Motivação para emagrecer: ela é o verdadeiro segredo!

Um problema que tem me chamado bastante atenção, é a questão da motivação para emagrecer. Todos os dias eu recebo um monte de e-mails, e em quase todos eles sempre tem algo a respeito da dificuldade em se manter a motivação para seguir com o processo de emagrecimento saudável.

Confesso que isso me deixa muito preocupado, pois a motivação é o principal fator que possibilita a uma pessoa emagrecer de maneira saudável e consistente.

Uma pessoa que deseja emagrecer pode contar com uma dieta balanceada e saudável, pode ter o melhor programa de emagrecimento a sua disposição, pode contar com profissionais de saúde mais qualificados para lhe apoiar, no entanto, se não conseguir manter a motivação para seguir adiante, dificilmente conseguirá os resultados que almeja.

Motivação para emagrecer: aprofundando um pouquinho

Motivação para emagrecer2Nós sabemos que para emagrecer é preciso enfrentar desafios, vencer hábitos maléficos e estabelecer outros hábitos mais saudáveis. Além disso, em alguns casos é necessário vencer inimigos como a compulsão alimentar e a ansiedade.

Como se não bastasse, é preciso aprender a não se render às tentações alimentares que existem por tarde parte. Ufa, não é fácil, e é por isso que a motivação é tão importante.

No que diz respeito à perda de peso, podemos conceituar a motivação como a disposição de executar uma quantidade elevada e constante de esforço em favor das próprias metas e objetivos.

No nosso contexto, essas metas e objetivos podem ser os mais diversos, desde emagrecer e poder usar aquelas roupas legais que tanto gosta, até melhorar a saúde e fortalecer a autoestima, por exemplo. Cada um tem as suas próprias metas e objetivos, portanto, cada pessoa deve estabelecer aquilo que deseja alcançar e se esforçar para isso.

O problema é que quando falta motivação, fica extremamente complicado se esforçar para alcançar as próprias metas e objetivos, então, pode ser que a pessoa acabe colecionando fracassos atrás de fracassos, e isso declina ainda mais a sua frágil motivação.

O que enfraquece a motivação

Vários fatores podem destruir a motivação de uma pessoa, portanto, é preciso ficar muito atento a eles, e tentar resolvê-los da melhor maneira possível. Caso nada seja feito, as chances de fracassar por falta de motivação são bastante grandes.

Agora vou falar um pouquinho dos principais fatores que podem atrapalhar a motivação.

1 – Lidar de forma inadequada com as próprias emoções e com os desafios da vida

A forma como você lida com as suas emoções e com os desafios da vida interfere diretamente na sua motivação.

Se você é uma pessoa que se considera incapaz de fazer as coisas, que se julga incapaz de enfrentar os problemas da vida, que treme perante qualquer desafio, e que abandona tudo logo que se depara com o primeiro obstáculo, então você precisa fazer algo para mudar a sua maneira de pensar e de agir, pois será muito difícil manter a motivação para emagrecer se continuar vivendo a vida dessa maneira.

Você precisa se tornar uma pessoa resiliente. As pessoas resilientes são aquelas que, apesar dos problemas e das adversidades que enfrentam, continuam seguindo rumo aos seus objetivos. Elas conhecem as suas forças e fraquezas, então buscam resolver as suas fraquezas e ampliar ainda mais as suas forças.

2 – Não se responsabilizar pelas próprias escolhas

Durante toda a vida fazemos escolhas. Algumas delas nos trazem boas consequências, outras trazem sofrimento e preocupações. Algumas pessoas entendem que suas próprias escolhas podem trazer consequências boas e ruins, então, fazem escolhas conscientes, e se responsabilizam por elas.

Outras fazem escolhas sem refletir muito a respeito do que estão fazendo, então, acabam sofrendo com as consequências, no entanto, culpam os outros, e não se responsabilizam pelas próprias escolhas. Isso vai se repetindo ao longo da vida, e o sofrimento não cessa, está sempre ali.

Quando fazemos escolhas ruins, e depois culpamos os outros pelas consequências ruins que aparecem na nossa vida, estamos perdendo uma grande oportunidade de crescimento.

Por outro lado, quando fazemos escolhas conscientes, e nos responsabilizamos por elas, nós crescemos, e nos tornamos cada vez mais capacitados para fazer boas escolhas na nossa vida.

No processo de emagrecimento saudável você precisa fazer escolhas, e se responsabilizar por elas, assim ficará muito mais fácil vencer os desafios que aparecerão no seu caminho.

Nesse aspecto, o autoconhecimento é essencial, pois ele proporciona as ferramentas para realizar as mudanças internas necessárias para enfrentar os desafios do dia a dia.

Esse é um processo complicado e doloroso, e contar com a ajuda de alguém pode ser de grande valia. Um psicólogo é a pessoa ideal para te ajudar nesse processo tão importante.

3 – Repetir comportamentos e vícios emocionais que dificultam a perda de peso

Muitas pessoas que desejam perder peso ficam presas a comportamentos e vícios emocionais que são incompatíveis com o emagrecimento.

Por exemplo, querer emagrecer, mas sempre comprar guloseimas e guardar na geladeira. Esse é um comportamento que pode sabotar o processo de emagrecimento, pois ficará muito mais difícil suportar a tentação de comer um doce em momentos de ansiedade.

Outro exemplo, é quando cair em tentação pensar “Ah, já foi tudo por água abaixo mesmo, então vou comer mais um pote de sorvete, pelo menos vou afogar as mágoas”. Esse é um vício emocional muito sério, que pode destruir qualquer processo de emagrecimento.

Outro exemplo de vício emocional muito grave é tentar emagrecer para atender às expectativas alheias. Isso não funciona, pois, nesse caso, a motivação para emagrecer não vem de dentro, mas de fora. O fator motivador externo não tem forças para manter a energia motivacional a longo prazo.

Para emagrecer de forma consistente a motivação tem que vir de dentro, ou seja, você precisa encontrar os seus próprios motivos para emagrecer. Tem que ser motivos reais, como, por exemplo, melhorar a saúde, vestir aquelas roupas que gosta, poder comer sem preocupação.

Agora, motivos como “Ah, vou emagrecer porque fulano disse que tenho que emagrecer”, esse não tem força para manter a sua motivação ao longo dos anos, pois ele é externo, não parte de dentro de você.

4 – Estar sempre em guerra contra a comida

Se você está sempre fazendo uma dieta da moda, se está sempre sofrendo com refeições sem prazer, e sempre travando uma batalha interior contra a sua própria vontade incontrolável de comer, então você precisa mudar isso o quanto antes.

Você precisa entender que o processo de emagrecimento deve ser feito de forma contínua e inteligente. Fazer uma dieta restritiva não é uma maneira inteligente de emagrecer, exceto em alguns casos excepcionais.

Você precisa entender que dietas malucas trazem resultados muito fugazes, ou seja, que não duram absolutamente nada. A reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos é que trazem bem-estar, e ajudam verdadeiramente no emagrecimento e no controle do peso.

Trabalhe a sua motivação e emagreça com saúde!

A motivação para emagrecer é um assunto complexo que precisa ser entendido por toda pessoa que deseja perder peso de forma saudável.

Creio que ficou claro que a motivação é algo que precisa ser trabalhado, e que se você não está conseguindo manter um bom nível de motivação para alcançar as suas metas e objetivos, precisa buscar ajuda.

Sugestões de leitura:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

  1. Nilso Soares disse:

    Na minha opinião, o segredo para emagrecer é ser persistente. Quando comecei a executar meu programa de emagrecimento acaba desistindo em pouco tempo por não conseguir resultados rapidos. Na verdade os metodos de emagrecimento dao resultados o que é preciso e persitir até alcançar os resultados.

  2. natan disse:

    Queria eu ter motivação para começar a treinar man

  3. Valdelicia disse:

    Sim concordo perseverança é a mola que impulsiona a nossa motivação.