Cuscuz engorda ou emagrece? Tire suas dúvidas sobre essa delícia!

Se você é daquelas pessoas que se preocupa se o cuscuz engorda ou emagrece, vai encontrar agora a resposta para esse seu questionamento.

Nesse artigo vamos falar sobre esse prato tão apreciado, e esclarecer alguns pontos importantes que você que deseja emagrecer precisa levar em consideração quando for comer cuscuz.

Vamos descobrir agora se o cuscuz engorda ou emagrece!

Antes de mais nada, é preciso dizer que se você está querendo perder peso, e tem o intuito de manter um peso saudável ao longo do tempo, precisa levar em consideração que não basta simplesmente parar de comer uma coisa ou outra.

cuscuz engorda ou emagrece saiba agoraA melhor estratégia para manter o corpo em forma é a reeducação alimentar.

Isso quer dizer que você precisa apenas aprender a comer bem, mas não necessariamente precisa deixar de comer algumas coisas que aprecia, mesmo que elas sejam um pouco calóricas.

Por exemplo, é perfeitamente possível emagrecer sem precisar cortar completamente os doces do seu cardápio. Bom, né?!

Comer de maneira adequada nem sempre é fácil, afinal, a correria do dia-a-dia dificulta muito a manutenção de hábitos alimentares saudáveis.

No entanto, é importante que você tente se alimentar bem sempre que possível, para que consiga viver com saúde, e longe dos quilinhos indesejados.

Agora vamos voltar a falar da questão se o cuscuz engorda ou emagrece.

O que é o cuscuz?

O cuscuz é um prato muito antigo. Indícios históricos levam a crer que ele surgiu no noroeste da África, mais especificamente, no Magrebe.

Ele é feito com sêmola de cereais, sendo que a sêmola de trigo normalmente é a mais utilizada para prepará-lo.

Para fazer o cuscuz é necessário uma cuscuzeira, um utensilio que permite fazer o cozimento por meio de vapor.

No Brasil, a receita de cuscuz sofreu algumas alterações, e por isso é comum encontrar receitas onde a sêmola de trigo é substituída por mandioca, milho e até mesmo arroz.

Além do ingrediente principal, muita gente incorpora alguns outros ingredientes à receita, e isso pode ser uma armadilha para quem deseja manter a silhueta enxuta.

Além disso, os alimentos que eventualmente são consumidos juntos com o cuscuz também podem prejudicar quem quer ficar longe dos quilinhos extras.

Mas, no final das contas, o cuscuz engorda ou emagrece?

O cuscuz puro, ou seja, sem incrementos, é um alimento com poucas calorias.

Para você ter uma ideia, cada 100 gramas de cuscuz puro possuem aproximadamente 112 calorias.

Então, esse não é um alimento com grande potencial para causar aumento de peso – desde que não seja consumido em grandes quantidades.

No entanto, os ingredientes que são incorporados à receita, e os alimentos que são consumidos juntos com o cuscuz, podem representar risco para quem deseja emagrecer e manter um peso adequado ao longo do tempo.

Nesse sentido, é preciso ficar atenta(o), e não exagerar.

Portanto, o cuscuz é um alimento que pode fazer parte do cardápio de quem deseja emagrecer, mas é preciso utilizar sempre o bom senso para evitar deslizes capazes de comprometer os seus esforços para emagrecer e manter um peso saudável.

Considerações finais

Você que queria saber se o cuscuz engorda ou emagrece agora sabe que não existe uma resposta certa a respeito do potencial desse alimento de engordar ou emagrecer.

A quantidade de calorias presentes no cuscuz vai depender dos ingredientes que são utilizados para o seu preparo, e também dos alimentos que são consumidos juntos com ele.

Então, se você utilizar apenas a sêmola para fazer o cuscuz, e servi-lo acompanhado de um guisado de vegetais, não precisará se preocupar, desde que não exagere nas porções.

Mas se fizer o cuscuz adicionando outros ingredientes à receita, como bacon, linguiça e ovos, por exemplo, naturalmente o seu cuscuz ficará muito mais calórico.

Portanto, a dica é sempre usar o bom senso, e não exagerar.

Além disso, manter sempre uma dieta saudável, e fazer exercícios físicos regularmente, ainda é o melhor para quem deseja ficar longe de problemas com a balança.

Cuscuz engorda ou emagrece? Tire suas dúvidas sobre essa delícia!
Avalie o Texto!
RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: