Dietas para perder peso rápido: os 24 principais regimes

Se você está em busca de dietas para perder peso rápido, certamente vai gostar do que vamos te mostrar nesse artigo.

Vamos falar das 24 principais dietas para emagrecer rapidamente, e mostrar quais os riscos e potenciais benefícios de cada uma delas.

Conhecer os riscos e benefícios das dietas emagrecedoras é importante para que você tome uma decisão consciente, ou seja, escolha o que for melhor para a sua saúde e os seus objetivos.

Dietas para perder peso rápido: conheças os 24 principais regimes, seus riscos e benefícios

dietas para perder peso rápido 24 mais famosasExiste uma infinidade de dietas para emagrecer e secar a barriga, algumas são extremamente radicais, outros nem tanto.

Mas todas elas carregam inúmeras promessas, que seduzem muita gente que deseja perder peso fácil e rápido.

Isso acaba confundindo as pessoas, que muitas vezes escolhem fazer dieta atrás de dieta, na esperança de conseguir emagrecer rápido.

O problema é que essa maneira de tentar emagrecer, na maioria das vezes, causa mais danos que benefícios, sendo que o efeito sanfona é um dos prejuízos mais comuns que acontecem nesses casos.

Para evitar isso, é muito importante que você conheça as características de cada dieta para perder peso rápido, e conheça o melhor caminho para emagrecer de verdade, com saúde e de maneira sustentável.

A partir de agora vamos falar das principais dietas para perder peso rápido e, ao final, falaremos do melhor método para perder peso de verdade. Leia com bastante atenção.

Para saber mais sobre as dietas, basta clicar no título delas.

1 – Dieta da lua

A dieta da lua é um regime restritivo que se baseia nas fases da lua para provocar perda de peso.

Segundo os princípios dessa dieta, as fases da lua influenciam nos líquidos que estão presentes no corpo humano, assim, para obter resultados em termos de perda de peso, essa dieta prega que toda vez que a lua muda de fase, a pessoa deve passar 24 horas ingerindo apenas líquidos.

Essa dieta pode ser bastante penosa, e pode provocar problemas de saúde, pois prega a substituição de alimentos importantes por líquidos.

Quem decide fazer esse regime precisa ter cuidado.

2 – Dieta da clara de ovo

dieta da clara de ovo prega emagrecimento rápido

A dieta da clara de ovo é um dos regimes mais agressivos que as pessoas fazem para emagrecer.

Existem pelo menos 3 versões dessa dieta, sendo que uma delas é tão radical, que chega a recomendar que a pessoa coma apenas clara de ovo e batata cozida durante 1 semana inteira.

Essa é uma dieta que pode trazer graves prejuízos à saúde, portanto, é preciso tomar muito cuidado com ela.

3 – Dieta metabólica

A dieta metabólica é um regime que propõe a redução do consumo de carboidratos, e algumas mudanças nos hábitos alimentares.

Seu objetivo é acelerar o metabolismo, otimizando a queima de gordura.

Essa dieta tem feito bastante sucesso, e apesar de não ser muito rígida, requer alguns cuidados especiais, por isso, se você escolher fazê-la, é importante que faça sob orientação de uma nutricionista.

4 – Dieta militar

A dieta militar é um regime que possui duas fases, sendo que cada uma delas têm duração de 7 dias.

É uma dieta bastante restritiva, e apesar de ter o termo “militar” em seu nome, ninguém sabe se realmente essa dieta é utilizada por soldados.

Por ser uma dieta muito rigorosa, é preciso ter cautela com ela, e não fazê-la sem orientação profissional.

5 – Dieta da sopa de repolho

Essa é uma dieta da moda que muita gente faz na esperança de emagrecer 5 kg em apenas uma semana. Já falamos dela aqui no EmagrecimentoUrgente.com.

O cardápio desse regime é muito restritivo, o que não é nada bom para a saúde, e muito menos para o processo de emagrecimento.

Quem faz essa dieta para emagrecer depressa corre o risco de dar mais chances para o aparecimento do efeito sanfona, portanto, fique atenta(o).

6 – Dieta South Beach

Essa dieta foi criada por um médico norte-americano, e atualmente tem feito bastante sucesso.

É uma dieta restritiva, e como já falamos aqui no Emagrecimento Urgente, é dividida em 3 fases, sendo que cada uma tem um objetivo específico.

O principal trunfo da dieta South Beach é a redução do consumo de carboidratos para forçar o emagrecimento, e é justamente por utilizar esse tipo de estratégia que ela é considerada uma dieta restritiva.

