46

Vinagre de maçã emagrece: como usar corretamente

O vinagre de maçã possui diversas substâncias que fazem bem para a saúde. Mas no que diz respeito à perda de peso, será verdade que o vinagre de maçã emagrece mesmo?

Ele emagrece sim, e pode proporcionar vários outros benefícios, desde que seja utilizado de maneira correta.

Por que o vinagre de maçã emagrece?

vinagre de maçã emagrece ou nãoO vinagre pode ser feito com qualquer alimento que seja rico em açúcar, como arroz, vinho, maçã, cana de açúcar, uva, dentre vários outros.

Mas no caso do vinagre feito com a maça, os açúcares naturais da fruta são transformados primeiramente em álcool, e depois o álcool é transformado em ácido acético.

O resultado é um vinagre composto por 5% de ácido acético e 95% de água.

Além disso, fazem parte de sua composição algumas vitaminas, minerais e alguns polifenóis, que dão um sabor diferenciado ao vinagre e proporcionam vários benefícios para a saúde.

O vinagre de maçã emagrece principalmente por causa do ácido acético. Esse ácido é capaz de inibir a ação de algumas enzimas que são responsáveis por digerir os carboidratos.

Isso bloqueia a absorção de amidos e açúcar, o que contribui para evitar o aumento de peso.

Mas não é só isso!

O vinagre de maçã emagrece porque, além de bloquear a absorção de amidos e açúcar, ele também evita os picos de insulina no sangue.

Quando você faz uma refeição muito rica em carboidratos, esses nutrientes chegam ao seu sistema digestivo e são absorvidos rapidamente, o que provoca uma elevação rápida dos níveis de glicose no sangue.

Isso obriga o pâncreas a secretar grandes quantidades de insulina.

Quando o pâncreas libera muita insulina, os níveis de glicose no sangue caem rapidamente, o que leva a uma hipoglicemia reativa.

O resultado disso é uma fome bastante intensa, e isso não é nada bom para quem deseja emagrecer.

Outro problema é que o excesso de insulina favorece o acúmulo de gordura no corpo.

Agora certamente você já entendeu como o vinagre de maçã pode ajudar na perda de peso. Mas vamos fazer um resumo!

O vinagre de maçã bloqueia a absorção de amidos e açúcar, e evita os picos de insulina. Isso irá refletir positivamente no processo de emagrecimento.

Outros benefícios do vinagre de maçã: os 12 mais incríveis

vinagre de maçã emagrece e seus benefícios

O vinagre de maçã emagrece, mas seus benefícios vão muito mais além!

1 – Ajuda a prevenir o Diabetes

O vinagre de maçã emagrece e ajuda a prevenir o diabetes porque é capaz de reduzir os níveis de glicose no sangue.

Como eu já disse anteriormente, níveis elevados de glicose levam o pâncreas a secretar muita insulina, e o excesso de insulina, além de favorecer o ganho de peso, pode levar alguns órgãos a ficarem resistentes a esse hormônio.

Isso obriga o pâncreas a secretar cada vez mais insulina para levar a mesma quantidade de glicose para dentro das células. Esse quadro é chamado de resistência à insulina, e pode evoluir para Diabetes Tipo 2.

2 – Ajuda a melhorar a digestão

O vinagre de maçã é fermentado e bastante rico em enzimas. Ele melhora o trânsito intestinal e também é bom para combater azia e refluxo.

3 – É amigo do fígado

Por ser rico em ácidos lático, cítrico e málicos, o vinagre de maçã é excelente para garantir a saúde do fígado, melhorando a capacidade do organismo para eliminar as toxinas nocivas.

4 – Diminui a rigidez articular

O ácido acético do vinagre é capaz de eliminar os cristais de minerais que ficam depositados nas articulações. Esse efeito melhora a rigidez articular.

5 – Deixa sua pele mais bonita

Tomar uma colher de sopa de vinagre de maçã com um copo de água ajuda a deixar a pele menos oleosa, e combate problemas como a acne.

6 – Proporciona mais energia para os músculos

O ácido acético presente no vinagre ajuda o organismo a converter glicose em glicogênio. O glicogênio é armazenado nos músculos e no fígado, mas não se transforma em gordura.

Ele é utilizado pelos músculos como fonte de energia, portanto, quanto maior a quantidade de glicogênio, mais energia para os músculos.

Isso ajuda a melhorar o rendimento em atividades físicas, e facilita a recuperação após treinos pesados.

7 – É capaz de matar vários tipos de bactérias

O vinagre de maçã é excelente para matar vários tipos de patógenos, inclusive bactérias.

Essa maravilha tem sido bastante utilizada ao longo do tempo para realizar limpeza e desinfecção.

Acabar com fungos nas unhas, tratar verrugas, infecções de ouvido, e até mesmo combater piolhos.

Esses são apenas alguns exemplos de possibilidades de uso do vinagre de maçã.

Há mais de dois mil anos o pai da Medicina, Hipócrates, usou o vinagre de maçã para tratar feridas. Isso demonstra que os benefícios desse vinagre já são conhecidos há milhares de anos.

O vinagre de maçã também é utilizado para conservar alimentos.

Estudos científicos demonstram que ele é capaz de inibir bactérias (como a Escherichia coli) nocivas que estragam alimentos.

8 – Ajuda a combater dor de garganta

Muita gente utiliza o vinagre de maçã para combater a dor de garganta.

Para utilizá-lo nessa situação, assim que você sentir os primeiros sintomas de garganta inflamada, basta misturar uma colher (sopa) de vinagre de maça com duas colheres (sopa) de água e fazer gargarejo algumas vezes ao dia.

O vinagre cria um ambiente ácido na garganta, dificultando a sobrevivência dos germes que provocam a inflamação.

9 – Pode ajudar a combater a caspa

Algumas pessoas utilizam o vinagre de maçã para ajudar no tratamento contra a caspa.

A justificativa é de que a acidez do vinagre de maçã altera o pH do couro cabeludo, dificultando o crescimento da levedura que gera a caspa.

Para utilizá-lo para combater o problema, basta misturar ¼ de xícara (chá) de vinagre de maçã com ¼ de xícara (chá) de água.

Coloque a mistura em um frasco spray e borrife o líquido sobre o couro cabeludo. Enrole uma toalha na cabeça e espere 15 minutos. Depois lave bem o cabelo.

Segundo as pessoas que utilizam esse método, esse procedimento deve ser feito 2 vezes por semana para melhor resultado.

10 – Pode ajudar no combate ao mau hálito

Se você sofre com mau hálito, pode tentar utilizar o vinagre de maçã para ajudar a combater o problema.

Fazer gargarejos com vinagre de maçã misturado com água é uma maneira de tentar acabar com as bactérias causadoras do odor desagradável.

11 – É útil para ajudar no controle da pressão arterial

O vinagre de maçã emagrece e também pode ajudar a combater a pressão alta.

Por conter potássio, esse vinagre pode ajudar a manter sob controle os níveis de sódio no corpo, o que contribui para uma pressão arterial mais saudável.

O magnésio presente no vinagre também é útil para ajudar no controle da hipertensão, pois ele ajuda a relaxar as paredes dos vasos sanguíneos.

12 – Ajuda a prevenir a osteoporose

A osteoporose é um problema sério que tem atingido muitas pessoas atualmente, e por isso é essencial buscar formas de prevenir o problema.

O vinagre de maçã ajuda a melhorar a absorção do cálcio, um mineral muito importante que ajuda a diminuir os riscos de osteoporose.

Por causa dessa capacidade do vinagre, pode ser bastante útil inclui-lo na sua alimentação para que ele te ajude a ficar longe da osteoporose.

Como utilizar o vinagre de maçã corretamente

perda de peso e vinagre de maçã é bom

Como vimos, o vinagre de maçã emagrece e proporciona vários outros benefícios. Mas apesar de ser excelente para a saúde, ele deve ser utilizado com cautela.

O consumo excessivo de vinagre de maçã pode provocar vários problemas de saúde, como lesões no duodeno, estômago e fígado.

Além disso, pode também alterar o pH do sangue, resultando em acidose metabólica, uma complicação que pode levar à morte.

Mas se você utilizar o vinagre de maçã de forma moderada, o risco de ter problemas é muito pequeno.

Segundo especialistas, a dose diária recomendada é de até 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã por dia.

O recomendado é adicionar o vinagre em saladas. Não o consuma puro, pois pode fazer mal.

Contraindicações

Apesar de ser um alimento bem tolerado pela maioria das pessoas, o vinagre de maçã não deve ser consumido por pessoas que sofrem com úlcera.

Pessoas com problemas gástricos também devem consumir o vinagre com bastante cautela, pois ele pode irritar o estômago — o ideal é consultar o seu médico para saber se pode consumir o vinagre.

Dica final

Para melhorar ainda mais os seus resultados, procure manter sempre uma alimentação saudável e balanceada, e não deixe de fazer exercícios físicos.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ:

Comments are closed