Pimenta emagrece e previne o câncer: dicas e cuidados

Alguns tipos de pimenta podem ajudar a prevenir doenças e até mesmo contribuir para a perda de peso. Mas apesar de ser verdade que pimenta emagrece, é preciso tomar cuidado e não exagerar no consumo desse alimento, pois em excesso, a pimenta pode causar alguns problemas de saúde.

Por que a pimenta emagrece?

Não são todas as pimentas que são capazes de ajudar na perda de peso. As pimentas que emagrecem são do gênero conhecido como Capsicum. Essas pimentas emagrecem porque elas possuem uma substância chamada capsaicinoides.

São pimentas que pertencem ao gênero Capsicum: biquinho, dedo-de-moça, pimenta de bode, chapéu de frade, cumari-do-pará, murupi, pimenta de cheiro, jalapenõ.

pimenta emagreceA pimenta é capaz de aumentar o gasto calórico do organismo, já que ela é um alimento termogênico. A substância que provoca esse efeito é a capsaicina. Essa substância é tão poderosa, que é capaz de aumentar a taxa metabólica em até 20%, assim, o consumo de apenas 6 gramas de pimenta pode fazer você queimar até 45 calorias.

Além de provocar queima de calorias, a pimenta emagrece também porque ela ajuda a diminuir o desejo de comer alimentos ricos em proteínas, carboidratos e gorduras. Segundo alguns estudos, isso acontece porque a pimenta interfere no funcionamento do sistema nervoso simpático, o que leva a alteração do comportamento alimentar.

Outros benefícios da pimenta para a saúde

A pimenta emagrece, mas esse não é o único benefício que ela é capaz de proporcionar.

As pimentas do gênero Capsicum possuem muita vitamina C, e são ótimas para ajudar o sistema imunológico a manter o organismo sempre livre de infecções. As pimentas também protegem contra os radicais livres, aumentam a resistência dos dentes e dos ossos, e ainda são capazes de otimizar a absorção de ferro no organismo.

A vitamina E também está presente nas pimentas, portanto, esse alimento é um poderoso antioxidante, capaz de combater o envelhecimento precoce e afastar alguns tipos de doenças crônicas.

Por possuírem carotenoides e capsaicinoides, as pimentas são importantes aliadas que melhoram o funcionamento da visão, ajudam a afastar doenças cardiovasculares e câncer, combatem inflamações, melhoram o funcionamento da digestão e reduzem os níveis de colesterol ruim.

No que diz respeito à prevenção do câncer, pesquisas científicas já comprovaram que a capsaicina presente nas pimentas é capaz de ajudar no combate ao câncer de próstata, câncer de ovários e mama.

Como consumir a pimenta para emagrecer

Como vimos, a pimenta emagrece, no entanto, esse é um alimento que deve ser consumido moderadamente, pois em excesso, pode causar alguns problemas de saúde.

Para emagrecer você pode comer a pimenta uma ou duas vezes ao dia, não mais do que isso. Consuma a pimenta fresca, e evite o consumo de molhos condimentados, pois eles contêm muito sódio.

Quem não deve consumir a pimenta

A pimenta é um alimento saudável, no entanto, se você sofre com problemas como úlcera, gastrite e hemorroidas, evite consumir esse alimento.

Dicas finais

A pimenta emagrece e proporciona vários outros benefícios para a saúde, mas ela não é um alimento milagroso, portanto, se você realmente deseja emagrecer e manter o peso ideal ao longo do tempo, precisa também manter uma dieta balanceada a fazer atividades físicas pelos menos 3 vezes por semana.

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!