Quem resolve fazer esse regime precisa de acompanhamento profissional, pois mudanças drásticas na alimentação diária podem trazer problemas, por isso a importância de se ter acompanhamento de um profissional de saúde qualificado.

7 – Dieta do metabolismo rápido

A dieta do metabolismo rápido é um regime que é dividido em três fases.

Cada fase dessa dieta tem um objetivo.

Diferente de outras dietas, nesse regime o consumo de carboidratos é estimulado para evitar que o organismo entre no “modo de defesa”.

O aumento do consumo de carboidratos se dá na primeira fase da dieta.

A segunda fase é mais penosa, pois é restritiva. Seu objetivo é queimar aquelas gordurinhas mais antigas e difíceis de secar.

A terceira fase tem o objetivo de aumentar ainda mais a queima de gordura. Nessa fase o consumo de alimentos industrializados deve ser reduzido para favorecer o emagrecimento.

Essa é uma dieta com uma proposta interessante, no entanto, para funcionar bem, é preciso ter acompanhamento profissional.

8 – Dieta do atum

a dieta do atum para perder peso depressa

A dieta do atum é outra dieta maluca que promete emagrecimento rápido.

Sua metodologia é baseada em uma redução drástica da quantidade de calorias ingeridas diariamente.

Esse é um regime que oferece grandes riscos à saúde, portanto, tenha muita cautela.

9 – Dieta do shake

A dieta do shake é um regime bastante simples, onde uma das refeições diárias é substituída por um copo de shake.

É uma dieta fácil de ser seguida, e não oferece grandes perigos à saúde, no entanto, também pode não funcionar muito bem, principalmente se você costuma comer comidas pouco saudáveis.

Por isso, a recomendação é procurar uma nutricionista, para que ela te aconselhe e ajude a montar um cardápio adaptado as suas necessidades e objetivos.

10 – Dieta da sopa

A dieta da sopa é outro regime da moda que promete emagrecimento rápido.

A ideia central da dieta é substituir almoço e jantar por sopas durante um período de uma semana.

É uma dieta que emagrece, mas que pode trazer consequências ruins, portanto, é melhor tomar cuidado.

11 – Dieta da USP

A dieta da USP é um dos regimes mais famosos da atualidade.

Ela já existe há bastante tempo, é restritiva, e não foi desenvolvida por pesquisadores ligados à Universidade de São Paulo.

Ela tem esse nome para dar credibilidade ao seu método.

Muitas pessoas que desejam perder peso rápido recorrem a ela, mas é preciso tomar cuidado, pois é bastante rígida, e costuma despertar o efeito sanfona.

12 – Dieta japonesa

dieta japonesa para emagrecer a jato

A chamada dieta japonesa para emagrecer não tem nada a ver com o cardápio do povo japonês.

Essa é uma dieta restritiva que adotou o nome “japonesa” para ter um pouco de credibilidade.

A verdade é que ela não passa de um regime da moda que pode trazer consequências negativas para a saúde.

13 – Dieta da carne

A dieta da carne não é tão maluca quanto a maioria das dietas que prometem emagrecimento rápido, no entanto, é preciso ter um pouco de cautela com ela, pois se for seguida por muito tempo, pode provocar sérios problemas de saúde.

14 – Dieta do jejum intermitente

Essa é uma dieta criada por um médico inglês, e propõe que a pessoa, durante 2 dias da semana, reduza consideravelmente o consumo de calorias e, nos outros dias da semana, siga o seu cardápio normal.

Essa dieta tem gerado bastante controvérsia entre os especialistas em nutrição humana, principalmente por causa da drástica redução calórica proposta.

É um regime que tem sido bastante utilizado, mas, em nome da prudência, se você quiser fazer sem riscos, é melhor contar com a orientação de uma nutricionista.

15 – Dieta da maçã

A dieta da maçã é outro regime da moda que tem despertado o interesse das pessoas que desejam emagrecer rápido.

Como todas as outras dietas para perder peso rápido, essa também possui uma metodologia, que consiste em comer uma maçã 15 minutos antes de tomar café da manhã, almoçar e jantar.

É um regime simples, que não oferece muitos riscos, mas se você quiser fazer, vale buscar orientações de um profissional qualificado.

16 – Dieta das frutas

A dieta das frutas é um dos regimes mais restritivos que existem atualmente, pois é pobre em calorias, e exclui vários alimentos importantes da alimentação.

Esse regime provoca emagrecimento muito rápido, mas, em compensação, pode prejudicar a saúde e também provocar um forte efeito sanfona.

17 – Dieta cetogênica

Essa dieta foi criada para auxiliar no tratamento de pacientes que sofrem com epilepsia refratária, em especial crianças e adolescentes.

