Treinamento funcional emagrece e deixa o corpo mais definido

O treinamento funcional emagrece e define o corpo, portanto, é uma ótima opção para aquelas pessoas que já estão cansadas de ficar horas e horas fazendo exercícios chatos.

Mas como funciona esse tipo de treinamento emagrecedor?

No artigo abaixo eu vou explicar como funciona o treinamento funcional, e como ele pode te ajudar a perder peso de forma mais saudável e divertida.

O treinamento funcional emagrece e define os músculos

O treinamento funcional emagrece porque movimenta vários grupos musculares em um mesmo exercício, o que leva ao aumento da frequência cardíaca, resultando em uma otimização da queima de gordura e em perda de peso.

treinamento funcional emagrecePor causa de suas características especiais, o treinamento funcional tem conquistado cada vez mais adeptos.

Normalmente quem adere a essa nova moda está em busca de uma atividade física que seja mais dinâmica, interativa, divertida e realmente eficaz.

Os exercícios convencionais muitas vezes não atendem às expectativas das pessoas, principalmente daqueles que desejam resultados mais rápidos e duradouros. Assim, o treinamento funcional surgiu como uma alternativa muito interessante capaz de oferecer resultados sem monotonia e enrolação.

No que diz respeito à perda de peso, o treinamento funcional emagrece mais que alguns atividades consagradas, como correr, por exemplo. Em uma hora de treino é possível perder até 800 calorias, e isso de forma totalmente dinâmica e descontraída.

O que é e como funciona o treinamento funcional

O treinamento funcional é bastante diferente dos exercícios convencionais, isso porque ele faz com que a pessoa movimente os seus músculos e articulações de maneira global.

Essa característica do treinamento funcional proporciona mais equilíbrio, força, agilidade, flexibilidade, resistência e aptidão cardiorrespiratória.

Os treinos são sempre diferentes, e não são praticados exercícios localizados, mas sim padrões de movimentos, como correr, girar, empurrar, puxar, agachar, arremessar, levantar, etc.

Nesse método de treinamento o peso do corpo do próprio praticante é o principal equipamento, contudo, durante as aulas alguns acessórios podem ser utilizados, de maneira a otimizar os treinos. Portanto, é comum o uso de bolas, elásticos, pranchas, alteres, cordas e barras, dentre outros.

Outros benefícios do treinamento funcional

O treinamento funcional emagrece, mas não é só isso que ele é capaz de fazer por você.

Com o treinamento funcional você conseguirá aumentar a sua massa magra, melhorar o tônus muscular, a postura e a coordenação motora.

Quem pode praticar o treinamento funcional

O treinamento funcional pode ser feito por quem deseja perder peso, melhorar a flexibilidade e aptidão cardiorrespiratória, e ganhar mais força muscular. Ele não trabalha músculos isoladamente, e pode ser feito até mesmo por pessoas sedentárias.

Mas para praticar os exercícios do treinamento funcional é preciso primeiro fazer uma avaliação da memória motora.

Mas o que é isso?

Memória motora quer dizer tudo o que todas as atividades físicas que a pessoa praticou durante toda a vida deixou para ela. É uma espécie de herança deixada pelos exercícios que foram praticados durante a vida inteira.

Mas por que é importante avaliar essa memória motora?

É importante fazer essa avaliação para verificar se a pessoa tem acervo motor que facilitará o aprendizado dos movimentos do treinamento funcional. Caso ela não tenha muito acervo motor, é preciso começar com outro tipo de atividade física, para só depois iniciar a prática do treinamento funcional.

A prática do treinamento funcional deve ser sempre acompanhada por um educador físico capacitado. O educador físico é o profissional capaz de avaliar a memória motora, e propor os exercícios adaptados à realizada física do praticante.

Além de procurar um educador físico, é importante também fazer uma avaliação médica, para que você conheça os seus limites físicos, e evite complicações futuras.

Dicas complementares

O treinamento funcional emagrece, portanto, pode ser um grande aliado de quem deseja perder peso de forma saudável. No entanto, além de treinar, é importante cuidar da alimentação.

Evite consumir alimentos industrializados, e dê preferência aos alimentos frescos e integrais. Não se exercite em jejum, e não caia na tentação de abandonar tudo e voltar ao sedentarismo.

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. JULIANA FREITAS disse:

    ESTOU FAZENDO E ESTOU ADORANDO ESTOU ME SENTINDO MUITO BEM DISPOSTA