Crossfit emagrece rápido: veja os detalhes e como praticar

Você sabia que o Crossfit emagrece? Além disso, essa prática também ajuda a definir o corpo, ganhar resistência e força física.

Mas antes de sair correndo procurando uma academia para fazer Crossfit para emagrecer, leia o artigo abaixo com bastante atenção para saber tudo a respeito desse programa de treinamento que vem conquistando milhões de fãs ao redor do mundo.

Crossfit emagrece e melhora o condicionamento físico

Crossfit emagrece e oferece vários outros benefíciosO Crossfit é um programa de treinamento extremamente intenso, e por isso leva o corpo ao limite.

Esse programa de treinamento trabalha com exercícios funcionais de alta intensidade.

O Crossfit foi criado em 1.995 em Santa Cruz, Califórnia. Quem o criou foi um ex-ginasta chamado Greg Glassman.

Um treino de Crossfit dura cerca de 60 minutos. Esse tempo é dividido entre aquecimento (movimentos mais simples); movimentos mais técnicos e, por fim, vem o WOD (work of day), que é o “treino do dia”.

No WOD os praticantes fazem exercícios diversos em alta intensidade. São exercícios baseados em movimentos ginásticos, levantamento olímpico e movimentos conhecidos como metabólicos (saltar, correr, etc.), que são similares aos exercícios utilizados em treinamentos militares.

A prática de Crossfit é baseada em 3 princípios:

1 – Movimentos funcionais: devem ser o mais próximo possível dos movimentos diários que a vida exige. Graças a esses exercícios, diversos músculos do corpo são trabalhados simultaneamente.

2 – Alta intensidade: os movimentos realizados em alta intensidade ajudam a desenvolver um condicionamento físico incrível.

3 – Variação constante: no Crossfit os exercícios são diferentes todos os dias.

Por causa de todas as caraterísticas diferenciadas, o Crossfit é uma prática que pode trazer muitos benefícios para a saúde, e facilitar bastante a perda de peso.

Principais benefícios do Crossfit para a perda de peso

O Crossfit emagrece porque é uma maneira de forçar o corpo a queimar muitas calorias.

Para quem deseja emagrecer, o Crossfit pode trazer os seguintes benefícios:

  • Aumentar a queima de calorias: quando feitos de maneira correta, os exercícios do Crossfit podem fazer uma pessoa perder de 800 a 1.500 calorias por aula. E pelo fato dos exercícios serem de alta intensidade, a queima de calorias ainda continua durante muitas horas após o término do treino.
  • Os treinos de Crossfit constroem músculos que impulsionam o metabolismo: quem pratica Crossfit consegue aumentar a massa muscular rapidamente, e isso ajuda a melhorar o funcionamento do metabolismo, resultando em maior facilidade para perder gorduras indesejadas.
  • Melhora o condicionamento físico: o Crossfit é uma prática que ajuda a melhorar significativamente o condicionamento físico, sendo bastante útil para quem deseja ter mais disposição e qualidade de vida.

Principais desvantagens do Crossfit

Mas, infelizmente, nem tudo são flores.

O Crossfit possui algumas desvantagens que você deve considerar antes de se matricular em uma academia para aderir à prática.

  • A taxa de desistência é bastante alta: o Crossfit é uma prática bastante difícil, portanto, nem todas as pessoas se adaptam, e por isso desistem rapidamente.
  • Existe um alto risco de lesão: o Crossfit pode ser esmagador para alguns praticantes, principalmente para aqueles que levam uma vida sedentária, ou que fazem poucos exercícios físicos. Por causa de sua natureza competitiva e intensa, existe um alto risco de provocar lesões em pessoas pouco preparadas fisicamente.
  • Você precisa de um instrutor devidamente certificado: o Crossfit é uma marca registrada pela empresa norte-americana CrossFit Inc., por isso, para praticar, é preciso procurar um instrutor que tenha a certificação oferecida pela empresa. Além disso, o instrutor precisa ter formação em Educação Física. Pode ser bastante perigoso para a sua saúde fazer Crossfit com um instrutor que não tenha as qualificações adequadas.

Considerações finais

Como vimos, o Crossfit emagrece e proporciona diversos outros benefícios para os praticantes, no entanto, antes de iniciar nessa prática, é preciso levar em consideração também as suas principais desvantagens.

Se você decidir fazer Crossfit para emagrecer, é essencial que procure um instrutor qualificado. Esse cuidado é importante para diminuir os riscos de lesões ou outro tipo de problema que possa te prejudicar.

Vale lembrar também que para obter todos os benefícios oferecidos pela prática do Crossfit, é importante que você tome cuidado com a sua alimentação. Adotar uma alimentação saudável é essencial para conseguir fazer os treinos de maneira satisfatória e alcançar o peso que você deseja.