Reeducação alimentar para emagrecer: saiba por que funciona

A reeducação alimentar para emagrecer funciona porque ela não exige atitudes radicais, e permite que a pessoa coma de tudo, mas na medida certa. Ela consiste em adotar costumes mais saudáveis, de maneira que novas práticas sejam incorporadas à vida da pessoa que se proponha a segui-la.

Como fazer reeducação alimentar para emagrecer

Para fazer a reeducação alimentar para emagrecer você precisa ter disposição e disciplina para abandonar alguns saiba como fazer reeducação alimentar para emagrecerhábitos alimentares prejudiciais, e precisa policiar-se para não cair no conto das “dietas da moda”. A dica é: se você deseja emagrecer e manter o peso a longo prazo, esqueça as dietas restritivas.

As dietas muito restritivas (ou dietas da moda) levam a uma perda de peso muito rápido, entretanto, elas não fazem você perder gorduras, na maioria das vezes provocam apenas perda de líquidos e de massa muscular.

O seu organismo interpreta uma dieta muito restritiva como uma ameaça, então ele armazena energia em forma de gordura para sofrer menos da próxima que você decidir seguir uma dieta maluca. A verdade é que passar fome provoca um efeito contrário ao desejado, ou seja, ao invés de você perder gordura, o seu corpo acaba é armazenando mais gorduras ainda.

Para ajudar você a emagrecer utilizando a reeducação alimentar, preparamos algumas dicas importantes que podem ajudar bastante:

1 – Evite seguir cardápios muito monótonos

Cardápios muito monótonos podem levar o seu organismo a sofrer com carência de nutrientes, além disso, podem fazer você cair em tentações, pois ninguém consegue ficar a vida inteira seguindo uma dieta da sopa, por exemplo.

O ideal é sempre ter uma alimentação bastante variada.

2 – Não fique o tempo todo preocupada com as calorias

Se você ficar apenas pensando nas calorias, correrá o risco de não ingerir os nutrientes necessários para o bom funcionamento do seu organismo, portanto, é melhor pensar numa alimentação saudável, e não apenas em quantas calorias você está ingerindo.

3 – Nunca se esqueça de tomar bastante líquidos

Os líquidos são muito importantes para a saúde do seu corpo, portanto, nunca se esqueça de tomar de 08 a 10 copos de água por dia.

4 – Consuma alimentos poderosos

Prefira consumir alimentos integrais e com baixa quantidade de gordura saturada.

5 – Não seja uma prisioneira da sua dieta

Você não precisa excluir alimentos da sua dieta, apenas precisa saber quais alimentos são melhores para o seu organismo, e ficar de olho na quantidade e na periodicidade do consumo de alimentos que provocam ganho de peso.

Está pensando em fazer reeducação alimentar? Confira um exemplo de cardápio saudável

Veja abaixo um exemplo de cardápio saudável interessante, principalmente para quem deseja emagrecer sem fazer dietas restritivas. Mas lembre-se, para iniciar a sua reeducação alimentar, você precisa procurar uma nutricionista para que ela te ajude a montar um cardápio adequado aos seus objetivos e as características do seu organismo.

Fazer dieta sem orientação de uma nutricionista pode ser ineficaz e até mesmo perigoso, portanto, fique atenta.

No café da manhã, uma boa dica é tomar 01 xícara de chá de leite semi-desnatado, se preferir, pode colocar adoçante e café. Coma também 02 fatias de pão integral e ½ mamão papaia.

Umas 02 horas após o café, comer 01 barrinha de cereal e 01 unidade de leite fermentado.

Na hora do almoço, uma dica interessante é comer 04 colheres de sopa de arroz integral, ½ concha de feijão cozido, 01 bife grelhado, 01 colher de sopa de beterraba crua e ralada, 02 fatias de tomate e ½ colher de azeite.

No lanche da tarde um potinho de iogurte pode ajudar a matar a fome.

No jantar, comer 04 colheres de sopa de arroz integral, 01 colher de sopa de soja cozida (se você não gosta de soja, pense no quanto ela pode fazer bem para você), 04 fatias de cenoura cozida, 02 fatias de tomate, ½ colher de sopa de azeite e 01 maçã.

Dica: Veja outras sugestões de cardápios

Esse é apenas um exemplo de cardápio. O ideal é que você tenha um cardápio individualizado, e a nutricionista pode te ajudar com isso.

A reeducação alimentar pode mudar a sua vida!

A reeducação alimentar para emagrecer é a receita para uma alimentação que ajudará você a perder peso de maneira saudável e para sempre. A dica é nunca abandonar os hábitos alimentares saudáveis, e praticar exercícios físicos regularmente.

Se você deseja emagrecer, precisa ter em mente que encontrará algumas dificuldades pelo caminho, mas que é possível superá-las, portanto, se encontrar algumas dificuldades para seguir a técnica da reeducação alimentar, não desanime, pense nos seus objetivos e como será bom alcançá-los.

Quais dificuldades você tem encontrado para seguir a técnica da reeducação alimentar para emagrecer? Deixe o seu comentário abaixo.

41 Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *