Reeducação alimentar para emagrecer: saiba por que funciona

A reeducação alimentar para emagrecer funciona porque ela não exige atitudes radicais, e permite que a pessoa coma de tudo, mas na medida certa. Ela consiste em adotar costumes mais saudáveis, de maneira que novas práticas sejam incorporadas à vida da pessoa que se proponha a segui-la.

Como fazer reeducação alimentar para emagrecer

Para fazer a reeducação alimentar para emagrecer você precisa ter disposição e disciplina para abandonar alguns saiba como fazer reeducação alimentar para emagrecerhábitos alimentares prejudiciais, e precisa policiar-se para não cair no conto das “dietas da moda”. A dica é: se você deseja emagrecer e manter o peso a longo prazo, esqueça as dietas restritivas.

As dietas muito restritivas (ou dietas da moda) levam a uma perda de peso muito rápido, entretanto, elas não fazem você perder gorduras, na maioria das vezes provocam apenas perda de líquidos e de massa muscular.

O seu organismo interpreta uma dieta muito restritiva como uma ameaça, então ele armazena energia em forma de gordura para sofrer menos da próxima que você decidir seguir uma dieta maluca. A verdade é que passar fome provoca um efeito contrário ao desejado, ou seja, ao invés de você perder gordura, o seu corpo acaba é armazenando mais gorduras ainda.

Para ajudar você a emagrecer utilizando a reeducação alimentar, preparamos algumas dicas importantes que podem ajudar bastante:

1 – Evite seguir cardápios muito monótonos

Cardápios muito monótonos podem levar o seu organismo a sofrer com carência de nutrientes, além disso, podem fazer você cair em tentações, pois ninguém consegue ficar a vida inteira seguindo uma dieta da sopa, por exemplo.

O ideal é sempre ter uma alimentação bastante variada.

2 – Não fique o tempo todo preocupada com as calorias

Se você ficar apenas pensando nas calorias, correrá o risco de não ingerir os nutrientes necessários para o bom funcionamento do seu organismo, portanto, é melhor pensar numa alimentação saudável, e não apenas em quantas calorias você está ingerindo.

3 – Nunca se esqueça de tomar bastante líquidos

Os líquidos são muito importantes para a saúde do seu corpo, portanto, nunca se esqueça de tomar de 08 a 10 copos de água por dia.

4 – Consuma alimentos poderosos

Prefira consumir alimentos integrais e com baixa quantidade de gordura saturada.

5 – Não seja uma prisioneira da sua dieta

Você não precisa excluir alimentos da sua dieta, apenas precisa saber quais alimentos são melhores para o seu organismo, e ficar de olho na quantidade e na periodicidade do consumo de alimentos que provocam ganho de peso.

Está pensando em fazer reeducação alimentar? Confira um exemplo de cardápio saudável

Veja abaixo um exemplo de cardápio saudável interessante, principalmente para quem deseja emagrecer sem fazer dietas restritivas. Mas lembre-se, para iniciar a sua reeducação alimentar, você precisa procurar uma nutricionista para que ela te ajude a montar um cardápio adequado aos seus objetivos e as características do seu organismo.

Fazer dieta sem orientação de uma nutricionista pode ser ineficaz e até mesmo perigoso, portanto, fique atenta.

No café da manhã, uma boa dica é tomar 01 xícara de chá de leite semi-desnatado, se preferir, pode colocar adoçante e café. Coma também 02 fatias de pão integral e ½ mamão papaia.

Umas 02 horas após o café, comer 01 barrinha de cereal e 01 unidade de leite fermentado.

Na hora do almoço, uma dica interessante é comer 04 colheres de sopa de arroz integral, ½ concha de feijão cozido, 01 bife grelhado, 01 colher de sopa de beterraba crua e ralada, 02 fatias de tomate e ½ colher de azeite.

No lanche da tarde um potinho de iogurte pode ajudar a matar a fome.

No jantar, comer 04 colheres de sopa de arroz integral, 01 colher de sopa de soja cozida (se você não gosta de soja, pense no quanto ela pode fazer bem para você), 04 fatias de cenoura cozida, 02 fatias de tomate, ½ colher de sopa de azeite e 01 maçã.

Dica: Veja outras sugestões de cardápios

Esse é apenas um exemplo de cardápio. O ideal é que você tenha um cardápio individualizado, e a nutricionista pode te ajudar com isso.

A reeducação alimentar pode mudar a sua vida!

A reeducação alimentar para emagrecer é a receita para uma alimentação que ajudará você a perder peso de maneira saudável e para sempre. A dica é nunca abandonar os hábitos alimentares saudáveis, e praticar exercícios físicos regularmente.

Se você deseja emagrecer, precisa ter em mente que encontrará algumas dificuldades pelo caminho, mas que é possível superá-las, portanto, se encontrar algumas dificuldades para seguir a técnica da reeducação alimentar, não desanime, pense nos seus objetivos e como será bom alcançá-los.

Quais dificuldades você tem encontrado para seguir a técnica da reeducação alimentar para emagrecer? Deixe o seu comentário abaixo.

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

27 Comentários

  1. Nonata Xavier disse:

    Amei o artigo!

  2. mirleide chaves disse:

    Meu sonho é emagrecer. Tenho feito várias dietas todas sem sucesso. Vou tentar reeducação alimentar. Obrigado pelas dicas.

  3. Madalena Sipital disse:

    Gostei das dicas espero receber outras dicas em breve

  4. RONALD disse:

    sou enjoado para comer,, salada dois tipos,, carne vermelha e e frango ,,,,, o trivial em uma mesa,, e não sei de alimentos a custos mais populares,, por isso dificil

  5. Maria disse:

    Estou seguindo todos os artigos, já li e copiei todos, parabéns!
    Tenho algumas duvidas…
    Oque fazer se não tenho vontade de beber essa quantidade de agua?
    oque faço se sinto fome antes do horário indicado?
    carne e frango tem sempre que ser grelhado? Pq não pode ser refogado ou um molho magro? os cardápios não se resumem apenas em arroz, feijão, grelhado e salada, apesar de ser popular. E os outros cardápios, como, carreteiros, macarrão… e as batatas? como fazer? será que se for ingeridas em pouca quantidade, serve?
    Se puderes me ajudar, agradeço!
    Sou iniciante na reeducação alimentar, por isso quero aprender tudo oque puder!

  6. tatiane disse:

    ola, amei o artigo, só que eu sinto que tenho um problema além, não estou conseguindo me controlar e como muito, mas muito mesmo, não sei o que fazer

  7. Ola, pra mim esta sendo muito dificil porque adoro açucar, pao, refri, e geralmente quando faço dietas fico mal quando fico sem açucar… e ate consigo fazer o cafe da manha o almoco mas quando chega o cafe da tarde ponho tudo a perder, mas um dia ainda consigo eu quero e preciso…

  8. Marlene disse:

    Elaine, comece cortando aos poucos! Só assim que funciona comigo, se corto tudo de uma vez, ai que eu como mesmo rs Começa dando só uma mordida numa barra de chocolate zero, aconselho as da Flormel e até o doce de leite deles são uma delícia! Dá pra dar uma enganada nas formigas.
    Mas pense positivo, vai dar certo!

  9. Marilucia disse:

    Olá Cristiano!.. Estou adorando receber todos os dias as tuas dicas leio todas com muita atenção e fico muito feliz em saber que podemos emagrecer sem perder a nossa saúde,eu estava fazendo a Dieta Dukan e eu estava me sentindo muito fraca e sem animo pra nada, isso sem contar dos alimentos que são horríveis…Obrigada pelo que vc está fazendo ajudando muitas pessoas assim como eu…

  10. Maria Ribeiro disse:

    Legal, muito bom esse artigo, valeu!

  11. Renata disse:

    Na minha opinião a reeducação alimentar não deve seguir uma receita de bolo, ex: você deve comer isso na segunda, aquilo na sexta, reeducação alimentar é mudança de hábitos (disposição duradoura adquirida pela repetição freqüente de um ato) focar-se apenas em comer alimentos saudáveis e esquecer os alimentos lixo.

  12. Vera Rezende Silva disse:

    Devo alimentar de 2 em duas horas independente de ter fome?

  13. Danielle disse:

    Faço a reeducação alimentar, mas estacionei, não consigo emagrescer e fico desmotivada e triste, será que vou conseguior?

  14. Janeide disse:

    Gostei muito das dicas,ja segui algumas restrições,mas agora não quero mais ,estou com 64,quero abaixar um pouco,então vou seguir essas dicas.

  15. Marina disse:

    Olá Boa Noite.

    Primeiramente adorei o Texto, foi muito bem elaborado. 🙂

    Sou Nutricionista e estou sempre atrás de conteúdos e materiais de Nutrição.

    Com relação ao Cardápio. Vocês podem dar mais sugestões de Preparações. Ex: Carne (Grelhado, Assado,Cozido, ao Molho,). pois normalmente as pessoas tendem a seguir à risca as sugestões. Quanto maior é o leque de opções, maior será as opções de preparações.
    Inclusive as pessoas a conhecerem novos hábitos alimentares e novos sabores.

    Grata.
    Marina

  16. Elaine Bianca zenerato melo disse:

    Ola sou Bianca e façao reducaçao alimentar a 1 ano e eliminei 57 kilos e ainda faltao 5 kilos pra eu chegar na minha meta só Que tem 15 Dias que nao consigo mais perder peso nenhum pelo contrario até ganhei algumas gramas nao SEI o porque pois faço a dieta direitinho o Que pode ta acontecendo comigo Por favor me ajudem desde ja agradeço.

  17. Regina disse:

    Sou mto anciosa,comecei a fazer uma dieta esta semana e hoje vejo esse artigo.Gostaria que me enviasse uma reeducação alimentar, preciso mto emagrecer. Estou com 68 quilos e meço 1.62. Obrigada!

    • Redação Emagrecimento Urgente disse:

      Olá Regina!

      Para fazer reeducação alimentar, você precisa procurar uma nutricionista. Ela te ajudará a montar um cardápio individualizado, que respeite as peculiaridades do seu organismo.

      Abraços!

  18. tamiris disse:

    Quero emagrecer