O óleo de canola é saudável ou prejudica a saúde?

O óleo de canola é um óleo vegetal que muitas pessoas consideram como saudável, no entanto, ultimamente seus benefícios para a saúde estão sendo questionados, e isso tem feito surgir muitas dúvidas a respeito da real utilidade desse alimento para a manutenção da saúde humana.

Nesse artigo vamos falar sobre os principais benefícios que o óleo de canola pode proporcionar para a saúde. Vamos falar também das suas desvantagens e como utilizá-lo de maneira segura.

Os benefícios e desvantagens do consumo de óleo de canola

óleo de canola e saúdeO óleo de canola possui baixo teor de gordura saturada, não contém colesterol e possui bastante gordura monoinsaturada.

Devido as suas características, esse óleo ajuda a reduzir o colesterol ruim do sangue, o que é útil para manter a saúde do coração.

Alguns estudos científicos apontam que o óleo de canola também pode ser útil para melhorar a sensibilidade à insulina.

O ômega 3 e o ômega 6

O óleo de canola é uma fonte de ômega 3 e ômega 6. Os dois são considerados ácidos graxos essenciais, ou seja, o corpo humano precisa deles, no entanto, não consegue produzi-los, sendo necessário adquiri-los por meio da alimentação.

Mas existe um problema aqui.

O óleo de canola é muito rico em ômega 6, e apesar de ser importante para o funcionamento do corpo, o excesso de ômega 6 pode prejudicar a saúde.

O excesso de ômega 6 favorece a inflamação do corpo, e isso pode aumentar os riscos do surgimento do doenças crônicas como artrite, diabetes, demência, câncer e até mesmo doenças do coração.

Por causa da grande quantidade de ômega 6 que o óleo de canola possui, muitos profissionais de saúde têm recomendado trocar esse óleo por outros que tenham menores quantidades de ômega 6 e maiores quantidades de ômega 3 – uma boa opção seria o azeite de oliva extravirgem.

Outro problema com o óleo de canola, é que ele é um alimento processado. Isso quer fizer que ele passa por um processo de refinamento que acaba por torná-lo mais pobre em termos de nutrientes importantes para a saúde.

Então o uso de óleo de canola deve ser evitado a todo custo?

Não é preciso ser tão radical assim!

Tudo em excesso faz mal, portanto, para evitar problemas é preciso ser moderado e investir na diversificação.

Com isso queremos dizer que é possível incluir o óleo de canola na alimentação sem prejudicar a saúde, basta consumir esse alimento de forma moderada e utilizar outros óleos mais saudáveis ao invés de somente esse.

Sugestões de Leitura:

Considerações finais

Como vimos acima, o óleo de canola pode proporcionar alguns benefícios para a saúde, no entanto, é preciso consumi-lo de forma moderada, afinal, ele é um alimento altamente processado, e é preciso levar isso em consideração, pois os alimentos processados podem não ser tão saudáveis quanto parecem.

O azeite de oliva é uma ótima opção de óleo que você pode utilizar no seu dia-a-dia. Ele não é refinado, e possui muitos nutrientes importantes para a manutenção da saúde, no entanto, ele também deve ser consumido de forma moderada, pois em excesso favorece o ganho de peso.

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!