o uso desta medicação vai melhorar este quadro?

    • Redação Emagrecimento Urgente disse:

      Andressa,

      Só o seu médico pode responder essa pergunta com segurança, portanto, a recomendação é conversar com ele sobre isso.

      Abraços!

  6. Anailda J Matos disse:

    Em 2014 eu fui diagnosticada como pré diabética ,comecei fazer uso de metformina,que me causou todas aquelas reações próprias do medicamento;mas com um agravante:depois de ter usado o medicamento uns seis meses comecei sentir queimação no estômago que depois se transformou em fortes dores,dores essas que fiquei internada uma semana com suspeita de Pancreatite,depois de passar por vários exames o diagnóstico deu negativo,mais até hoje não descobriram o porque daquelas malditas dores.Em novembro de 2015 fui medicada novamente com Metformina agora depois de oito meses de uso comecei a sentir a queimação no estômago,terá sido coincidência ou devo parar de tomar o metformina?

  7. Tatiane disse:

    Anailda, Eu tomo metformina, e meu medico disse para tomar depois do almoço, com o estômago cheio, porque ele causa queimação demais mesmo.

  8. Regina santana disse:

    Sou diabtetica e tou acima do peso e quero emagrecer me ajude e tenha muita ansiedade

  9. amelinda. disse:

    muito importante,ótimo esclarecimento, obrigado.