Para perder peso você precisa ajustar a sua mentalidade

Se você tem muitas dificuldades para perder e manter o peso ideal ao longo do tempo, saiba que isso pode ocorrer devido a uma mentalidade incorreta.

Muitas pessoas hoje em dia sofrem com o efeito sanfona, assim, fazem dietas constantemente, e estão sempre emagrecendo e engordando. É claro que isso é muito frustrante, mas o pior é que as pessoas não percebem que muitas vezes esse problema se torna recorrente devido à mentalidade inadequada que elas desenvolveram ao longo do tempo.

Por que é tão importante ajustar a mentalidade?

mudar a mentalidadeUma das maiores razões que levam as pessoas a sofrer com o efeito sanfona é que elas têm uma mentalidade focada no curto prazo. Mas o que isso quer dizer?

Hoje em dia a palavra “dieta” remete a uma solução rápida que não precisa de muita mudança de hábitos. Na verdade, algumas dietas da moda que existem por aí só exigem que a pessoa praticamente pare de comer. O único esforço exigido é o jejum, e apesar disso ser um grande sacrifício, e potencialmente perigoso, geralmente dura poucos dias, portanto, a pessoa volta aos antigos hábitos alimentares logo que termina o regime, e na maioria dos casos, em pouquíssimos dias engorda tudo novamente.

As pessoas fazem dietas da moda porque estão focadas apenas no curto prazo. Elas imaginam que após o curto período da dieta poderão voltar a comer como antes. Porém, na maioria dos casos essas pessoas engordam novamente, se sentem frustradas, procuram outra dieta, e o processo frustrante se repete. Isso se torna um círculo vicioso que se estende ao longo da vida, caso não ocorra um ajuste na mentalidade.

Para evitar todo esse desastre é preciso ajustar a mentalidade para o longo prazo.

Ajustando a mentalidade

A manutenção do peso é tão difícil quanto à perda de peso, e em alguns casos pode ser até mais difícil, portanto, é preciso deixar o imediatismo de lado e entender que o processo de emagrecimento não é algo que acontece da noite para o dia.

Assim, ao invés de pular de dieta em dieta, é preciso que a pessoa mude seus hábitos, e isso quer dizer que ela precisa adotar uma alimentação saudável e balanceada, e manter uma rotina de exercícios físicos adequados.

Fazer escolhas alimentares saudáveis, e manter uma rotina de exercícios físicos, pode ser bem difícil, principalmente para quem já está há muito tempo sofrendo com o efeito sanfona, no entanto, é preciso entender que só assim será possível ter um corpo magro e mais saudável.

Mas a mudança de hábitos não pode acontecer apenas no que diz respeito à alimentação e aos exercícios. É preciso também focar em diminuir o estresse, a ansiedade e as autosabotagens.

No que diz respeito ao estresse e à ansiedade, se você sofre com isso, existem muitas formas de resolver esses dois problemas. Por exemplo, você pode trocar de trabalho, fazer terapia, fazer coisas relaxantes, etc. É claro que não é fácil vencer esses males, no entanto, se você não combatê-los, eles tornarão a sua vida muito mais difícil.

Autosabotagem: um problema muito sério

Quanto às autosabotagens, é preciso muita atenção para identificá-las e vencê-las. Por exemplo, se você deseja emagrecer, mas vive comprando guloseimas e guardando em casa, então está sabotando o seu próprio processo de emagrecimento. Pense bem, quando bate aquele nervosismo, ou aquela frustração, se tiver guloseimas em casa, ficará muito mais difícil não cair na tentação de comer algo doce para afogar as mágoas.

Outro exemplo de autosabotagem é quando você cai em tentação e come algo que não deveria comer, logo pensa: “já que estraguei tudo, então posso deixar os exercícios de lado só hoje. Ah, já que estraguei tudo, vou comer outras porcarias, afinal, já desandou tudo mesmo”.

Esses são apenas alguns exemplos de autosabotagem. Se você prestar atenção, conseguirá identificar outras autosabotagens que estão destruindo o seu processo de emagrecimento saudável.

As autosabotagens podem ser difíceis de identificar e vencer, afinal, elas te iludem, assim, você não as enxerga claramente. Para vencê-las, muitas vezes é necessário procurar ajuda de um profissional especializado, nesse caso, o apoio de um psicólogo cognitivo-comportamental pode ser de grande valia.

Considerações finais

Mudar a mentalidade é algo essencial para quem deseja realmente emagrecer e manter o peso ideal ao longo do tempo.

Ajustar a mentalidade não é uma tarefa fácil, portanto, você precisa de muita paciência e força de vontade para vencer esse desafio. Além disso, é preciso evitar se culpar por eventuais fracassos, pois quanto mais você se culpa, mas difícil se torna manter a motivação para alcançar os seus objetivos. Se você fracassar, levante-se e siga em frente, não pare para ficar se culpando ou reclamando.

Para facilitar a sua mudança de mentalidade é importante contar com a ajuda de profissionais, como médicos, nutricionistas, educadores físicos e psicólogos.

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. Jussara disse:

    Concordo plenamente! A mentalidade é o que nos dá força e motivação para continuar com os hábitos saudáveis que ajudarão a emagrecer!

  2. Lidiane disse:

    Eu sempre escolho um dia da semana para comer essas guloseimas, assim consigo manter o fogo durante o resto da semana sem paranoia.

  3. Rosana disse:

    oi CRISTIANO. Vejo que vc me pegou em cheio no requesito comprar guloseimas e escondelas, pois sou uma pessoa nervosa e ao ter um ataque de nervos, vou ao meu esconderijo e como o que tiver. Por esse motivo tenho que buscar em min uma motivacao para me ajudar a perder peso com saude. Sei que vai ser dificil, mais eu vou vencer com suas orientacoes. Obrigada pela forca.