A dieta cetogênica é um regime especial que leva o corpo a atingir um estado conhecido como cetose.

Essa dieta tem potencial para promover grande perda de peso, no entanto, por causa de suas características agressivas e restritivas, não pode ser feita sem orientação de um profissional de saúde qualificado.

18 – Dieta hiperproteica

A dieta hiperproteica não tem segredos, a única estratégia emagrecedora é retirar os carboidratos da alimentação e aumentar o consumo de proteínas.

Pelas suas características, essa é uma dieta que pode causar algumas complicações caso seja seguida por muito tempo, portanto, tome cuidado.

19 – Dieta Dukan

A Dieta Dukan é, com certeza, uma das dietas mais famosas que existem.

Esse regime é restritivo, e possui uma metodologia própria composta por quatro fases.

Ela foi criada pelo médico francês Pierre Dukan, e tem sido muito utilizada por celebridades, o que tem favorecido ainda mais a sua adoção por pessoas no mundo inteiro.

20 – Dieta do miojo milagroso

veja como funciona a dieta do miojo milagroso

A dieta do miojo milagroso é bastante restritiva, e se baseia na substituição de refeições, como o almoço e jantar, pelo konjac, um macarrão japonês feito à base de uma planta medicinal com o mesmo nome.

Essa é uma dieta que deve ser encarada com bastante cautela, afinal, pode comprometer a saúde e até mesmo os seus esforços para emagrecer de verdade.

21 – Dieta das 8 horas

Outra dieta para perder peso rápido que tem feito muito sucesso é a dieta das 8 horas.

A estratégia de emagrecimento proposta por essa dieta é comer de tudo durante 8 horas do dia, e no restante não comer nada.

Esse regime pode causar alguns problemas de saúde, principalmente para quem é diabético ou pré-diabético, portanto, é preciso tomar cuidado.

22 – Dieta low carb

A dieta low carb é bastante parecida com várias outras que já citamos nesse texto. Na verdade, muitas das que já citamos podem ser consideradas dietas low carb.

Essa dieta basicamente recomenda a redução do consumo de carboidratos, e o aumento do consumo de gorduras e proteínas.

A dieta low carb pode ajudar a perder peso, mas para evitar riscos, é preciso ter acompanhamento de uma nutricionista.

23 – Dieta da gelatina

Quem faz essa dieta não fica o tempo todo comendo apenas gelatina, mas precisa encarar um cardápio restritivo e rígido durante uma semana inteira.

Por ser uma dieta restritiva, é preciso tomar cuidado com ela, principalmente se você tem algum problema de saúde.

24 – Dieta do leite

dieta do leite para perder peso rápido

Passar 8 dias tendo o leite como base do cardápio: essa é a proposta da dieta do leite.

Apesar de ser difícil e potencialmente perigoso, esse regime restritivo tem conquistado muitos adeptos.

Quando olhamos para a metodologia dessa dieta, ficamos apreensivos, pois parece muito complicado beber tanto leite durante 8 dias.

Mas existem pessoas que que se animam a seguir esse regime, e dizem que funciona.

Mas vale lembrar que esse tipo de dieta é um prato cheio para o efeito sanfona, e uma grande oportunidade para o aparecimento de complicações de saúde. Fique atenta(o).

Considerações finais

Como você viu, dietas para perder peso rápido é o que não falta, mas, infelizmente, quase todas essas dietas são muito restritivas, e podem provocar problemas de saúde importantes, e dificultar ainda mais a perda de peso.

As dietas para emagrecer depressa podem parecer uma boa solução a curto prazo, mas, na verdade, a maioria delas não funciona de fato.

O primeiro problema com essas dietas, é que elas são padronizadas, ou seja, oferecem a mesma solução para todos, sem levar em consideração as diferenças individuais.

O outro problema, é que são muito difíceis de seguir, levando as pessoas a desistirem facilmente logo nos primeiros dias.

Um terceiro problema, é que elas não têm comprovação científica, e isso é muito ruim, pois não se conhece a sua eficácia.

O quarto problema, é que elas colocam o corpo em “modo de emergência”, o que reduz o metabolismo, diminuindo a queima de gordura, e deixando o corpo mais propenso a acumular gorduras no pós-dieta.

Então, por mais que isso te desagrade, é preciso dizer que o caminho mais seguro, eficaz e saudável para emagrecer de verdade, ainda é a reeducação alimentar e a prática contínua de exercícios físicos.

É um caminho trabalhoso e demorado, mas é o que ainda funciona de verdade quando o objetivo é perder peso e manter um peso saudável ao longo do tempo.

Dietas para perder peso rápido: os 24 principais regimes
2 (40%) 1 vote
RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: