Pão integral engorda ou isso é um mito?

Muitas dúvidas povoam a cabeça de quem está tentando emagrecer. São tantas informações, tantas receitas e dietas, que fica difícil saber o que realmente é verdade e o que não passa de puro sensacionalismo. Mas aqui falaremos a verdade sem enrolação, e agora vamos direto ao ponto. Você está tentando emagrecer e quer saber se pão integral engorda mesmo? Pois é, o pão integral, assim como o pão branco, pode fazer qualquer pessoa ganhar peso.

Calma, você não precisa parar de comer pão, veja abaixo o que fazer.

Pão integral engorda, mas ele não é um vilão

pão integral engorda ou isso é mentiraQuando se trata de emagrecer, é muito comum incluir na dieta o pão integral. Todo mundo sabe que é melhor consumir esse tipo de pão que consumir o pão branco. Mas você sabe por que o pão integral é melhor para a sua saúde e para a sua dieta?

Se você pensou que é porque ele possui menos calorias, saiba que isso é um engano. Por ser um alimento feito com farinha integral, ele possui mais calorias que o pão branco.

Então por que ele é bom para quem está fazendo dieta? A verdade é que o pão integral sacia bem mais rápido que o pão branco, isso porque ele possui uma maior quantidade de fibras. Para você ter uma ideia, uma fatia de pão integral sacia mais que duas fatias de pão branco.

Além de provocar saciedade mais rapidamente, o pão integral também é bom para regular o intestino e controlar os níveis de LDL (colesterol ruim) no sangue.

Se você come pão integral com frequência, certamente já percebeu que o processo de mastigação desse alimento é bem mais lento. Isso acontece por causa da grande quantidade de fibras. O processo de digestão do pão integral também é bem mais lento, e é isso que promove a sensação de saciedade mais rapidamente.

O nosso cérebro demora cerca de 20 minutos para entender que estamos comendo e que o alimento está enchendo o estômago, portanto, quando comemos muito rapidamente, o cérebro demora para dar o alarme de saciedade, então muitas vezes comemos bem mais que o necessário.

Agora você entende porque o pão integral é melhor que o pão branco? Ele dá mais tempo para o nosso cérebro, assim o alarme de saciedade é soado antes de comermos em excesso.

Pão integral e diabetes

Para quem tem diabetes, o pão integral pode ser um grande benfeitor. Isso porque a quebra do carboidrato presente no pão também é mais lenta, o que contribui para um controle maior dos níveis de glicemia no sangue.

Cuidados que você deve tomar ao consumir pão integral

Apesar de benéfico para a saúde, você precisa comer pão integral de maneira moderada, isso porque em excesso ele pode engordar até mais que o pão branco.

Não existe uma porção ideal, afinal, isso vai depender muito da sua altura, peso e necessidades nutricionais. Entretanto, alguns especialistas recomendam que sejam consumidas duas fatias por dia.

Tome cuidado também com os recheios. Não vá encher as fatias de pão com geleias açucaradas ou com muita margarina ou manteiga. Prefira sempre recheios como queijo branco magro, atum, verduras e legumes.

Finalizando

Agora você sabe que o pão integral engorda, mas que ele pode ser um grande aliado de quem deseja emagrecer, desde que consumido sem exageros.

Leia também: 05 dicas para perder calorias sem sofrimento

Este artigo lhe ajudou de alguma maneira? Deixe o seu comentário abaixo, nos ajude a criar sempre o melhor conteúdo!

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

  1. Vera Lucia Faria disse:

    Eu gostei da explicação sobre o pão integral

  2. Serafim disse:

    Por favor, tenho uma grande duvida em relação a pão integral e diabetes, eu explico: os açucares são prejudiciais á diabetes, o pão integral é muito mais rico em açucares naturais que outros pães comuns, isto, porque tem muito menos tempo de levedação, do que os ditos pães comuns, se durante a levedação, as células de levedura se alimentam dos açucares fermentescíveis, então o pão integral será muito mais rico em açucares. Porquê o pão integral levedar menos tempo? Porque os folículos da casca (celulose) do trigo, perfurariam o glúten que contém aprisionado o anidrido carbónico fabricado pelas células de levedura, e a massa perderia a sua consistência. Com os melhores cumprimentos sou mui respeitosamente:
    Serafim Fonseca

  3. douglas h oliveira disse:

    gostei muito dessa matéria , estou estudando sobre isso para informar meus seguidores, e isso ajudou muito.