Natação emagrece e melhora a saúde

Como eu sempre digo aqui no blog, para perder peso e manter um corpo sempre magro e saudável é preciso não apenas fazer uma dieta balanceada, é importante também mexer o corpo, ou seja, fazer alguma atividade física regularmente.

Existem vários exercícios que são bons para quem deseja emagrecer, inclusive, eu já publiquei uma lista com os 21 melhores. Mas e a natação, será que ela também emagrece?

A natação é um exercício muito bom para a saúde, mas não é o melhor para emagrecer, no entanto, a vantagem é que ela é excelente para melhorar o condicionamento cardiovascular, melhorar a função e a flexibilidade muscular.

Além disso, ela proporciona o movimento de todo o corpo, mas sem forçar as articulações.

A natação emagrece, mas os exercícios fora da água são mais eficazes

natação emagrece ótimoA natação emagrece, no entanto, alguns exercícios, como a corrida e o ciclismo, são mais eficazes para proporcionar perda de peso.

Isso acontece porque os exercícios intensos realizados fora da água queimam mais calorias que os exercícios intensos realizados dentro da água.

Quando você se exercita fora da água, o seu metabolismo fica acelerado por até 18 horas. Se você fizer exercícios de alta intensidade (como os mostrados nesses vídeos AQUI), seu corpo queimará gorduras por até 48 horas. Isso quer dizer que independente do que você fizer após os exercícios, seu corpo continuará queimando calorias por até 2 dias.

Os exercícios realizados dentro da água, como a natação, não provocam esse efeito impressionante. Isso acontece porque a água impede um aumento substancial da temperatura corporal, e o metabolismo não fica tão acelerado como acontece com a prática de exercícios fora da água.

É claro que a natação emagrece e ajuda a acelerar o metabolismo, no entanto, ela não é tão eficaz quanto os exercícios realizados fora da água.

Os estilos da natação que mais emagrecem

Se você deseja utilizar a natação para favorecer o seu processo de emagrecimento, tenha em mente que é preciso fazer mais que ficar nadando calmamente na piscina.

Como vimos, a natação emagrece, mas ela não queima tantas calorias quanto os exercícios realizados fora da água. Mas dá para conseguir alguns bons resultados com a natação, desde que você aposte em estilos mais intensos:

1 – O nado borboleta é a maneira mais rápida de emagrecer utilizando a natação, portanto, se você deseja resultados mais rápidos, aposte nesse estilo;

2 – O estilo livre é o segundo melhor, assim, ele também pode trazer alguns bons resultados, desde que seja praticado de maneira mais intensa;

3 – O nado de peito é o terceiro estilo mais eficaz quando o assunto é perda de peso;

4 – O nado de costas é o estilo menos eficaz, portanto, pode não trazer resultados tão significativos.

Para melhorar os seus resultados com a natação, é importante que você nade regularmente, pelo menos 4 vezes na semana, e durante 30 a 40 minutos, com intensidade moderada a intensa.

Pratique também outros exercícios, como caminhada e musculação, ou então faça alguns exercícios em casa, como esses que eu mostro nesse artigo.

Nadar melhora a saúde!

Apesar da natação não ser o melhor exercício para emagrecer, ela proporciona muitos outros benefícios para a saúde, portanto, vale a pena praticá-la.

A natação é um exercício que não força tanto as articulações, portanto, os riscos de lesões são bem menores, por isso ela é indicada para pessoas de todas as idades.

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!