Qual a diferença entre perda de peso e queima de gordura?

Perder peso é diferente de queimar gordura, e você precisa conhecer essa diferença para evitar cair em armadilhas que podem atrapalhar o seu processo de emagrecimento.

Se o seu objetivo é conquistar um corpo mais bonito e saudável, leia o artigo abaixo e saiba agora mesmo como emagrecer de forma correta, sem correr o risco de prejudicar a sua saúde em sem dar forças ao efeito sanfona.

Entenda a diferença entre perda de peso e queima de gordura

diferença entre perda de peso e queima de gorduraO corpo humano é formado por diversos componentes, portanto, o peso corporal é a soma da massa de vários elementos, como ossos, músculos, água, gordura, etc.

Assim, quando o peso corporal diminui, estamos falando da diminuição de qualquer um dos componentes do corpo.

Por outro lado, quando falamos em emagrecimento, estamos nos referindo à perda de gordura somente, ou seja, estamos falando da queima do tecido gorduroso, aquele que pode prejudicar a saúde.

A queima de gordura acontece quando o nosso corpo utiliza as reservas de gordura disponíveis para obter energia. Essa queima pode resultar ou não em perda de peso.

Então, você deve entender que só porque alguém está perdendo peso, não necessariamente está perdendo gordura. Da mesma forma, só porque alguém faz atividades físicas que provocam alta queima de gordura, não necessariamente vai perder peso, afinal, pode estar ganhando mais massa muscular com isso, e músculos pesam.

O que fazer para aumentar a queima de calorias e emagrecer

Para aumentar a queima de gordura e emagrecer você precisa fazer a coisa certa, e isso não inclui dietas da moda e nem exercícios feitos de qualquer maneira.

Manter uma alimentação saudável e praticar exercícios adequados aos seus objetivos são os passos básicos para conseguir queimar mais calorias e emagrecer com saúde e de maneira sustentável.

Além disso, você precisa ter calma, pois perder gordura não é algo que acontece da noite para o dia.

Fazer uma dieta restritiva até pode provocar uma grande perda de peso em curto espaço de tempo, no entanto, é preciso ter em mente que esse tipo de dieta pode resultar em um emagrecimento ilusório, pois o que ocorre na maioria dos casos não é perda de gordura, mas sim perda de água e músculos.

Emagrecimento ilusório não se mantém, pois rapidamente o corpo dá um jeito de ganhar o que perdeu, e você acaba sofrendo com o efeito sanfona, e você não quer isso, certo?

Não fique presa(o) aos números

Ao invés de usar apenas o seu peso como uma métrica infalível para medir o progresso do seu processo de emagrecimento, seja esperta(o) e busque outras maneiras de avaliar os seus progressos.

>> Como se pesar corretamente

Você pode usar recursos como o cálculo de IMC. Observar a perda de medidas em torno da cintura, e observar sinais de definição muscular também são recursos úteis, no entanto, você não deve se limitar a isso.

A melhor maneira de medir o seu progresso é por meio de avaliações com especialistas, que podem fazer exames especializados e dizer com grande margem de segurança como está o percentual de gordura no seu corpo.

Isso pode soar como algo trabalhoso e até mesmo caro, no entanto, para que você emagreça com segurança, e de forma inteligente, é preciso tomar certos cuidados. É claro que você pode optar por fazer tudo sozinha(o), contudo, o seu caminho se tornará mais fácil e certeiro ao contar com a ajuda de profissionais especializados.

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!