Purê de batata engorda? Ou será que posso comer sem preocupação?

Purê de batata engorda, ou será que isso é um mito? Se você deseja perder peso, mas adora comer um delicioso purê de batata, precisa ficar atenta(o), pois dependendo dos ingredientes utilizados na preparação de purê, e dependendo também da quantidade que você comer, esse alimento pode sim favorecer o ganho de peso.

Purê de batata engorda: saiba todos os detalhes

pure-de-batata-engorda-pois-aumenta-indice-glicemicoA batata é um alimento de alto índice glicêmico, e por isso, ela pode favorecer o ganho de peso quando consumida em excesso, ou juntamente com outros alimentos de alto índice glicêmico.

Mas o que quer dizer alto índice glicêmico?

O índice glicêmico (IG) é uma forma de medir o impacto que um alimento terá sobre o aumento da quantidade de açúcar no seu sangue após você o consumir. É importante entender que o aumento dos níveis de açúcar no sangue provoca uma grande liberação de insulina na corrente sanguínea, e isso não é bom.

A insulina é um hormônio que provoca armazenamento de gordura, e por isso, quanto mais insulina for liberada na sua corrente sanguínea, maiores as chances de seu corpo acumular mais gordura. Por isso, comer grandes quantidades de alimentos de alto índice glicêmico pode não ser uma boa ideia para quem deseja perder peso.

Os ingredientes do purê de batata

Os alimentos de alto índice glicêmico são ricos em carboidratos simples (são exemplos desses alimentos, o pão branco, doces e a batata), e dependendo da maneira como eles são preparados, podem se tornar ainda mais engordativos.

No caso de purê de batata, se você acrescentar na receita ingredientes como manteiga e queijo, naturalmente ele se tornará um pouco mais engordativo.

Por outro lado, se você acrescentar ingredientes como alho, cebola, salsinha, ou azeite, por exemplo, seu purê será um pouco menos engordativo.

Os acompanhamentos

O que você come com o purê de batata também tem um impacto sobre a maneira como as batatas são aproveitadas pelo seu organismo.

Por exemplo, comer o purê acompanhado de alimentos que possuem proteína e gordura saudável, pode mudar de maneira positiva a velocidade com que o açúcar das batatas é liberado na corrente sanguínea.

A quantidade

A quantidade de purê que você come também pode influenciar na quantidade de açúcar que vai para a sua corrente sanguínea.

Você pode estar comendo um alimento de alto índice glicêmico como o purê de batata, mas se comer apenas uma pequena quantidade, o impacto do IG não será tão prejudicial.

Assim, o impacto do purê de batata no aumento dos níveis de açúcar no sangue pode ser minimizado pela ingestão de uma quantidade menor do alimento.

Considerações finais

As batatas são alimentos muito consumidos no mundo inteiro, e elas têm muito a oferecer, pois são ricas em nutrientes como o potássio, vitamina C, vitaminas do complexo B, ferro e magnésio.

No entanto, por causa da grande quantidade de carboidratos que possuem, elas podem ter um impacto importante nos níveis de açúcar no sangue quando são consumidas sozinhas. Por isso o purê de batata é considerado um alimento de alto índice glicêmico, e é por isso também que ele pode favorecer o ganho de peso.

Para diminuir esse efeito indesejável, uma saída interessante é comer o purê de batata juntamente com outros alimentos que oferecem fibras, proteínas e gorduras saudáveis.

Por último, se você está seguindo uma dieta saudável, e deseja comer purê de batata, converse com a sua nutricionista, para que ela te ajude a determinar a quantidade que você poderá comer em cada refeição.

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!