Pular corda emagrece mais que caminhar ou correr?

Pular corda emagrece mais que caminhar ou correr, isso porque é um dos exercícios aeróbicos mais completos e eficientes para acabar com as gordurinhas indesejadas. Além disso, esse treino é excelente para modelar as curvas e deixar as suas pernas e bumbum bem durinhos.

Mas antes de começar a dar os pulinhos, você precisa saber como fazer o treino de maneira correta, já que pular corda é um exercício de alto impacto que pode provocar lesões, caso seja realizado de maneira incorreta.

Pular corda emagrece até 4 kg em 15 dias

Pular corda é um exercício aeróbico que faz o seu corpo queimar muitas calorias. Para você ter uma ideia, 30 minutos de treino podem eliminar até 400 calorias. Isso significa que se você praticar 30 minutos diários durante 15 dias, poderá perder aproximadamente 4 kg.

pular corda emagrece

Pular corda queima mais calorias que caminhar, correr ou pedalar, isso porque exige um esforço corporal muito maior que esses outros exercícios.

Esse exercício, além de ajudar você a emagrecer, fortalece seu coração e pulmão, já que estimula o sistema cardiorrespiratório.

Quando você pula corda, o exercício estimula a circulação e o suor, isso promove a eliminação de toxinas, o que é excelente para ajudar no combate à celulite. Agora você tem mais um motivo para começar a praticar o exercício com regularidade.

Pular corda emagrece, mas você deve ir com calma

Apesar de ser um exercício muito divertido e prazeroso, pular corda pode também causar problemas, caso você não dê atenção a alguns fatores importantes.

Se você está há muito tempo sem fazer nenhum tipo de exercício, deve começar devagar. Comece praticando apenas 10 minutos 03 vezes por semana, e faça uma caminhada durante 20 minutos para completar 30 minutos de exercícios.

Depois de algum tempo, quando você já tiver ganhado mais habilidade e fôlego, pode fazer o exercício durante 30 minutos, 02 ou 03 vezes por semana.

Se você está muito acima do peso, é melhor não pular corda, isso porque o exercício pode acabar machucando as suas articulações. O mesmo vale para quem tem problemas nos joelhos ou tornozelos.

Pessoas com hipertensão ou problema cardiovascular também não devem praticar esse exercício.

Como pular corda corretamente

Antes de começar a praticar o exercício você precisa comprar uma corda adequada. Compre uma corda de vinil, couro ou plástico. As feitas de sisal ou náilon devem ser evitadas, pois são muito leves e podem atrapalhar o seu desempenho ou mesmo provocar acidentes.

Ao comprar uma corda, certifique-se de que ela é proporcional à sua altura, para fazer isso, pegue a corda, e de pé, pise no meio dela e segure as extremidades, se elas alcançarem a sua cintura, quer dizer que a corda serve para você.

Escolha um local aberto para praticar o exercício. Caso não seja possível praticar num local aberto, certifique-se de que o local tenha boa ventilação, e não se esqueça de observar a altura do teto, pois tetos muito baixos podem provocar acidentes.

Prefira praticar o exercício em locais com pisos emborrachados. Se for pular corda em pisos de asfalto, concreto ou mármore, calce um tênis com bons amortecedores. Uma boa opção é colocar um tapete debaixo dos pés.

Pular corda é um exercício aeróbico de impacto, e pode fazer o seu organismo perder muita água, portanto, é importante consumir bastante água durante e depois do treino.

Faça alongamentos antes e depois de pular corda. Cinco minutos antes e cinco depois já é o suficiente para evitar dores e lesões.

Na hora do exercício, comece pulando com os dois pés, e aterrisse com a parte da frente dos seus pés. Depois pule com as suas pernas bem estendidas, e no momento de aterrissar, faça isso com os joelhos dobrados.

Os iniciantes costumam não lidar muito bem com a corda, exageram nos pulos e nos movimentos dos braços. Para se acostumar com o acessório, uma dica é você girar a corda ao lado do seu corpo, igual uma pessoa faz quando bate a corda para outra pular. Toda vez que ela tocar o chão, você deve dar um pulo, assim você se acostuma e logo pode pular corda normalmente.

Mude o ritmo e potencialize os efeitos do exercício

Você pode potencializar os efeitos do exercício mudando o ritmo do treino. Por exemplo: pule 30 segundos devagar, em seguida pule outros 30 segundos numa velocidade moderada, depois pule mais 30 segundos bem depressa. Descanse um pouco e repita, até completar 10 minutos de exercício (caso você seja iniciante. Se você não for tão iniciante assim, repita a série até completar 30 minutos).

Pular corda emagrece, mas…

Pular corda emagrece, mas mesmo assim você precisa dar atenção à maneira como se alimenta. Não adianta nada pular corda todos os dias e continuar comendo porcarias.

Para emagrecer de verdade você precisa também cuidar muito bem da sua alimentação, se não fizer isso, não conseguirá alcançar os resultados que deseja.  

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

39 Comentários

  1. Fabricio disse:

    Sem tempo para praticar certos exercícios e com o corpo (barriga) indesejável resolvi pesquisar um q que eu conseguiria adaptar a minha rotina, achei e gostei muito da ideia *pular corda, achei e comecei hoje… depois conto o resultado, vlw…

  2. ELIANE MARQUES DA SILVA disse:

    GOSTARIA DE OBTER UMA INFORMAÇÃO, SOU HIPERTENSA, MS NÃO PASSO MAL A TOA, SÓ QUANDO ME ABORREÇO, TOMO MEUS REMÉDIOS PRA PRESSÃO ALTA, ESTOU BEM ACIMA DO PESO ACHO EU, TENHO 50 ANOS E PESO 78 KG, MINHA ALTURA 1,67. NA SUA OPINIÃO QUANTOS QUILOS DEVO PERDER, NÃO TENHO TEMPO DE IR AO MÉDICO PARA VERIFICAR ESSE DETALHE, TRABALHO .O DIA TODO, E OUTRO DETALHE, NÃO SOU DE COMER MUITO, MAS TENHO RETENÇÃO DE LIQUIDO, ISSO JÁ ME INFORMARAM, EU QUERIA FICAR COM MEUS 55 QUILOS DE NOVO SERÁ POSSÍVEL? ESSA É MINHA DÚVIDA.

    • Cristiano Costa disse:

      Olá Eliane,

      Você pode utilizar o cálculo do IMC para ter um ideia de quantos quilos precisa perder.

      Para emagrecer você pode seguir uma dieta saudável e praticar exercícios físicos. Mas de qualquer maneira, como você é hipertensa, recomendo que procure um médico e faça uma avaliação antes de iniciar o processo de emagrecimento.

      Abraços!

  3. nina disse:

    peso 100 kilos, tem algum problema se pular corda?

    • Cristiano Costa disse:

      Olá Nina!

      Recomendo que você vá com calma, pois pular corda é um exercício que pode causar grandes impactos nas articulações. Consulte seu médico antes de começar a fazer exercícios.

      Abraços!

  4. Michelle disse:

    Oi! Eu peso 82 quilos e tenho 1,69 de altura. Faria mal a prática desse exercício ou eu posso pular corda sem problemas?

    • Cristiano Costa disse:

      Olá Michelle!

      Quem está muito acima do peso não deve pular corda. Nesse caso, é melhor começar com um exercício de baixo impacto, como bicicleta ergométrica ou hidroginástica.

      Abraços!

  5. Mailso Almeida disse:

    Ola, eu tenho 83kg e tenho 1,71 de altura , nesse caso seria uma ma escolha eu pular corda pelo meu peso ?

    • Cristiano Costa disse:

      Olá Mailso,

      No seu caso, seria melhor começar com um exercício mais leve, como caminhada por exemplo, depois, quando você tiver perdido alguns quilos, começar a pular corda.

      Abraços!

  6. Mailso Almeida disse:

    Ate qual peso pode pular corda sem causar grandes impactos nas articulações ?

  7. kevin disse:

    a pessoa pode pular todos os dias tenho peso ideal só vou fazer mesmo por que bem pro cérebro????

  8. Pulava muita corda quando criança agora eu prefiro outros exercicios, porem pra quem gosta vale muito a pena.

  9. Israel disse:

    Tenho 1,61 e tenho 64 kg ,faria mal se eu começar a pular corda ?

  10. Bruno disse:

    Boa Tarde. Pratico boxe e faz um bom tempo que não pulo corda. tenho 108kg e 1,80 de altura. começo, pelo menos 2 vezes por semana?

  11. Thais disse:

    Tenho 15 anos, 1,51 de altura e peso 64,7 kg, pesava 70kg, to na dieta faz 3 semanas, bem feliz com os resultados, mas ate hj n fiz nem um exercício, será q posso pular corda?

  12. Nayana Ciuro disse:

    Tenho 1,71m de altura e peso 68kg, será que devo ou não pular corda?

    • Cristiano Costa disse:

      Olá Nayana!

