Tipos de dietas: as vantagens e desvantagens de cada um

Infelizmente, a grande maioria das pessoas que desejam emagrecer experimenta vários tipos de dietas ao longo da vida, e ao invés de perder peso, é muito comum a perpetuação do problema com a balança e o surgimento de outros problemas de saúde devido a adoção de dietas erradas.

Hoje vamos falar dos vários tipos de dietas existentes atualmente. Vamos mostrar as vantagens e desvantagens de cada um, e o que você pode fazer para emagrecer com segurança sem correr o risco de sofrer com problemas como o efeito sanfona.

Os vários tipos de dietas, suas vantagens e desvantagens

conheça os tipos de dietasA cada dia surgem novas dietas e, infelizmente, muitas delas são dietas milagrosas que oferecem perigo à saúde, portanto, se você quer perder peso e quer manter a sua saúde, é muito importante que saiba avaliar se realmente vale a pena adotar uma dieta, e se ela realmente vai te ajudar a emagrecer com saúde.

Para saber se uma dieta é segura, você precisa entender exatamente qual estratégia ela utiliza para provocar perda de peso. De posse dessa informação, será muito fácil descobrir quais as suas vantagens e desvantagens, bem como os riscos que ela oferece para a sua saúde.

Nesse sentido, saber quais os tipos de dietas pode te ajudar a descobrir mais facilmente se uma dieta é ou não perigosa. Para te ajudar, vamos agora mostrar os tipos mais comuns de regimes existentes atualmente.

1 – Dietas restritivas

As dietas restritivas são aquelas que excluem do cardápio diário um ou mais nutrientes (carboidratos, por exemplo). Algumas delas também podem exigir a redução do número de calorias ingeridas diariamente.

A vantagem desse tipo de dieta é que normalmente acontece uma maior perda de peso nos primeiros dias, por causa disso, tem pessoas que fazem dietas restritivas quando precisam emagrecer rapidamente.

No entanto, seguir esse tipo de dieta por um longo período de tempo pode prejudicar a saúde, pois o corpo precisa receber os nutrientes de maneira balanceada para conseguir funcionar de forma adequada.

Em determinados casos essas dietas podem ser utilizadas, mas sempre sob orientação de um profissional de saúde.

São exemplos de dietas restritivas:

2 – Dietas malucas

As dietas malucas também são dietas restritivas, mas a grande diferença é que elas são restritivas de uma forma muito extrema, portanto, são muito perigosas para a saúde.

Algumas pessoas acham vantajoso fazer dietas malucas quando precisam emagrecer muito rápido, como, por exemplo, quando desejam ir a uma festa no final de semana e precisam perder alguns quilinhos para entrar em um vestido.

Mas se você deseja viver uma vida saudável, precisa ficar longe desse tipo de dieta.

São exemplos de dietas malucas:

3 – Dietas saudáveis

As dietas saudáveis são aquelas que respeitam as necessidades nutricionais de cada pessoa, portanto, ajudam a manter a saúde e favorecem a perda de peso.

Muitas pessoas acham difícil manter uma dieta saudável, principalmente pela falta de tempo, no entanto, é sempre importante procurar manter uma alimentação balanceada e saudável durante toda a vida.

No caso de quem deseja perder peso, é importante contar com a ajuda de um profissional de saúde para que ele te oriente quanto a sua dieta.

São exemplos de dietas saudáveis:

Considerações finais

Existem vários tipos de dietas, no entanto, optamos por apresentar os 3 principais, ou seja, os que as pessoas mais utilizam quando desejam perder peso.

Esperamos que tenha gostado da matéria e que ela te ajude a facilitar o seu processo de emagrecimento.

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Diogo martin disse:

    Muito legal gostei do post vou recomendar.