Como emagrecer com saúde utilizando suas forças internas

Atualmente o excesso de peso é um dos maiores problemas enfrentados pelas pessoas no mundo inteiro.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 12% da população mundial é considerada obesa.

Os dados da OMS indicam também que a obesidade mata aproximadamente 2,8 milhões de pessoas por ano. No Brasil não é diferente. Dados do Ministério da saúde mostram que uma em cada 5 pessoas no Brasil tem problemas com o excesso de peso.

Esses números impressionantes demostram que é preciso educar as pessoas sobre como emagrecer com saúde.

O estilo de vida que levamos atualmente contribui muito para o aumento dos problemas relacionados ao excesso de peso.

Justamente por isso, é possível escolher fazer algumas coisas que podem nos ajudar a controlar o nosso peso, evitando assim todos os problemas de saúde relacionados à obesidade.

É preciso esclarecer que nem todo aumento de peso é obesidade.

Obesidade quer dizer aumento da gordura, e não somente aumento de peso.

Por exemplo, um atleta que fica mais pesado quando trabalha os seus músculos, nesse caso ele não fica obeso, o que acontece é que ele aumenta a sua massa muscular, e não a adiposa.

A obesidade é um fenômeno de causas multifatoriais

Não é possível indicar uma causa precisa da obesidade.

Vários fatores influenciam o seu desenvolvimento, tais como: fatores sociais, genéticos, psicológicos, orgânicos, culturais, dentre outros.

Por causa dessa característica não é possível falar de uma causa específica, e nem de uma atitude específica que resultaria no desaparecimento do problema.

Entretanto, é possível utilizar as forças internas para lidar de forma mais eficaz com a obesidade e com as dificuldades que ela traz.

Como emagrecer com saúde: as forças internas como aliadas

dicas como emagrecer com saúde com suas forças internasTodos nós possuímos forças internas que podem nos ajudar a superar os nossos problemas.

No caso do excesso de peso, essas forças internas também podem ser utilizadas para nos ajudar a emagrecer com saúde.  

Como a obesidade é multifatorial, certos aspectos, como os fatores genéticos, por exemplo, estão para além do nosso controle, contudo, podemos utilizar nossas forças internas para nos ajudar a controlar certos comportamentos, atitudes e crenças que comumente podem contribuir para o agravamento do problema, mesmo que ele tenha origem genética e/ou orgânica.

Todos nós possuímos nossas próprias forças internas, são elas que nos possibilitam encarar todos os desafios da vida.

É importante esclarecer que quando falamos em desafios, não queremos dizer somente aquelas situações extremamente difíceis que aparecem algumas vezes na nossa vida.

Na verdade, estamos falando também dos pequenos desafios, como acordar pela manhã, andar, dar um bom dia, ler e escrever, etc.

Como você pode perceber, todas essas coisas que citamos como desafios são comuns no nosso dia-a-dia, mas não deixam de ser desafios, pois precisam de certa quantidade de energia para que aconteçam.

É graças às nossas forças internas que somos capazes de fazer essas coisas simples e outras bem mais complexas.

No que diz respeito à obesidade, você pode utilizar suas forças internas para identificar as suas atitudes que tem contribuído para o aumento do seu peso.

Mas não basta identificar essas atitudes, precisa também utilizar suas forças internas para fazer alguma coisa a respeito, para então emagrecer com saúde. 

Identifique suas forças e limitações

Se você realmente quer saber como emagrecer com saúde, então leia com bastante atenção as dicas abaixo.

A primeira coisa que você precisa fazer para se beneficiar de suas forças internas, é identificá-las e identificar também suas limitações.

Nós temos forças, mas elas não são ilimitadas, e nós temos limitações, e elas também não são ilimitadas.

Quando desejamos alcançar um objetivo, precisamos saber o que possuímos que pode nos ajudar a alcançar esse objetivo, e também o que possuímos que pode dificultar o alcance desse nosso objetivo.

Portanto, se você deseja emagrecer com saúde, precisa primeiro saber o que você possui que pode facilitar o seu emagrecimento, e quais as suas limitações que podem dificultar a perda de peso.

Agindo dessa forma, fica mais fácil fortalecer as características que ajudam a emagrecer e resolver aquelas que podem atrapalhar o processo de emagrecimento.

Quando uma pessoa consegue identificar as próprias forças internas, descobre habilidades que podem ser utilizadas para os mais diversos fins, inclusive para resolver as próprias limitações.

Fortalecer as habilidades e trabalhar as limitações

Uma vez identificadas as suas forças e as suas limitações, é preciso exercitar as habilidades internas que você perceber, e trabalhar as limitações, para então se tornar mais apto para lidar com os desafios que um processo de emagrecimento exige.

No que diz respeito à obesidade, para exercitar as habilidades internas, você precisará recorrer ao seu real desejo quanto ao emagrecimento. Você deseja realmente emagrecer ou só acha que precisa emagrecer?

É necessário que você identifique o que realmente quer, em seguida, você precisa fazer um compromisso sério com você mesma(o), por exemplo: quero emagrecer, e estou disposta(o) a encarar os desafios que essa decisão trará.

Esse compromisso poderá lhe provocar arrepios, ansiedade e preocupações, portanto, fique atenta(o) agora às suas limitações, perceba o que você sente e o que lhe vem à cabeça (medos, receios, desejos).

Para lidar com essas limitações, e para fortalecer suas habilidades para lidar com os desafios que aparecerão no seu caminho, seria interessante você procurar a ajuda de profissionais capacitados, como um psicólogo, profissional que tem as competências necessárias para lhe ajudar a tomar consciência de suas forças, habilidades, limitações, desejos, medos, receios, etc.

Emagrecer com saúde é um processo que deve realizado com cautela e paciência

Atualmente todos nós temos acesso a dietas supostamente saudáveis e a tratamentos para emagrecer rapidamente.

Mas é preciso ter muito cuidado com tudo isso.

Emagrecer, do ponto de vista psicológico e também de um ponto de vista biológico, não é algo que acontece instantaneamente.

O corpo e a mente precisam ser preparados adequadamente para encontrar um equilíbrio saudável, e eles não encontram esse equilíbrio de uma hora para outra.

Como vimos, a obesidade tem causas multifatoriais, portanto, não adianta somente trabalhar com dicas, receitas e dietas, pois isso só aborda uma das facetas do problema.

O ideal é buscar o apoio de profissionais de saúde, como nutricionistas, psicólogos, médicos e professores de educação física.

Você pode escolher alcançar o seu objetivo

Você tem o poder de decidir se deseja emagrecer, e você possui as forças e habilidades internas que podem lhe ajudar a alcançar esse objetivo.

Contudo, para utilizar essas forças e habilidades, você precisa primeiro identificá-las, e identificar também as suas limitações.

No que diz respeito às limitações, é importante também aceitá-las como suas.

Aceitar as próprias limitações não é fraqueza, na verdade, é uma estratégia que pode lhe ajudar a trabalhá-las adequadamente.

Tenha calma e paciência com você mesma(o), respeite seu tempo e seja perseverante.

Se você achar muito difícil lidar sozinha(o) com a situação, busque ajuda de amigos, parentes e profissionais de saúde.

Como emagrecer com saúde utilizando suas forças internas
2.5 (50%) 2 votes
RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: