Metformina emagrece ou não? A verdade revelada!

Todos os dias muitas pessoas buscam informações sobre se é verdade que a Metformina emagrece, entretanto, nem sempre encontram informações confiáveis capazes de sanar as dúvidas que elas têm a respeito do assunto.

Para ajudar quem deseja saber a verdade sobre a Metformina, resolvemos escrever esse artigo bem completo a respeito do uso desse medicamento por quem deseja emagrecer.

O que é a Metformina?

Antes de esclarecer se é verdade que a Metformina emagrece, vamos falar um pouquinho sobre as características dessa droga, e para quais casos ela é indicada.

veja a verdade se Metformina emagreceA Metformina é um remédio indicado para o tratamento de pessoas que sofrem com diabetes mellitus tipo 2.

É verdade que a Metformina emagrece, contudo, isso é um efeito colateral que é observado em pessoas que têm diabetes mellitus tipo 2 ou resistência à insulina.

Portanto, a Metformina não deve ser utilizada com o objetivo de perder peso, afinal, ainda não foram realizadas pesquisas científicas com o objetivo de atestar a segurança e eficácia do uso desse medicamento em pessoas sem diabetes mellitus tipo 2, mas que desejam simplesmente emagrecer.

Como a Metformina age no organismo humano

Quem sofre com diabetes mellitus tipo 2 não possui deficiência de insulina.

O que acontece é que há produção de insulina, no entanto, o organismo se torna resistente ao hormônio.

Por causa dessa característica do diabetes mellitus tipo 2, o tratamento inicial comumente utilizado é o uso dos chamados antidiabéticos orais.

A Metformina é um exemplo desse tipo de medicamento, sendo que ela é um dos mais utilizados atualmente.

O que a Metformina faz no organismo é reduzir a produção de glicose por parte do fígado, e aumentar a sensibilidade dos tecidos à insulina que é produzida pelo próprio organismo, no pâncreas.

A Metformina não estimula o organismo a produzir mais insulina, ela simplesmente aumenta a eficácia da insulina que é produzida pelo próprio organismo.

Além disso, o medicamento também reduz a quantidade de glicose que é absorvida pelo trato gastrointestinal.

Agora certamente você já entendeu por que a Metformina é tão utilizada no tratamento inicial de quem tem diabetes mellitus tipo 2. Certo?

Mas por que a Metformina emagrece?

A Metformina emagrece porque ela ajuda a reduzir os níveis de insulina circulando no sangue.

Lembrando que o excesso de insulina favorece a formação de gordura no organismo.

Mas como já dissemos acima, o emagrecimento causado pela Metformina é considerado um efeito colateral, e ainda não existem estudos que tenham comprovado a eficácia e segurança do uso desse medicamento por pessoas não diabéticas, mas que desejam perder peso.

Contraindicações

A Metformina não deve ser utilizada por pessoas que sofrem com doenças graves do fígado ou insuficiência renal.

Efeitos colaterais

A Metformina é um medicamento que não provoca muitos efeitos colaterais, contudo, o seu uso pode provocar gosto de metal na boca, náuseas e diarreia.

Muito raramente, a droga pode provocar acidose láctica, um quadro grave que consiste no aumento do ácido láctico no sangue.

Ela pode provocar também hipoglicemia, entretanto, esse efeito colateral é bastante raro.

Finalizando

O ideal é que você não deposite todas as suas esperanças em remédios emagrecedores.

É mais produtivo investir em uma alimentação saudável e na prática de exercícios físicos.

Além disso, é importante consultar profissionais de saúde competentes capazes de te ajudar a emagrecer com saúde.

E lembre-se: em hipótese alguma tome remédios sem receita médica.

Infelizmente é muito comum as pessoas comprarem medicamentos emagrecedores sem indicação médica. Isso é um perigo, pois alguns medicamentos causam efeitos colaterais extremamente perigosos.

Seja responsável com a sua saúde, nunca tome remédios sem indicação médica, e pare de buscar soluções milagrosas para perder peso.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ:

Click Here to Leave a Comment Below 0 comments