3 Razões para você fazer Pilates

O Pilates proporciona todos os benefícios de uma atividade física, e oferece muitas vantagens para quem deseja ter uma vida mais saudável.

Nesse artigo você descobrirá três razões para você fazer Pilates, sendo que algumas das vantagens mais interessantes, é que a prática do Pilates ajuda a perder peso, proporciona o aumento da força muscular e tonifica o corpo, além de ajudar a diminuir o estresse!

Esses são alguns dos benefícios que se destacam na vida daquelas pessoas que praticam o Pilates regularmente.

três razões para fazer pilatesMas antes de começar a praticar Pilates, saiba que:

  • Para a prática de Pilates é importante que se tenha acompanhamento de um profissional de Fisioterapia ou Educação Física.
  • O Pilates é uma atividade criada por Joseph Pilates, alemão que viveu entre 1.883 a 1.967. É uma prática física muito utilizada por bailarinos e esportistas.
  • A atividade pode ser praticada até três vezes por semana, sendo efetiva uma vez na semana para aqueles que já praticam outros exercícios, mas usam o Pilates como atividade complementar. Duas vezes por semana quando se procura soluções no campo de reabilitação e dores, e 3 vezes para quem procura definir o corpo.

Descubra as 3 razões para se fazer Pilates

Como já foi citado anteriormente, o Pilates pode trazer vários benefícios para a saúde, confira os principais.

1 – Pilates ajuda a perder peso

O Pilates pode contribuir para o emagrecimento, pois é uma atividade física que trabalha com o corpo em toda a sua extensão.

Não é uma atividade aeróbica, mas como trabalha bastante todos os grupos musculares, gasta-se muitas calorias, portanto, o Pilates pode auxiliar no emagrecimento, afinal, durante a atividade há perda de calorias e, consequentemente, perda de medidas.

No entanto, sabe-se que nenhuma atividade física proporciona resultados satisfatórios sem a combinação com uma dieta adequada, assim, além de praticar Pilates, é importante manter sempre uma alimentação balanceada.

Deve-se também manter a perseverança e o empenho, condições que são necessárias para se chegar a um excelente resultado.

2 – Pilates aumenta a força muscular e tonifica o corpo

Esses são os objetivos principais do método Pilates: proporcionar força, alongamento e enrijecimento da musculatura.

Os praticantes adquirem um aumento significativo da força muscular, já que os exercícios fortalecem os músculos fracos.

No método Pilates há uma diversidade de aparelhos que exigem resistência do corpo.

Seguem-se seis princípios: a centralização da força, controle, precisão, respiração, fluidez e controle.

Nos exercícios do Pilates não são utilizados pesos, bem diferente do que acontece na musculação.

Contudo, os exercícios do Pilates também proporcionam uma excelente tonificação muscular.

As aulas de Pilates exigem do praticante muito controle dos movimentos, o que melhora bastante a percepção do próprio corpo.

O Pilates faz a pessoa ficar com uma barriga tanquinho?

O Pilates fortalece todos os grupos musculares, principalmente os músculos abdominais em que o trabalho é mais focado, e os glúteos, pois essas regiões são responsáveis pela sustentação da coluna.

3 – Pilates diminui o stress

O Pilates trabalha o corpo como um todo.

Trabalha a respiração, concentração, consciência corporal, enfim, trabalha corpo e mente, portanto, essa combinação proporciona um equilíbrio, de forma que melhora a condição emocional e corporal.

Existem contraindicações para o Pilates?

Essa atividade possui as mesmas contraindicações que qualquer outra atividade física, por isso, antes de iniciar qualquer prática física, deve-se buscar orientações para evitar problemas futuros.