Quanto tempo leva para o alimento se tornar gordura no corpo?

Depois que o alimento é digerido e metabolizado, o destino da energia vai depender muito do que o seu corpo precisa, portanto, nem sempre um alimento se transformará em gordura no seu corpo, ou deixará de se tornar gordura. Há diversos fatores que determinam a taxa metabólica e a maneira como o seu corpo utilizará o alimento.

Até mesmo o tempo de digestão varia de pessoa para pessoa, contudo, é possível fazer algumas estimativas quanto ao tempo que o alimento demora para ser aproveitado pelo organismo.

Quanto tempo o organismo leva para digerir o alimento?

Demora de 6 a 8 horas para a comida passar pela boca, pelo esôfago, chegar ao estômago e ir para o intestino delgado.

tempo que o alimento leva para se tornar gorduraO estômago funciona como um liquidificador super poderoso. Fortes contrações musculares, aliadas com o suco gástrico, algumas enzimas e ácidos transformam as partículas do alimento em uma pasta praticamente líquida. Depois a comida vai para o intestino delgado.

É no intestino delgado que acontece a maior parte da absorção dos nutrientes. O fígado e o pâncreas liberam substâncias que digerem as gorduras e os macronutrientes, e facilita a absorção para a corrente sanguínea.

Tudo aquilo que não é absorvido no intestino delgado vai para o intestino grosso, e nele, o material alimentar que não será utilizado pelo corpo pode demorar de 30 a 40 horas para ser eliminado através das fezes.

No intestino grosso acontece a absorção da água e sais, e também a síntese de algumas vitaminas importantes (existem algumas bactérias que fazem essa síntese).

Quando você se alimenta, os nutrientes presentes no alimento podem chegar à corrente sanguínea em menos de 10 horas, no entanto, as partículas de alimento que não serão utilizadas pelo corpo podem demorar de um a dois dias para ser eliminadas, ou até mais.

O tipo de alimento que você come também pode interferir no tempo que o organismo leva para digerir, absorver os nutrientes e eliminar os dejetos.

As fibras diminuem a absorção de gordura e açúcar. As proteínas demoram um pouco mais para se metabolizadas.

Os carboidratos simples são nutrientes que são absorvidos rapidamente, e fornecem energia instantânea.

Como o seu corpo utiliza a energia fornecida pelos alimentos

O alimento que é digerido e absorvido pelo organismo pode ser utilizado imediatamente como combustível, ou não. Não existe uma equação simples que esclareça onde e como a energia será utilizada. Existe uma série de fatores que pode afetar a maneira e o tempo em que o seu corpo utilizará a energia fornecida pelos alimentos.

Mas se você consumir alimentos ricos em carboidratos simples, a insulina terá um papel importante no que diz respeito ao destino da energia fornecida pela comida.

Dentre as principais funções exercidas pela insulina está o armazenamento. Esse hormônio ajuda a levar o açúcar fornecido pelos alimentos para dentro das células. O açúcar pode ser utilizado como energia imediatamente, ou então armazenado sob a forma de glicogênio ou gordura.

Se você é uma pessoa sedentária, e passa a maior parte do tempo sem fazer nenhum tipo de exercício, e costuma comer alimentos pouco saudáveis, as chances de que o seu corpo não precisará utilizar muita energia para alimentar seus músculos ou para reparar os estoques de glicogênio são mais elevadas. Nesse caso, ele poderá armazenar a energia sob a forma de gordura.

No entanto, o corpo também utiliza a energia fornecida pelos alimentos para produzir hormônios, reparar tecidos, fazer novas células e manter processos importantes, como a respiração, por exemplo.

Por isso, só porque você fez uma refeição muito rica em calorias não quer dizer que toda a energia dos alimentos que você ingeriu vai se transformar em gordura no seu corpo. O processo metabólico é bem mais complexo do que isso, e a ciência ainda não entende completamente os meandros do funcionamento do metabolismo do corpo humano.

Quanto tempo leva para uma dieta inadequada prejudicar o seu corpo

Se você não costuma seguir uma dieta saudável, e está sempre se rendendo ao prazer de comer alimentos prejudiciais, é melhor ler com bastante atenção as informações abaixo.

Um estudo realizado por pesquisadores da Virginia Polytechnic Institute and State University concluiu que uma dieta inadequada pode provocar alterações no organismo em apenas 5 dias.

Segundo os resultados do estudo, se uma pessoa saudável manter uma dieta rica em gorduras não saudáveis por apenas 5 dias, já correrá o risco de prejudicar o metabolismo do corpo.

Esse estudo mostrou que os hábitos alimentares pouco saudáveis mantidos a curto prazo também podem aumentar os riscos do surgimento de problemas como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Se quiser conferir todos os detalhes sobre o estudo acesse aqui.

Conclusão

Como vimos, o processo de digestão é bastante complexo e cheio de meandros. Mas uma coisa é certa: manter uma dieta balanceada e saudável é sempre o melhor caminho para emagrecer, manter o peso ideal e a saúde.

Não podemos nos esquecer também de que abandonar de vez os hábitos sedentários é tão importante quanto manter uma dieta adequada.

Leia Também:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. Marcelo disse:

    Muito boa a matéria, parabéns pelo conteúdo de primeira!

  2. simonir disse:

    muito boa a matéria bem esplicada tira muitas duvidas da nossa cabeça

  3. Parabéns pelo conteúdo, muito bom