      Se você não tiver nenhum problema nas articulações, e se já tiver hábito de fazer atividades físicas, esse exercícios pode te ajudar a entrar em forma.

      Abraços!

  13. John alencar disse:

    Olá, so estou com umas gorduras na barriga, nada exagerado, mas desde ja eu quero controlar isso, cortar o mal pela raiz. o exercicio eu entendi a teoria, mas quero umas dicas sobre alimentação, em especial em comer vatapa todas as tardes como merenda. se for calorias demais oq seria mais apropriado?

    • Cristiano Costa disse:

      Olá John,

      Aqui no blog você encontra diversas dicas sobre alimentação. Navegue com calma e confira os vários artigos sobre o tema.

      Abraços!

  14. Ananda disse:

    Oláa, peso 57kg e tenho 1,60 de altura. É indicado eu pular corda todos os dias? Quero perder peso rápido.. Estou em uma dieta regulada comendo de 3 em 3 horas (alimentos saudáveis).

    • Cristiano Costa disse:

      Se você não tiver nenhum problema de saúde ou nas articulações, pode pular corda sim. Mas de qualquer maneira, é sempre importante procurar orientação médica antes de começar uma rotina de exercícios.

      Abraços!

  15. Cris disse:

    Comecei a pular corda fazem duas semanas, todos os dias de seg a sexta 10 minutos, emagreci 04 kilos. Muito feliz!!!

  16. Carla disse:

    Mais essa perda de peso foi somente com o exercício de pular corda ou você esta fazendo uma dieta também?

  17. Larissa disse:

    Pode pular corda todos os dias? Ou isso pode causar lesão?

    • Cristiano Costa disse:

      Olá Larissa!

      Como eu disse no artigo, é preciso ir com calma, não é recomendado pular corda todos os dias, principalmente quando se está há muito tempo sem fazer exercícios físicos. Veja no artigo as recomendações sobre essa questão.

      Abraços!

  18. Priscila disse:

    Olá, é verdade que se pular corda todos os dias pode deixar os ombros largos? esse é meu maior medo. :/

  19. Ola marta mb disse:

    Eu tenho 61.50 kl minha altura 1.65 mas gostaia de ficar co 55 k poso pular corda sen pobrema

  20. luana disse:

    oii.
    tenho 66kg e 1,59 de altura.
    quero emagrecer 6kg
    pulando corda será que emagreço?

  21. nalva disse:

    fazendo corretament quantos quilos pod se elimina em um mes.

  22. Denise Azevedo disse:

    Boa tarde, tenho 72 quilos e minha altura é 1.50 cm, já faço caminhada quatro vezes por semana, posso pular corda.

  23. vanderlan garcia costa disse:

    gosto muito de pular corda e sinto os resultados favoraveis
    tenho 1,89 e pesava 115kg quando comecei a pular corda, ja passou 2 meses e estou com 107kg continuo pulando diariamente no minimo 30min consigo aumentar e variar os pulos,aprendi vendo varios videos que ensinam pular de forma simples com baixo impacto fazendo 30seg intervalo de15seg essa é a minha atividade fisisca aos 46 anos que faço brincando até meus filhos falam que o pai tá parecendo atleta

  24. Leticia Reis disse:

    Oi, tenho 1,62 de altura e peso 66kg , n sou tão sedentaria assim, meu problema é alimentação, mas se eu pulasse corda teria algum problema?

  25. Vinicius Primeiro disse:

    Parabéns pelo seu texto !!
    Muito bacana e as dicas são boas !!

  26. Gabriel Correa disse:

    Na verdade a corda tem que estar mais ou menos na altura do estômago, na altura da cintura fica muito curta, porque deve-se considerar a distância entre uma mão e outra na hora de pular.
    (Digo pois faço boxe a 5 anos )
    espero ter ajudado ^^

  27. ana claudia da silva disse:

    olá bom dia tenho 1,60 de altura e peso 73 kilos e tenho 23 anos voce acha que se eu comesar a pular corda eu vou conceguir chegar nos meus 63 kilos tão sonhados

  28. lorenna disse:

    Comecei a pular corda dia 23 de novembro e faço dieta a 2 meses eliminei 10 kilos. Dia 20 de dezembro volto aos comentários para ver c deu certo ou nao. Obs peso inicial 76 kilos

  29. Ana teixeira disse:

    Eu pesava 65,4 kg e tenho 1,62 m. todos os dias eu caminho 1h45min. Agora estou pesando 60KG. Eu posso pular corda ?