Como perder a timidez excessiva: 06 dicas poderosas

Algumas dicas sobre como perder a timidez podem ajudar você a viver melhor. Confira abaixo!

A timidez é algo que está presente em cada um de nós, porém, algumas pessoas lidam bem isso, entretanto, outras se veem paralisadas, a timidez para elas é algo incapacitante, que provoca sérios prejuízos em todos os âmbitos da vida.

A timidez por si só não é um problema, contudo, pode se tornar um sério limitador quando é excessiva, ou seja, quando impede a pessoa de realizar tarefas importantes.

como perder a timidez excessiva dicas poderosasA timidez não é algo que está presente somente nas pessoas introvertidas, as pessoas extrovertidas também a experimentam em determinadas situações, assim, para os introvertidos, a solução para o problema não é se transformar numa pessoa extrovertida.

A verdadeira solução é aprender a lidar com a timidez e com os desafios da vida.

Para tanto, é preciso investir em autoconhecimento, para que seja possível agir de maneira a superá-la e superar também as suas consequências.

De onde vem a timidez

A timidez tem sua raiz no medo, e não é um medo qualquer, é o medo excessivo de ser exposto ao ridículo, de ser criticado, ignorado e desvalorizado.

Alguns fatores contribuem para o surgimento, permanência e ampliação desse medo irracional: perfeccionismo, baixa autoestima, baixo nível de autoconfiança, ausência de habilidades sociais.

Além disso, a pré-ocupação, ou seja, a antecipação — por meio da imaginação — de situações sociais, é outro fator que tende a ampliar o medo e tornar a timidez algo ainda mais incapacitante.

Por exemplo:

A pessoa imagina uma situação social qualquer, logo já começa, na sua imaginação, a prever os seus erros e as consequências desses erros, isso acaba despertando muita ansiedade e medo, e a pessoa fica parada, não age, pois já previu na sua cabeça, fantasiosamente, um desfecho catastrófico para uma situação que ainda nem experienciou efetivamente.

O fato é que a timidez excessiva é muito prejudicial para a pessoa que a experimenta, os prejuízos são enormes em todas as esferas da vida.

Como perder a timidez: confira as dicas

Para perder a timidez excessiva é preciso agir.

A primeira coisa a fazer é conhecer as causas da timidez, em seguida trabalhar e se esforçar para superar as limitações.

A seguir apresentamos algumas dicas para ajudar você a perder a timidez excessiva, de maneira que possa desenvolver as suas habilidades, e então caminhar com mais tranquilidade e efetividade rumo à conquista dos seus objetivos.

1 – Invista em autoconhecimento

É preciso reconhecer, e ter claro, que as pessoas nem sempre estão olhando para você.

Se ficar preocupado o tempo todo com o olhar dos outros, dificilmente conseguirá reconhecer o seu próprio valor.

Olhe para dentro de si mesmo com os seus próprios olhos, e não com os olhos e as expectativas das outras pessoas.

Se você olhar para si mesmo com os olhos e expectativas dos outros, nunca será bom o bastante, pois nunca conseguirá atender todas as expectativas e desejos das outras pessoas.

Tome consciência daquilo que você é, identifique as suas forças e limitações, isso lhe ajudará a desenvolver as habilidades necessárias à superação da timidez excessiva.

2 – Reconheça que você não é perfeito

O perfeccionismo pode lhe trazer muitos problemas, visto que ninguém consegue ser perfeito.

Se você deseja ser perfeito em tudo, fazer tudo com uma perfeição impecável, então encontrará realmente sérias dificuldades para enfrentar situações onde existem riscos de você ser contestado ou julgado pelos seus feitos e atitudes.

Tome consciência de que em algumas situações seremos realmente julgados e contestados, contudo, isso não é algo ruim, essas são situações que nos ajudam a crescer, desde que sejamos capazes de argumentar e defender os nossos direitos e ideias.

Isso pode parecer algo extremamente difícil, contudo, se você reconhecer que não tem o dever de acertar sempre, que não é perfeito e pode errar para aprender, lidar com situações desse tipo não será mais algo tão ameaçador.

3 – Aceite a sua timidez

É importante que você aceite que é tímido, e não fique com raiva de si mesmo por causa isso.

Todos nós temos o direito de ter limitações, e isso faz parte da vida.

Se você é tímido e isso lhe prejudica, pode escolher agir para mudar a situação, portanto, você não precisa rotular-se como uma pessoa tímida sem perspectivas de vida.

Você pode agir para mudar, e se não conseguir nas primeiras tentativas, aceite o fracasso e utilize os seus erros para aprender, de maneira que possa agir com mais estratégia e efetividade.

4 – Não fuja rotineiramente das situações desconfortáveis

Você precisa enfrentar os seus medos!

Por exemplo, se você tem medo de falar em público, não evite isso sempre, faça um esforço extra e fale para as pessoas, mesmo que isso lhe provoque suor frio, pernas bambas, coração acelerado e aperto no estômago.

Mas tome cuidado, saiba identificar os seus limites.

Comece devagar, fale primeiro para as pessoas do seu círculo de convívio.

Faça isso e observe as suas próprias reações, depois avalie os resultados.

Aceite o que você conseguiu e aprenda com o que deu certo e também com o que deu errado.

À medida que você for treinando, vai ficando mais fácil lidar com as situações que ativam a timidez.

5 – Não faça comparações injustas

É normal comparar-se com outras pessoas.

O verdadeiro problema é quando você faz isso unicamente com o intuito de ver no que elas são melhores do que você.

Quando uma pessoa tímida faz esse tipo de comparação, a tendência é menosprezar as próprias capacidades e desconsiderar as limitações dos outros, então ela coloca as outras pessoas num pedestal e se vê do tamanho de uma formiga, e isso acaba destruindo a sua autoconfiança e autoestima.

Portanto, aprenda a reconhecer o seu próprio valor, e entenda que todas as pessoas têm dificuldades e capacidades.

6 – Identifique os seus objetivos e trabalhe para alcançá-los

Você precisa saber o que deseja para a sua vida, assim, ficará muito mais fácil desenvolver habilidades alinhadas com os seus objetivos e sonhos.

Entenda o fato de que identificar aquilo que você deseja lhe dará mais segurança e motivação para propor-se a perder a timidez.

Além disso, tome consciência da forma como realiza as suas escolhas pessoais, muitas vezes realizamos algumas escolhas pessoais fundadas nos nossos medos.

No caso da timidez, isso pode acontecer no sentido de fugir das situações que ativam as sensações desconfortáveis.

Assim, você precisa aprender a fazer escolhas pessoais alinhadas com os seus objetivos, e não com os seus medos.

É possível perder a timidez excessiva!

Você pode sim perder a timidez excessiva, só precisa agir e ter paciência, perseverança e desejo de vencer.

Se precisar de ajuda, procure.

Você não precisa seguir sozinho nessa caminhada, existem muitos recursos que podem ser utilizados para aumentar ainda mais a sua energia e motivação para alcançar a vitória.