Sertralina emagrece? A verdade que você precisa saber!

Se você já ouviu falar por aí que sertralina emagrece, e está buscando informações sobre se isso é verdade ou não, recomendo que leia o texto abaixo com bastante atenção, pois nele você encontrará informações muito importantes que podem te ajudar a emagrecer de forma saudável, sem precisar de medicamentos.

A sertralina emagrece ou não?

A sertralina é um medicamento muito forte indicado para o tratamento de problemas como depressão, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Transtorno do Pânico, Fobia Social, Transtorno do Estresse Pós-Traumático, Síndrome da Tensão Pré-Menstrual.

Apesar de muitas pessoas dizerem que a sertralina emagrece, isso não é verdade. Esse medicamento não tem nenhum efeito sobre o ganho ou perda de peso.

sertralina emagreceMuita gente diz que sertralina emagrece porque o medicamento reduz os sintomas de ansiedade, e isso pode ajudar algumas pessoas a controlarem melhor o apetite. Isso acaba refletindo na quantidade de calorias ingeridas diariamente.

Além disso, em algumas pessoas a sertralina pode provocar efeitos colaterais como enjoos e falta de apetite, dentre outros. Esses efeitos colaterais desagradáveis dificultam a ingestão de alimentos, o que também pode resultar em perda de peso.

Os efeitos colaterais da sertralina

A sertralina é um medicamento que age no cérebro aumentando a disponibilidade de um neurotransmissor chamado serotonina. Ao aumentar a disponibilidade da serotonina, a sertralina ajuda a diminuir os sintomas provocados pelos transtornos psicológicos já citados nesse artigo.

Só que a ação desse medicamento não se limita apenas ao aumento da disponibilidade da serotonina. Ele age em todo o organismo, podendo provocar diversos efeitos colaterais bastante desagradáveis.

Os efeitos colaterais mais comuns que a sertralina pode provocar são os seguintes:

  • Sudorese
  • Boca seca
  • Diarreia
  • Tremor
  • Tonturas
  • Dificuldades relacionadas à digestão
  • Náuseas
  • Anorexia
  • Insônia
  • Sonolência
  • Palpitações e taquicardia

Esse medicamento pode provocar muitos outros efeitos colaterais, alguns bastante graves, no entanto, esses que eu coloquei acima são os mais comuns.

Atenção: a sertralina é um medicamento que só pode ser tomado sob orientação médica. De forma alguma utilize esse remédio por conta própria.

Mas o que eu posso fazer para emagrecer mais rápido?

Muitas das pessoas que querem saber se a sertralina emagrece, pensam que talvez esse medicamento seja capaz de facilitar o processo de emagrecimento, tornando-o mais rápido e menos custoso. No entanto, como vimos acima, a sertralina não emagrece. Além disso, ela é um medicamento que pode provocar diversos efeitos colaterais nada agradáveis.

Você não precisa recorrer a medicamentos para emagrecer mais rápido (exceto em alguns casos especiais, mas nesses casos, é o médico quem vai decidir qual medicamento a pessoa deve tomar).

Existem várias coisas que você pode fazer para conseguir perder peso mais rapidamente (e com saúde). Mudar os seus hábitos alimentares é uma das coisas que você pode fazer, e pode começar a fazer isso hoje mesmo.

Aqui no blog existem diversos artigos que podem te ajudar a se alimentar de maneira mais saudável.

Além de cuidar melhor da sua alimentação, é indispensável que você abandone de vez os hábitos sedentários. Comece a fazer alguma atividade física. Você não precisa ser nenhum atleta, mas é importante se esforçar para se exercitar pelo menos 3 vezes por semana.

Acesse os artigos abaixo para ver dicas de exercícios para emagrecer.

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

7 Comentários

  1. Claudiomar disse:

    Posso testemunhar os efeitos da sertralina em mim e meus familiares … De 105 kg passei à 87 em dois meses … Minha filha teve o mesmo resultado … Uso 50 mg à mais de 5 anos … Seus efeitos aparecem à partir de 10 ou 15 dias … No primeiro mes, se sente a boca seca e se toma muita água, o que sempre me agradou … Nunca tive enjoos… Por alguns meses causa aumento no tremor das mãos … Tive problemas sérios quando usei as do fabricante EMS … Foram dois meses até descobrir que este fabricante tem problemas graves com sua fabricação, não sei se na quantidade ou qulidade… É como se não a tomasse… O apetite é muito reduzido … Não se BUSCA comida mas se come sem problemas… A redução do apetite não me parece explicar a rapida perda de peso E a manutenção desta … Uso a ASSERT … O psiquiatra experimentou fluoxetina e outros mas todos tiveram efeitos muito ruins, EM MIM … Sem ela, tudo vai ficando cada vez mais difícil ficando a sentir dúvidas do porque estar vivo … Isto no meu caso…

  2. Marcia Carvalho disse:

    Faço uso de sertralina aproximadamente a 4 anos … Porém percebo a muito tempo efeitos colaterais como o sudorese, insonia, taquicardia e esporadicamente uma diarréia inesplicável.
    Meu psiquiatra sempre diz que não trata-se de efeito colateral do medicamento, porem como li na bula e como vejo em diversas reportagens tem sim muito a ver … Porque um profissional que gasta tanto tempo estudando, não explica com clareza os efeitos de um remédio no organismo de seu paciente, ou será que desconhece? Sim porque ando de consultório para consultório tentando descobrir o motivo destes deconfortos, não consigo dormir uma noite sequer mais de 2 horas sem acordar com taquicardia e uma sudorese muito desconfortante.

  3. Priscila disse:

    Usei Sertralina durante 2 meses devido minha sidrome do pânico sou muito ansiosa, o sertralina me ajudou muito ajudou também na minha capacidade de raciocínio me senti mais disposta e nesses dois meses reduziu meu apetite e vi claramente minha perca de peso, sei que muitas vezes comi por gula e pura ansiedade e tomando o remédio passei me alimentar nos horários corretos e na quantidade que me saciava.Os efeitos colaterais que tive foram a diarreia amarelada e sentia uma fraqueza, mas tirando isso me ajudou muito.

  4. Ariadne Soares Santana disse:

    Já tomei sertralina, foi excelente para depressão e ansiedade. Diminui aquele apetite voraz por carboidratos. Mas tem que ser tudo muito bem conversado com o médico psiquiatra e ter acompanhamento mensal. Todo medicamento pode colocar em risco nossa saúde. É deixar de comer não é e nunca foi um bom conselho! O correto é comer a cada 3 a 4 horas com qualidade, frutas que aumentem a sensação de saciedade, e ajudem a eliminar liquidos naturalmente, como a melancia e o melão. E de vez em quando por que não comer um doce, tomar um pouco de sorvete? Tudo nessa vida é equilíbrio e não existe fórmula mágica! E essa história de perder muito peso rapidamente é pura ilusão. Perde se fácil e recupera se mais fácil ainda.

  5. Mariana Castilhos disse:

    engordei 10 kg com sertralina
    emagreci no início por diminuir ansiedade mas ele deixa o metabolismo lento justamente por isso.

  6. Carla Sant'Anna disse:

    Eu tomo o sertramina e desde então estou emagrecendo muito e não sou gordinha , tenho 1.70 e pesava 60 Kg e estou com 50 kg.

  7. Elaine Galon disse:

    Eu iniciei tratamento com Sertralina há 20 dias. Inegável a perde de apetite e meu peso . Perdi 4 kilos. Problema é que já sou magra. Vou pedir para o médico trocar a medicação urgente. Estou me sentindo muito mau com isto.