Tapioca engorda ou emagrece? Saiba tudo sobre esse alimento!

Quer saber se a tapioca engorda ou emagrece? Então você está no lugar certo, pois nesse rápido texto você vai descobrir os benefícios da tapioca, e também aprenderá o jeito certo de inclui-la na sua dieta e como prepará-la facilmente na sua casa.

Descubra se a tapioca engorda ou emagrece!

A tapioca é um alimento tipicamente brasileiro, feita de goma de mandioca hidratada, ela está se tornando cada vez mais popular, e tem sido apontada como um alimento saudável que pode substituir o pão francês, pois é livre de glúten.

Tapioca engorda ou emagrece confira dicasImportante: o glúten é uma proteína que pode causar problemas bastante incômodos, como inflamações no organismo, que podem fazer o corpo acumular gordura. Além disso, ele pode prejudicar o funcionamento do intestino e provocar inchaço.

Mas no que diz respeito à perda de peso, a tapioca engorda ou emagrece?

Isso vai depender de alguns fatores. Por exemplo, se você comer muita tapioca, ou se recheá-la com ingredientes muito calóricos, então a tapioca engorda sim. Mas se tomar cuidado com o recheio, e comer na medida certa, não terá problemas.

No preparo da tapioca não vai nenhum ingrediente além da goma de mandioca. Para preparar esse alimento não é preciso utilizar óleo ou gordura. Tem gente que coloca um pouquinho de sal na massa, no entanto, isso vai do gosto de cada pessoa.

A tapioca é rica em carboidratos simples. Isso quer dizer que seu açúcar é rapidamente absorvido pelo organismo, no entanto, seu índice glicêmico é menor que o do pão branco, além disso, não possui gordura e nem glúten.

Para não correr o risco de engordar por causa da tapioca, você deve consumir esse alimento com moderação, e ter cuidado com os recheios.

Uma dica muito interessante para deixar a tapioca ainda mais saudável e útil para quem deseja emagrecer, é adicionar à massa alimentos ricos em fibras como a chia ou linhaça triturada. Essa dica simples reduz o índice glicêmico da tapioca e eleva bastante o seu valor nutricional.

Qual a hora certa de comer a tapioca?

Se você deseja emagrecer, então deve comer apenas uma tapioca por dia, e o melhor horário para consumi-la é no café da manhã ou no lanche da tarde.

A tapioca é um alimento pouco nutritivo, portanto, você não deve utilizá-la para substituir refeições importantes como o almoço ou jantar. Se resolver comê-la no almoço ou jantar, o ideal é associá-la com verduras e outros alimentos que sejam fonte de proteínas e gorduras boas.

Receita de tapioca saudável

Agora você vai aprender a preparar uma receita saudável de tapioca. É muito fácil e rápido o preparo, e a tapioca fica muito gostosa. Confira!

Ingredientes

  • 70 Gramas de polvilho doce (para fazer uma unidade)
  • Água

O preparo da tapioca é muito simples. Coloque água aos poucos no polvilho e vá misturando até que fique úmido. Em seguida você precisa passar essa mistura por uma peneira, para ficar bem fina. Depois espalhe a massa peneirada sobre uma frigideira (antiaderente) aquecida em fogo médio. Asse dos dois lados. Tome cuidado para não deixar secar muito, pois se ficar muito seca, a tapioca pode quebrar na hora que você for dobrá-la. Lembre-se, para fazer a tapioca você não precisa untar a frigideira.

Se você usar a goma de mandioca hidratada ao invés do polvilho doce, não precisa usar a água no preparo. A goma de mandioca hidratada é vendida pronta em supermercados. Em alguns lugares pode ser difícil encontrá-la para comprar, nesse caso, basta seguir a receita acima para preparar a sua tapioca.

Opções de recheios saudáveis

Para sua tapioca ficar ainda mais gostosa e saudável, você pode recheá-la com banana com canela, tomate com orégano, queijo cottage. Use a criatividade, e invente os seus próprios recheios saudáveis.

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. dacirene disse:

    e muito bom saber dicas para melhorar a saúde

  2. dacirene disse:

    saúde e sempre bom