Óleo de coco emagrece mesmo? Dicas e recomendações

O óleo de coco é um alimento rico em gorduras saturadas, e é bastante utilizado na culinária. Mas se ele é rico em gorduras saturadas, porque existem tantas pessoas dizendo que o óleo de coco emagrece?

Apesar de ser rico em gorduras saturadas, o óleo de coco tem se tornado famoso entre as pessoas que desejam emagrecer. Os defensores desse óleo dizem que ele emagrece porque as gorduras saturadas que ele possui são triglicerídeos de cadeia média (TCM), diferente dos outros alimentos, que possuem triglicerídeos de cadeia longa.

Segundo alguns especialistas, os triglicerídeos de cadeia média são absorvidos mais facilmente pelo corpo, e convertidos em energia rapidamente, não ficando acumulados sob a forma de gordura. Esse efeito é o principal responsável pela fama emagrecedora do óleo de coco.

O óleo de coco emagrece, então posso consumi-lo sem receios?

óleo de coco emagrece dicasApesar de muita gente dizer que o óleo de coco emagrece, você precisar ter cuidado com esse alimento.

Como o óleo de coco é muito rico em gorduras saturadas, em grandes quantidades ele pode fazer você ganhar peso e aumentar o seu colesterol ruim, portanto, não abuse. A recomendação é consumir, no máximo, uma colher de sopa de óleo de coco por dia.

Você pode consumir o óleo de coco misturado com saladas, sucos de frutas, vitaminas e iogurtes. Pode também utilizá-lo na preparação de bolos e tortas.

Esse óleo pode ser utilizado também para finalizar pratos como peixe e arroz. A versão extravirgem é excelente para temperar saladas.

Outros benefícios do óleo de coco

Como vimos, existem alguns bons argumentos que sustentam a afirmação de que o óleo de coco emagrece. Mas esse óleo proporciona outros benefícios, veja abaixo.

Proporciona saciedade

A saciedade é uma grande aliada de quem deseja emagrecer, afinal, ela ajuda a evitar aquelas comilanças que levam mais calorias para dentro do corpo.

Algumas pesquisas revelaram que os triglicerídeos de cadeia média são capazes de ativar hormônios que freiam a vontade de comer. Isso quer dizer que se você utilizar o óleo de coco no seu café da manhã, por exemplo, a tendência é que você não sinta tanta fome, e consiga comer menos nas refeições seguintes.

Melhora o sistema imunológico

O óleo de coco possui duas substâncias importantes: o ácido láurico e o ácido cáprico. Esses ácidos são capazes de favorecer o bom funcionamento do sistema imunológico. Além disso, o óleo de coco ajuda o intestino a eliminar algumas bactérias nocivas que prejudicam a saúde.

É um aliado contra a prisão de ventre

As gorduras do óleo de coco contribuem para um melhor funcionamento do intestino, mas tome cuidado, pois em excesso o óleo pode provocar diarreia.

Ajuda você a ficar mais bonita

Estudos recentes têm demonstrado que o óleo de coco favorece a manutenção da elasticidade da pele. O óleo também tem propriedades antioxidantes, e ajuda a eliminar os radicais livres que provocam o envelhecimento precoce. O óleo de coco também pode ser adicionado a cremes, sendo excelente para hidratar os cabelos.

Conclusão

Como vimos, o óleo de coco pode ser utilizado por quem deseja emagrecer, porém, deve ser utilizado com cautela, pois em excesso pode provocar ganho de peso e favorecer o aumento do colesterol ruim.

Se você quiser incluir esse óleo no seu cardápio, tome bastante cuidado, não exagere. Além disso, mantenha sempre uma alimentação saudável, e não se esqueça de praticar atividades físicas com regularidade.

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!