Ômega 3 emagrece ou engorda? Saiba a verdade e perca peso

O ômega 3 é um ácido graxo essencial, mas que não é produzido pelo organismo humano. Porém, como ele é indispensável para a saúde, é necessário comer alimentos que sejam ricos nesse ácido. Mas será que o ômega 3 emagrece?

O ômega 3 emagrece, mas é preciso cautela

O ômega 3 emagrece porque ele tem um grande potencial anti-inflamatório. Mas como essa ação anti-inflamatória ajuda a emagrecer?

Quando comemos, os tecidos gordurosos secretam um hormônio chamado leptina, e o pâncreas secreta insulina. Esses dois hormônios agem juntos, e avisam ao cérebro quando é o momento certo de dizer que estamos satisfeitos e que podemos parar de comer.

Ômega 3 emagrece verdadeNo entanto, quando existem inflamações no organismo, elas atrapalham a troca de informações necessárias aos disparos dos sinais de saciedade. O resultado é que a pessoa come muito e acaba engordando.

O ômega 3 age diminuindo os processos inflamatórios, facilitando assim o funcionamento do sistema que controla a saciedade. O resultado é que a pessoa sente menos fome, come menos e evita o ganho de peso.

Além disso, o ômega 3 emagrece porque tem a capacidade de ativar uma proteína chamada PPAR-gama. Essa proteína é importante para melhorar os efeitos da insulina nas células, de maneira que a insulina consiga converter mais facilmente o açúcar em energia, evitando assim que os excessos se transformem em gorduras indesejadas.

O ômega 3 também ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares.

Cuidado! O ômega 3 em excesso pode engordar

O ômega 3 é gordura, e como toda gordura, pode fazer qualquer pessoa engordar quando o consumo é excessivo — vale lembrar que 1 g de gordura possui 9 calorias.

Para evitar exageros, consuma alimentos ricos em ômega 3 de 3 a 4 vezes na semana. Mas você não deve consumir esses alimentos fritos, e nem deve cozinhá-los em temperaturas muito elevadas. Esses processos destroem as propriedades benéficas do ômega 3.

Cozinhe os alimentos no fogo baixo, e no caso de peixes, prefira consumir grelhados.

Caso você resolva utilizar suplementação, o recomendado é tomar de 1 a 3g por dia de ômega 3. Mas vale procurar uma nutricionista para que ela prescreva uma quantidade adequada as suas necessidades.

Quais alimentos são ricos em ômega 3?

Os peixes são os alimentos que mais possuem ômega 3. O bacalhau, o cação, o salmão, a sardinha e o atum são os recomendados. No entanto, alguns outros alimentos também são fonte de ômega 3, como o brócolis, o espinafre, a semente de linhaça e a rúcula. A diferença é que esses alimentos possuem esse componente em menor proporção que os peixes.

Outros benefícios do ômega 3 para a saúde

O ômega 3 emagrece e traz vários outros benefícios para a saúde:

  • Ajuda no combate à depressão
  • É bom para melhorar a capacidade de aprendizagem
  • Diminui o estresse
  • Combate os sintomas da TPM
  • Melhora o sistema imunológico
  • Ajuda no desenvolvimento muscular

Considerações finais

Agora você já sabe que o ômega 3 emagrece, e sabe também que precisa consumi-lo moderadamente.

Além de consumir os alimentos ricos em ômega 3, é importante evitar alimentos industrializados, o excesso de consumo de sódio, açúcar e álcool. É importante também manter uma dieta saudável e equilibrada, e fazer exercícios físicos.

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. iranilson disse:

    estou tomando ômega 3, sim eu já sou magro, porventura poderá ocasionar emagrecimento excesso