Musculação emagrece mais que exercícios aeróbicos?

Quando o assunto é perda de peso, os exercícios aeróbicos são os que mais atraem adeptos. Esteira, bicicleta ergométrica, hidroginástica e caminhada são alguns exemplos de exercícios aeróbicos que as pessoas fazem para emagrecer. Mas você já ouviu falar que a musculação emagrece mais que esses exercícios?

É verdade que os exercícios aeróbicos queimam mais calorias que a musculação, no entanto, um corpo com a musculatura mais desenvolvida queima muitas calorias o dia inteiro, e não apenas no momento em que está realizando algum tipo de exercício.

Mas por que a musculação emagrece?

musculação emagrece ou é mentiraA musculação emagrece porque os músculos precisam de uma grande quantidade de energia para realizar as atividades do dia a dia, portanto, quanto mais desenvolvidos os músculos, mais calorias serão queimadas para fornecer a energia que eles precisam.

Quando você faz exercícios aeróbicos, seu corpo queima uma grande quantidade de calorias, no entanto, quando você para de se exercitar, seu metabolismo desacelera, e a queima de calorias cai. Além disso, as atividades aeróbicas não são boas para promover ganho de massa muscular.

Com a musculação é diferente.

Quando você faz musculação, o seu metabolismo fica mais acelerado, e o gasto calórico se mantém após o encerramento do exercício.

Para você ter uma ideia, após uma atividade aeróbica seu corpo continua queimando calorias por até uma hora. Nesse intervalo você perde de 10 a 15 calorias graças ao exercício.

Porém, após um bom treino de musculação seu metabolismo fica 12% mais acelerado, e 15 horas após o treino a taxa de aceleração do metabolismo permanece 7% mais alta. Isso proporciona a queima de muitas calorias. É por isso que a musculação emagrece mais que os exercícios aeróbicos.

Mas muita gente diz que a musculação prejudica o emagrecimento

Muitas pessoas, e até mesmo profissionais de saúde, dizem que a musculação atrapalha o processo de emagrecimento, pois o praticante muitas vezes não vê o emagrecimento na balança.

O que a musculação faz é diminuir a porcentagem de gordura e aumentar a massa magra, e isso não quer dizer perder peso.

Mas o que você prefere, perder peso e ficar com um corpo flácido e enfraquecido, ou emagrecer fortalecendo os músculos, de maneira a ficar com um corpo mais bonito, atraente e saudável?

Cada caso é um caso, por isso você precisa saber muito bem o que deseja.

E o exercícios aeróbicos, é melhor parar de praticá-los?

A musculação emagrece mais que os exercícios aeróbicos, mas ela não faz milagres. É por isso que é importante você incluir também os exercícios aeróbicos na sua rotina, afinal, eles são grandes queimadores de gordura.

A combinação perfeita para acelerar o processo de emagrecimento é praticar exercícios de 3 a 4 vezes na semana (musculação e aeróbicos), e manter sempre uma dieta balanceada e saudável.

Dicas para fazer musculação com segurança

A musculação emagrece e proporciona vários outros benefícios para a saúde, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados com esse tipo de atividade física.

  • A musculação exige esforço, no entanto, você não deve exagerar. Respeite os limites do seu corpo, assim você emagrece sem prejudicar a saúde.
  • Não faça musculação por conta própria, siga sempre as orientações de um profissional competente e experiente.
  • Quando for começar a fazer musculação, explique para o professor quais são os seus objetivos (ganhar massa muscular, emagrecer, ficar mais saudável).
  • Antes de ir para a academia fazer musculação, é importante passar por uma avaliação médica.

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Douglas disse:

    As informações do blog são bem precisas. Não tem aquela questão de nos deixar em duvida com o que está escrito.

    Conteúdo de excelente qualidade;