Valeriana emagrece mesmo? Como funciona?

A valeriana é uma planta medicinal muito utilizada para tratar problemas como insônia, nervosismo e ansiedade. Essa planta é nativa da Europa e do norte da Ásia, no entanto, atualmente ela pode ser encontrada em várias regiões do planeta.

Mas no que diz respeito à perda de peso, é verdade que a valeriana emagrece?

Leia o artigo abaixo e descubra a verdade sobre os benefícios da valeriana para quem deseja perder peso.

É verdade que a valeriana emagrece?

valeriana emagreceA valeriana, cujo nome científico é Valeriana Officinalis, não emagrece. Mas você deve estar se perguntando: Mas por que tanta gente diz que a valeriana emagrece?

As pessoas dizem que valeriana emagrece não porque a planta ajuda a queimar gorduras, ou porque causa saciedade. Na verdade, a fama emagrecedora da valeriana se deve ao fato de que ela ajuda a diminuir a ansiedade, e como sabemos, as pessoas que têm dificuldades para emagrecer muitas vezes comem mais quando estão muito ansiosas.

A valeriana age no Sistema Nervoso Central (SNC), e provoca um efeito calmante, além de favorecer a regulação do sono. Esses dois efeitos têm potencial para diminuir os níveis de ansiedade, o que ajuda a pessoa a evitar a comilança por impulso.

É por isso que dizem por aí que a valeriana emagrece.

Se a ansiedade é um problema que sempre te leva a atacar a geladeira, recomendo que você leia um artigo muito interessante que escrevi sobre como controlar a compulsão alimentar.

Como tomar a valeriana para emagrecer

A valeriana é um medicamento fitoterápico, e pode ser encontrada sob a forma de cápsulas em lojas especializadas em suplementos alimentares.

Para emagrecer, o recomendado é tomar 2 cápsulas por dia, 40 minutos antes de ir dormir.

Contraindicações

Apesar de ser um medicamento fitoterápico, o uso da valeriana não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Pessoas que estão fazendo uso de relaxantes também não devem usar esse medicamento.

Antes de tomar a valeriana, é interessante procurar orientação médica.

Efeitos colaterais

Apesar da valeriana ser bem tolerada pela maioria das pessoas, ela pode provocar alguns efeitos colaterais.

Os principais efeitos colaterais que já foram relatados por pessoas que fizeram uso do medicamento são os seguintes: dor de cabeça, indisposição gastrintestinal, tontura, dilatação da pupila.

O uso prolongado de valeriana pode provocar efeitos colaterais mais graves, como cansaço, insônia, desordens cardíacas, e até mesmo síndrome de abstinência.

Algumas dicas para finalizar

Como vimos nesse artigo, apesar de muitas pessoas dizerem que a valeriana emagrece, essa planta não possui nenhuma capacidade emagrecedora.

A valeriana tem a capacidade de diminuir um pouco a ansiedade, e claro, isso é positivo, e pode te ajudar a evitar aquelas comilanças que te deixam com aquele terrível sentimento de culpa e fracasso.

Mas para emagrecer e manter o peso ideal, você precisa fazer muito mais do que tomar algumas cápsulas por dia.

Não existe pílula milagrosa, portanto, para obter resultados satisfatórios, você precisa se esforçar um pouco mais.

Comece cortando os alimentos industrializados, e abandone de vez os hábitos sedentários.

Comece a se alimentar de forma saudável, e adote uma rotina de exercícios físicos emagrecedores.

Recomendados Para Você:

Cadastre-se Agora e Receba Nosso Livro Digital e Nossas Dicas de Emagrecimento Saudável No Seu Email. Aproveite, É Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!